Contribuições das Tecnologias KDD e DW como Ferramentas de Gestão do Conhecimento Aplicadas ao Processo de Compras do Governo Eletrônico Autores Aires.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Advertisements

Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Avaliação do Plano Plurianual
O Estado da Arte do Governo Eletrônico no Brasil
Sistema de Informação Gerencial
Integração de Sistemas e Inteligência em Informações de Governo
PLANO DE PRIORIZAÇÃO DO USO DO PREGÃO ELETRÔNICO
Otimização das Compras de Medicamentos
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens SCDP
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
PETI Planejamento Estratégico de TI
Governo Eletrônico para Todos
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Inteligência empresarial
Edson Rosa Gomes da Silva
Edson Rosa Gomes da Silva
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Portal dos Convênios – SICONV
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
2o Seminário Sistema de Custos no Setor Público
1.199,994 mm 100 anos depois da Guerra do Contestado - A gestão social como estratégia de avaliação da cidadania e emancipação social: Um estudo de caso.
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Governo Eletrônico no Brasil
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Introdução a Contabilidade Gerencial
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Excelência na Gestão Pública
Gestão do Conhecimento e da Informação
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Superintendência de Gestão da Informação
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Tecnologia da Informação
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Contribuições das Tecnologias KDD e DW como Ferramentas de Gestão do Conhecimento Aplicadas ao Processo de Compras do Governo Eletrônico Autores Aires Rover, Prof. Dr. Denise L.C. Muñoz, Mestranda Francisco Fialho, Prof. Dr. Isamir Carvalho, Doutoranda Marcus Vinicius A. S. Ferreira, Doutorando Paloma Maria Santos, Mestranda Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Palestrante: CONeGOV/2009 Florianópolis/SC

Introdução Motivação Dúvida quanto ao efetivo uso de tecnologias que envolvem a descoberta de conhecimento para a melhoria dos serviços públicos. Objetivo Descrever as contribuições do uso das tecnologias Knowledge Discovery in Databases - KDD e Data Warehouse - DW como ferramentas de gestão do conhecimento aplicadas ao processo de compras do governo eletrônico.

Fundamentação Gestão do Conhecimento É processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. (Santos et al, 2001) No âmbito do Comitê Gestor do Governo Eletrônico É compreendida como "um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para a inclusão do cidadão com produtor de conhecimento coletivo“.

Gestão do Conhecimento Fundamentação Gestão do Conhecimento É fundamental para a difusão das boas práticas do Governo Eletrônico: permite aos funcionários públicos compartilharem práticas melhorando a relação entre os órgãos públicos contribui para um governo mais transparente entre si e para a sociedade. Exemplos: CACIC (Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais) Guia de Migração para Software Livre Pregão Eletrônico, disponível no ComprasNet, portal do processo de compras governamentais do governo brasileiro

Fundamentação KDD - Knowledge Discovery in Databases É um processo, composto de várias etapas, não trivial, interativo e iterativo, para identificação de padrões compreensíveis, válidos, novos e potencialmente úteis a partir de grandes conjuntos de dados. Figura 1: Etapas do processo de KDD. Fonte: Adaptado de Fayyad et al (1996).

Fundamentação DW - Data Warehouse É um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não volátil e variável em relação ao tempo, de apoio às decisões gerenciais. Figura 2: Arquitetura de Data Warehouse. Fonte: Adaptado de INMON (1997).

Fundamentação Governo Eletrônico Destaca três objetivos: tornar o governo mais eficiente, prover melhores serviços aos cidadãos e melhorar os processos democráticos. Grölund (2002) Classificações para os tipos de relacionamentos no âmbito do governo eletrônico: Governo prestando serviços aos indivíduos (G2IS) Governo com os indivíduos como parte do processo político (G2IP) Governo com os negócios no portal de compras (G2BMKT) e diretamente com o cidadão (G2BC) Governo com agentes públicos (G2E) Governo com governo (G2G) Hiller e Bélanger (2001)

Processo de compras governamentais Fundamentação Processo de compras governamentais Lei n° 8666/93 rege o processo de compras e contratações no governo Finalidade é estabelecer normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços (inclusive de publicidade), compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ComprasNet É um portal Internet Instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP Visa tornar disponível à sociedade informações relativas às licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal e permitir a realização de processos eletrônicos de aquisição.

Método Estratégia de estudo de caso: métodos qualitativos para levantamento e análise dos dados tendo sido realizada análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Campo de pesquisa: processo de compras governamentais - solução tecnológica ComprasNet (SERPRO). Informações analisadas do período 2004 a 2008. Período de realização: abril e maio de 2009. Público-alvo: gerentes de nível estratégico e tático-operacional da área de negócio do SERPRO responsável pelo desenvolvimento da solução tecnológica ComprasNet. Limitações: responsáveis pelas tecnologias, não reaplicação da técnica, não envolvimento de clientes.

A organização estudada SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados Empresa Pública vinculada ao Ministério da Fazenda; Referência nacional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Dentre seus principais clientes figura SLTI/MP que apóia Casa Civil/Presidência da República na condução da Política Governo Eletrônico; Especialistas atuam junto aos Comitês Técnicos do Comitê Executivo do Governo Eletrônico.

A organização estudada Missão Prover e integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações para o êxito da gestão das finanças públicas e da governança do Estado, em benefício da sociedade. Principais produtos e serviços COMPRASnet - Portal de Compras do Governo Federal CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica RAIS - Relação Anual de Informações Sociais RECEITANET - a entrega de declarações de Imposto de Renda SEARQ - Sistema Eletrônico de Arquivamento de Declarações de Pessoa Física e Jurídica SIAFEM – Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal SIAPA - Sistema Integrado de Administração Patrimonial SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos SIEF - Sistema Integrado de Informações Econômico-Fiscais SIMPLES - Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte SIORG - Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior

Resultados Tecnologias adotadas: Técnica KDD e Data Mining Contribuições com o uso das tecnologias - 2004 Identificação de padrões que podem subsidiar um novo modelo de compras governamentais. Padrão 1- Realização de aquisições por dispensa de licitação de um mesmo fornecedor. Padrão 2 - Realização de aquisições por dispensa de licitação de um mesmo material várias vezes em um mesmo ano. Padrão 3 - Realização de aquisições por dispensa de licitação de um mesmo material várias vezes em um mesmo ano de um mesmo fornecedor.

Resultados Tecnologias adotadas: Data Warehouse Contribuições com o uso das tecnologias - 2005 e 2006 Melhora da eficiência e fiscalização do governo a partir : do cruzamento de informações que caracterizam irregularidades ou melhores práticas, da aplicação das tecnologias de Data Mining, Data Warehouse e de algoritmos bastante inovadores na área de paralelização do processamento. Adoção do Tamanduá, sistema de inteligência organizacional, com a utilização do Data Mining em hardware comoditizado de baixo custo e de alto desempenho utilizando software livre e algoritmos para determinar regras não explícitas de comportamento.

Resultados Tecnologias adotadas: Data Warehouse Contribuições com o uso das tecnologias - 2007 Implementação de novas funcionalidades que permitem visões de Compras, Fornecedores, Empenho e Ata do Pregão: Quanto a Compras: visão do governo pelo Sistema SIASG. Foi contemplada a modalidade de compra Tomada de Preço, além das demais modalidades já existentes. Quanto ao Fornecedor: visão das pessoas físicas ou jurídicas que participam dos processos de compras do governo no papel de fornecedores de material ou serviços. Quanto ao Contrato: visão dos contratos firmados entre o governo federal e os fornecedores, decorrentes de um processo de compra ou contratação de serviço. Quanto ao Empenho: visão dos registros pelas unidades administrativas (UASGs) interessadas, decorrentes de um processo de compra ou contratação.  Quanto à Ata do Pregão: visão dos dados relativos ao processo de compras e/ou contratação de serviços firmados entre o governo federal e os fornecedores na modalidade Pregão.

Resultados Tecnologias adotadas: Data Warehouse Contribuições com o uso das tecnologias 2008 Cooperação entre usuários que utilizam soluções livres para tratar problemas. Uso do sistema de inteligência Tamanduá com foco em demonstrar que as soluções livres possibilitam a cooperação dos usuários na resolução dos problemas, assim como na evolução qualitativa do sistema. 2009 Análises de informações que apóiam os processos decisórios de políticas  de compras governamentais, fiscalizações e auditorias executadas pelos órgãos de controle do  Governo Federal (SFC, CGU e TCU), bem como negociações com o comércio exterior  regidos pela ALCA e o MERCOSUL.

Considerações finais Constatou-se intenso uso dessas tecnologias que propiciam condições para a gestão do conhecimento, especialmente no que se refere à descoberta de conhecimentos úteis para a tomada de decisão. Destacam-se: identificação de padrões que podem subsidiar um novo modelo de compras governamentais; melhora da eficiência e fiscalização do governo a partir do cruzamento de informações que caracterizam irregularidades ou melhores práticas; novas funcionalidades que permitem visões de Compras, Fornecedores, Empenho e Ata do Pregão; cooperação entre usuários que utilizam soluções livres para tratar problemas; análises de informações que apóiam o processo decisório de políticas de compras governamentais, fiscalizações e auditorias.

Considerações finais Foi possível verificar que durante o período pesquisado, de 2004 a 2009, que houve evolução no uso de tecnologias cada vez mais refinadas. Observou-se o uso de técnicas de KDD, incluindo Data Mining e Data Warehouse, que gerou melhorias contínuas no processo de compras governamentais. Observou-se o estabelecimento de parcerias que permitiram o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas, cuja adoção tem sido fundamental para o alcance dos objetivos do ComprasNet.

Considerações finais A respeito do governo eletrônico, percebe-se que o Portal ComprasNet tem um tipo de relacionamento denominado G2BMKT (Hiller e Bélanger, 2001), que se caracteriza por ter negócios em portal de compras e diretamente com o cidadão, envolvendo fornecedores. As contribuições identificadas neste estudo apóiam o alcance dos objetivos do e-Gov, principalmente no que se refere a: simplificação dos procedimentos e diminuição da burocracia; transparência e otimização das ações do governo; otimização no uso e aplicação dos recursos disponíveis; integração entre os órgãos do governo; e aperfeiçoamento dos modelos de gestão pública. As análises deste estudo apontam para evidências de que as ferramentas de gestão de conhecimento têm apoiado a tomada de decisão e contribuído para a transparência e a economicidade das compras governamentais no Brasil.

Considerações finais Estudos Futuros Recomenda-se verificar a evolução do DW no sentido de gerar análises de informações que efetivamente apóiem os processos decisórios de políticas de compras governamentais, fiscalizações e auditorias executadas pelos órgãos de controle do governo. Sugere-se também pesquisa que contemple a avaliação da percepção das partes envolvidas no processo de compras governamentais no ComprasNet.

Agradecemos a atenção ! isamir.carvalho@serpro.gov.br marcus.ferreira@unisul.br aires.rover@gmail.com fapfialho@gmail.com deniselcm@gmail.com pmariasantos@yahoo.com.br