APO Administraçao por objetivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Abordagem Estruturalista da Administração
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
Sistemas de Informações Gerenciais ORGANIZAÇÕES, OBJETIVOS E MISSÃO
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Max Weber e a Teoria das Organizações
Características Principais:
Significado da mudança
Teoria comportamental
Abordagem estruturalista
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração – Principais correntes
A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Burocracia X Estruturalismo
TEORIA ESTRUTURALISTA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO II 2012
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
A ABORDAGEM DA BUROCRACIA
DISCIPLINA: Teorias da Administração
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Teoria Estruturalista
Ferramentas da Administração
Administração Geral - Aula 03
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Estruturalismo significa:
APO Administraçao por objetivo
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Origens da Teoria Estruturalista
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Modelo Burocrático de Organização
Disfunções da Burocracia segundo outros autores
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
TEORIA ESTRUTURALISTA
TEORIA ESTRUTURALISTA
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
Modelo Burocrático de Organização
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
Teoria Estruturalista
Servidor como Agente da Ação Estatal
Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista
GESTÃO PÚBLICA Burocracia Planejamento e Processo Administrativo Prof. Msc Nelson Fossatt.
Abordagem Estruturalista
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Modelo Burocrático de Organização
Questões introdutórias
Abordagem Estruturalista. Profa. Angelica Duarte 2 Histórico  No início do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou a obra da burocracia. Contudo,
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA TEORIAS DA ESTRUTURA CORPORATIVA
Karl Marx e o materialismo histórico
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Curso de Administração Disciplina: TGA
BUROCRACIA DE MAX WEBER Prof. Helenita R. da Silva Tamashiro Curso: Administração Turma: 2ª Etapa.
Teoria Estruturalista Prof
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
Racionalidade moderna, autoridade e Burocracia Origem, desenvolvimento e aplicação Texto compilado do capítulo 11 da obra de Idalberto Chiavenato, "Introdução.
Instituto de Ensino Superior de João Monlevade Teorias da Administração TEORIA ESTRUTURALISTA 1 Período de IES/FUNCEC Prof. Pedro Xavier, Ms. Abril/2009.
Transcrição da apresentação:

APO Administraçao por objetivo FORTIUM – Grupo Educacional Docente: Prof. Michel Bidjang Mvogo

APO

APO

APO

APO

APO

Caráter formal das comunicações

Caráter Racional e Divisão do Trabalho A burocracia se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Atende uma racionalidade e aos objetivos a ser atingidos, a eficiência organizacional.

Outras característica da Burocracia Impessoalidade nas relações. Hierarquia da autoridade. Rotinas e procedimentos estandardizados. Competência técnica e meritocracia. Especialização da administração que é separada da propriedade. Profissionalização dos participantes. Completa previsibilidade do funcionamento.

Disfunções da Burocracia Maior internalização das regras e exagerado apego aos regulamentos. Excesso de formalismos e de papelório. Resistência a mudanças. Despersonalização do relacionamento. Categorização como base do processo decisorial.

Disfunções da Burocracia Superconformidade às rotinas e procedimentos. Exibição de sinais de autoridade. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

Teoria Estruturalista Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer.

Teoria Estruturalista Para Etizioni existem quatro etapas de desenvolvimento. Natureza: Os elementos da natureza são a base única de subsistência da humanidade. Trabalho: Os elementos da natureza passam a ser transformados pelo trabalho, que passa a condicionar as formas de organização. Capital: Acúmulo de riquezas através do trabalho, tornando um dos fatores básicos da vida social. Organização: Surgiram com a Revolução Industrial.

As organizações As organizações formais constituem a forma dominante de instituição em nossa sociedade, envolvendo atenção, tempo e energia de pessoas. É caracterizada por regras, regulamentos e estrutura de “status” que ordena as relações entre seus membros. O estruturalismo concentra-se no estudo das organizações na sua estrutura e na sua interação, daí a importância das tipologias de organizações.

Tipos das Organizações Tipologia de Etizioni: Coercitivas: O poder é imposto pela força física, as pessoas trabalham sem incentivos, porque são forçadas, coagidas a fazê-lo. Utilitárias: O poder se concentra nos incentivos econômicos, desenvolve um comportamento calculista, as pessoas trabalham por dinheiro, em benefício econômico. Normativas: O poder se baseia nos métodos e objetivos da organização, há busca de benefícios econômicos/sociais, as pessoas desenvolvem mais moral.

Objetivos Organizacionais O estabelecimento do objetivo é um processo de interação entre a organização e o ambiente. O objetivo é intencional mas não necessariamente racional.

Objetivos segundo Perrow Objetivos da sociedade: sociedade em geral (produção de bens e serviços), procuram preencher as necessidades da sociedade. Objetivos de Produção: público que entra em contato com a organização (bens de consumo), onde a produção é definida em função do consumidor.

Objetivos segundo Perrow Objetivos de Sistemas: Maneira como funciona o sistema e o que este cria (ênfase nos lucros, no crescimento e estabilidade da organização). Objetivos de Produtos: características dos bens e produtos produzidos ( ênfase sobre a quantidade e qualidade dos produtos, variedade, estilo, originalidade e inovação dos produtos.

Objetivos segundo Perrow Objetivos Derivados: São os usos que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos (metas políticas, serviços comunitários, etc.)

Teoria Estruturalista As organizações são unidades sociais que procuram atingir objetivos específicos. A sua razão de viver é servir a esses objetivos.

Ambiente Organizacional Uma organização depende de outras organizações para seguir o seu caminho e atingir seus objetivos. Ambiente é tudo o envolve externamente uma organização. A interação entre a organização e o ambiente torna-se fundamental para a compreensão do estruturalismo.

Conflitos Organizacionais Os autores estruturalistas discordam de que haja harmonia de interesses entre patrões e empregados ou de que essa harmonia deveria ser preservada pela administração, através de uma atitude compreensiva e terapêutica. Para os estruturalistas os conflitos são os elementos geradores das mudanças e no desenvolvimento da organização.

Conflitos organizacionais Conflito significa a existência de idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar. O conflito pode ser administrado, ou levar a situação destrutiva.

Conflitos organizacionais Interesses diferentes, mas não necessariamente incompatíveis rivalidade concorrência Completa incompatibilidade colisão frontal

Conflito e Dilema Conflito Dilema

Teoria Estruturalista Procurou a convergência entre as abordagens divergentes: Clássica, RH, Burocrática. Ampliação da abordagem do indivíduo e do grupo para a organização como um todo. Pode ser denominada “Teoria da Crise”, pois tem mais a dizer sobre os problemas e patologias das organizações de que sua normalidade

Teoria Estruturalista É uma teoria de transição e mudanças: o campo todo parece esta num estado de crescimento acelerado, faltando ainda uma exata definição dos componentes e relações que a teoria definiu posteriormente.