Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
NEITEC - Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Universidade Federal de Santa Catarina Aprendizagem por interação: Pequenas empresas em sistemas.
Administração da Produção e Operações
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
APRENDIZADO, CONHECIMENTO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
Proposta de Indicadores e Tipologias em Discussão no GTP APL
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Discutindo práticas em Matemática
Movimentos Internacionais de Fatores
Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis.
Fontes de Inovação na Empresa

Conhecimento e Inovação Nas Empresas Renata Lèbre La Rovere.
Jorge Britto Depart. Economia – UFF e RedeSist
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Seminário Internacional de Políticas para Sistemas Produtivos Locais de MPME Cooperação e Conflito nas Cadeias Produtivas: Analise Institucional do Complexo.
Anne-Marie Maculan COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Fabio Stallivieri José Tavares
TIPOLOGIA PARA APLs: o foco nas estratégias de intervenção
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Regional Clusters and Firm Strategy
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
E-Business a Nova Economia
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
O papel e o valor da informação
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Forma Canônica e Definições
Instituição de Ensino São Francisco
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
PROJETO DE PESQUISA.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
PROJETO DE PESQUISA.
Seminário Avançado - Eletiva A
Personalidade e Organização
Itens para avaliação do artigo
Informação, conhecimento e inovação para o desenvolvimento local: conservação e uso sustentado em uma comunidade da Amazônia Liz-Rejane Issberner IBICT.
Rafael Felipe Sawitzki
Docência do Ensino Superior
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Análise de Mundo Fechado Tratável com Atualizações Autor: Fábio Alves Marques.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns.
ARRANJO PRODUTIVO DE CALÇADOS DO CARIRI, CEARÁ.
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
BNDES. BNDES/ÁREA DE PLANEJAMENTO ATUAÇÃO DO BNDES EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS JUNHO DE 2004 AP/DEPRO.
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
Transcrição da apresentação:

Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores Ana Lúcia Tatsch Rodolfo Torres Sérgio Almeida José Eduardo Cassiolato

Estrutura da Apresentação Introdução Contextualização Objetivos e Motivações Taxonomia das Interações Visão do que é indicador Metodologia dos Indicadores Questionário RedeSist Questões Selecionadas Indicadores Extraídos Regras de cálculo Considerações Finais

Contextualização A relevância do conhecimento. Importância do acesso ao conhecimento, capacidade de aprendê-los, acumulá-los e utilizá-los para o estabelecimento do grau de competitividade “Economia do Conhecimento” Processos de aprendizagem: interativos e cumulativos APLs como relevantes espaços de aprendizagem interativa Geração e difusão de conhecimentos influenciada pelas características locais/particulares do conhecimento.

Objetivos Discutir métodos de mensurar cooperação e aprendizado em APLs.

Motivações Carência de Indicadores Extrair informações síntese a partir dos dados coletados pela RedeSist

Taxonomia das Interações Interação Regular Irregular Cooperação Formal (1) Cooperação Informal (2) Contato Bilateral (3) Contato Multilateral (4)

Visão do que é um indicador: atributo numérico em um intervalo definido que permite avaliar certa característica

Metodologia dos Indicadores Uma visão geral do Questionário da RedeSist (Bloco III) Fonte de informações: As Questões Selecionadas Os Indicadores Extraídos Regra de Cálculo

Uma Visão Geral do Questionário da RedeSist (I) – Bloco III Série de questões envolvendo, entre outras informações, aquelas que permitem inferir e qualificar atividades cooperativas e processos de aprendizado: Caracteristicas da inovação e atividades inovativas Fontes de treinamento e capacitação: contratação de mão-de-obra, cursos, estágios, etc. Fontes de informação para o aprendizado: sua importância, formalização e localização. Importância da cooperação, grau de formalidade e localização dos parceiros. Foco/objetivo(s) da cooperação: compra de insumos, venda de produtos, capacitação, etc. Avaliação dos resultados das alianças cooperativas e dos impactos do aprendizado sobre a capacitação da empresa.

Questões Selecionadas para a Formulação dos Indicadores

8 - Quais dos seguintes agentes desempenharam papel importante como parceiros, durante os últimos três anos, 2000 a 2002? Favor indicar o grau de importância utilizando a escala, onde 1 é baixa importância, 2 é média importância e 3 é alta importância. Coloque 0 se não for relevante para a sua empresa. Indicar a formalização utilizando 1 para formal e 2 para informal. Quanto a localização utilizar 1 quando localizado no arranjo, 2 no estado, 3 no Brasil, 4 no exterior

Indicadores (Questão anterior - n.8) Grau de Importância da Cooperação Grau de Formalização da Cooperação Endogenia da Cooperação

Regra de Cálculo Grau de Importância da Cooperação Grau de Formalização da Cooperação Endogenia da Cooperação

Regra de Cálculo Grau de Importância da Cooperação Quest. Lista

Regra de Cálculo Grau de Formalização da Cooperação Quest. Lista

Regra de Cálculo Endogenia da Cooperação Quest. Lista

6. Quais dos seguintes itens desempenharam um papel importante como fonte de informação para o aprendizado, durante os últimos três anos, 2000 a 2002? Favor indicar o grau de importância utilizando a escala, onde 1 é baixa importância, 2 é média importância e3 é alta importância. Coloque 0 se não for relevante para a sua empresa. Indicar a formalização utilizando 1 para formal e 2 para informal. Quanto à localização utilizar 1 quando localizado no arranjo, 2 no estado, 3 no Brasil, 4 no exterior. (Observe no Box 3 os conceitos sobre formas de aprendizado).

Indicadores (Questão anterior - n.6) Endogenia do Aprendizado (Em Relação ao Arranjo) Baseado em informações sobre importância e localização dos “agentes” que representaram, em alguma medida, fontes importantes de aprendizado.

Regra de Cálculo Endogenia do Aprendizado (Em relação ao Arranjo) Quest.

Aspectos e Possibilidades de Mensurar e Caracterizar Atividade Inovativa em APLs (Preliminar)

Indicadores (Preliminar) Viés da Inovação Eficiência da Inovação (Impactos) Grau de regularidade do Esforço Inovativo Financiamento

1. Qual a ação da sua empresa no período entre 2000 e 2002, quanto à introdução de inovações? Informe as principais características conforme listado abaixo. (observe no Box 1 os conceitos de produtos/processos novos ou produtos/processos significativamente melhorados de forma a auxilia-lo na identificação do tipo de inovação introduzida)

Indicadores (Questão anterior - n.1) Viés da Inovação Baseado em informações firma à firma sobre participação relativa das inovações realizadas que foram, de um lado, do tipo processo/produto, e de outro, do tipo organizacional. Medida simplesmente aponta tipo de inovação predominante no arranjo.

Regra de Cálculo Viés da Inovação Quest.

Conclusões Indicadores permitem leitura sintética da intensidade e características dos processo de coperação, aprendizado e inovação no Arranjo Produtivo. Taxonomia de formas de interação permite classificação conceitualmente mais rigorosa das “interações” e identificação de suas propriedades. Resultados permitiram obter uma tipologia dos Arranjos a partir da correlação de indicadores.