E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
PIBID – Programa Institucional de Iniciação à ocência. Cursos: * Educação Física * Pedagogia. Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes. Data:
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Iniciação Científica º Série/EM.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
Coordenadora: Clarice Pires Bolsistas: Mônica Riffel
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Professor(es) Apresentador(es):
Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
Transcrição da apresentação:

E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: NICOLE SUAVI MENDES E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR DE ÁREA : CLARICE PIRES

Sumário INTRODUÇÃO.............................................................................4 OBJETIVOS..................................................................................5 CRONOGRAMA..........................................................................6 CONVERSA COM OS PROFESSORES.....................................7 METODOLOGIA.........................................................................9 REFLEXÕES E ANÁLISES ......................................................11

SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto Nicole Suavi Mendes; Suzana Baron PIBID: Portfólio Grupo E. M. E. B. Osvaldo Ludovico Fuckner Agosto de 2014 Portfólio final da etapa de planejamento e formação sobre a temática definida: Diversidade Cultural. Realizada durante o mês de agosto, na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner e na UNIFEBE. SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto

Introdução Após a observação realizada na escola E.M.E.B. Osvaldo Ludovico Fuckner, identificamos a necessidade de estar propondo um projeto voltado para a Diversidade Cultural. Durante o mês de agosto, buscamos ampliar o nosso projeto pesquisando e realizando o planejamento a ser aplicado para o mês de setembro. Estivemos reunidas também para a construção do Projeto de Intervenção (P.I).

Objetivos Ampliar o conhecimento voltado para a Diversidade Cultural; Estruturar as atividades a serem realizadas sobre o tema; Construir o Projeto de Intervenção (P.I).

Cronograma DATA LOCAL AÇÕES 01-08-2014 e 08-08-2014 E. M.E.B.O.L. F Planejamento das atividades a serem trabalhadas 11-08-2014 e 15-08-2014 Construção do P.I. 18-08-2014 e 22-08-2014 25-08-2014 e 29-08-2014 Elaboração e discussão do portfólio.

Conversa sobre o projeto com os professores da E. M.E.B.O.L. F. Neste dia, foi apresentado o projeto para os professores das séries iniciais em que será trabalhado o tema Diversidade Cultural.

METODOLOGIA Durante o mês de agosto o grupo definiu um roteiro de ações para o mês de setembro, e decidiu que o projeto será aplicado com as turmas do 2º e 3º ano do matutino. Será trabalhado com os alunos a história da “Menina bonita do laço de fita”, estabelecendo um diálogo: Como será o titulo desse livro? O que ele quer dizer? A cor da pele da menina? Do coelho? O cabelo da menina? Falar sobre diversidade de opiniões. Após o diálogo e a contação da história, realizar-se-á um trabalho de interpretação com os alunos.

Em seguida trabalharemos com a atividade “Minha Identidade”, na qual as criança irão preencher seus dados em uma folha (a cor dos olhos, do cabelo, etc.) e após essa dinâmica as atividades irão ser colocadas em um varal expostas na escola. Trabalharemos também as diversidades de etnias e culturas através da atividade “Mapa do Brasil”. Levaremos para a escola, em papel pardo, um mapa do Brasil e com o auxílio de revistas, jornais e livros, as crianças irão identificar as diversas diferenças existentes na comunidade em que vivem.

Reflexão e análise Iniciamos as atividades desse mês buscando ampliar o nosso conhecimento referente ao tema. Estivemos em constante diálogo para estruturar o planejamento, a fim de estabelecer o roteiro de ação para o mês seguinte. A conversa com os professores foi de suma importância, pois assim conhecemos um pouco mais os professores que lecionam na escola e até mesmo os alunos.