Comércio Eletrônico em Micro e Pequenas Empresas Paulo Bastos Tigre Grupo de Inovação / Instituto de Economia da UFRJ
Oportunidades CE p/MPE Economias de Velocidade Inserção em redes de firmas e cadeias produtivas Acesso a mercados Redução de custos de transação
Tipologia de uso de CE Incipiente: empresa usa apenas Interativo: empresa tem website mas não oferece possibilidade de transações online Transacional: Operação de compra/venda pode ser concluída online.
Presença na Web
Uso Internet na MPE Tamanho não influencia adoção de CE: - MP compram mais e oferecem mais serviços técnicos que empresas maiores - Intranet e Extranet restrita a grandes Empresa média: falta flexibilidade organizacional, pessoal qualificado e tem maior aversão ao risco
Benefícios CE
Principais obstáculos ao comércio eletrônico
Políticas de Difusão na MPE Acesso compartilhado (correios, quiosques) Tecnologias apropriadas (computadores em rede, software aberto) Informações tecnológicas (SEBRAE, SENAI) Foco em clusters horizontais e verticais