Unidade VII – Documentação Trabalhista, Previdenciária e Tributária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Advertisements

EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Decadência- art
Rescisão do contrato de trabalho – Modalidades
CRÉDITO TRIBUTÁRIO DO LANÇAMENTO
PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL DENUNCIA ESPONTÂNEA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE.
TEF.
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará Aprece
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
EFD - CONTRIBUIÇÕES PIS/Pasep Cofins
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Direito Previdenciário
Instrutor: (a) Cibele Faria
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Livros Contábeis Celso Mesquita Celso Mesquita.
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
GESTÃO DE TRIBUTOS Aula 02.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
CRÉDITO TRIBUTÁRIO - Crédito tributário: qualifica o direito subjetivo, de que é portador o sujeito ativo da relação jurídica obrigacional, relativo à.
PRIVILÉGIOS ou PREFERÊNCIAS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. TRATAMENTO CONTÁBIL APLICÁVEL AOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES.
FGTS E ESTABILIDADES.
Lei nº /09 - Algumas inovações Ricardo Lodi Ribeiro.
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
PREVENÇÃO E GESTÃO DO PASSIVO TRABALHISTA
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
EFD-PIS/COFINS.
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO TRIBUTO
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
ENCARGOS SOCIAIS Consideramos Descontos os encargos sociais incidentes sobre a remuneração do funcionário. Para o cálculo dos descontos, é necessário se.
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
HISTÓRIA Os constituintes de 1934 já previam a adoção de um fundo de reserva do trabalho; O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela.
BRUNA MORAIS MAURÍCIO HELBERT DAMASCENO JOSIMAR DAS CHAGAS VINHAL THIAGO MUNGO NICÁCIO DEBARRY GONÇALVES.
RELAÇÃO JURÍDICO TRIUTÁRIA
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Lei n , de CONCEITOS Elisão fiscal ou elisão tributária: escolha, dentre as opções permitidas por lei, das ações administrativas e de.
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
RESPONSABILIDADE FISCAL DO PROFISSIONAL CONTABIL.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
CÁLCULOS TRABALHISTAS
icms armazém geral icms armazém geral
Dra Kátia Ranzani (katia. com
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
AULAS DE DIREITO DO TRABALHO Prof.ª Esp.ª Ulisséa Duarte.
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Programa Jovem Aprendiz
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Rescisão Contratual Legislação.
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Transcrição da apresentação:

Unidade VII – Documentação Trabalhista, Previdenciária e Tributária Disciplina: Elementos de Contabilidade Para Arquivologia Professor: Iury da Silva Pessôa Email: iury@ct.ufes.br

Unidade VII Documentos Trabalhistas Documentos Previdenciários Documentos do FGTS Documentos Fiscais

Documentos trabalhistas Conceito: São documentos decorrentes das relações trabalhistas que geram ao empregador inúmeras obrigações. Guarda: Os documentos trabalhistas, tais como: recibo de férias, demonstrativo de pagamento de salário, concessão de aviso prévio, comprovante de pagamento de participação de lucros e resultados (PLR), entre outros, devem ser guardados pelo prazo mínimo de 05 anos contados da data do pagamento ao empregado ou 2 anos da rescisão do contrato de trabalho. Obs: Para os trabalhadores menores não há prescrição. Aspectos legais: Constituição Federal Art. 7º, XXIX e CLT Arts. 11, 119, 149, 440 e 916.

Documentos previdenciários Conceito: São documentos decorrentes das obrigações previdenciárias. Como a documentação relativa ao pagamento de salário-família, ao pagamento de salário-maternidade (ex: atestado médico), demonstrativo de descontos previdenciários etc. Guarda: Todos os documentos previdenciários devem permanecer guardados por prazo mínimo de 10 anos. Desse modo, o direito da Seguridade Social apurar e constituir seus créditos extingue-se após 10 (dez) , evitando eventuais problemas com a fiscalização da Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRFB). Aspectos legais: art. 45 da Lei nº 8.212/1991.

Documentos relacionados ao FGTS Conceito: São documentos decorrentes das obrigações com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) . Guarda: Toda a documentação deverá permanecer guardada por período mínimo de 30 anos, conforme prevê a Lei nº 8.036/1990, art. 23, § 5º: "O processo de fiscalização, de autuação e de imposição de multas reger-se-á pelo disposto no Título VII da CLT, respeitado o privilégio do FGTS à prescrição trintenária.". Entretanto, existem posicionamentos doutrinários e decisões jurisprudenciais sustentando que a prescrição em relação ao FGTS é de 5 (cinco) anos, dada sua natureza tributária e, portanto, sujeita ao prazo para cobrança relativo a tributos. Aspectos legais: Lei nº 8.036/1990, art. 23, § 5º

Exemplo prático Exemplo Prático: Com a demissão sem justa causa, de um empregado, no dia 10.06.2008, determinada empresa estará obrigada a efetuar o pagamento das verbas rescisórias e deduzir a contribuição previdenciária, além de fornecer ao trabalhador as vias do requerimento do Seguro-desemprego. Como conseqüência dos procedimentos acima, a empresa está obrigada a efetivar os recolhimentos das contribuições previdenciárias e manter toda a documentação (inclusive relativa ao Seguro-desemprego), sob sua guarda, pelo tempo que a legislação determina. Quais são esse prazos?

Exemplo prático Então, somente em relação a alguns dos documentos mencionados, a empresa se obriga a manter: a) até 2 (dois) anos após a cessação do contrato de trabalho ou após a data em que o empregado menor completar 18 (dezoito) anos de idade, os documentos relativos a créditos do empregado resultantes da relação de emprego; b) até 5 (cinco) anos (contados a partir da data da dispensa) os comprovantes de entrega da Comunicação de Dispensa (CD) e do Requerimento do Seguro-Desemprego (SD) do trabalhador dispensado; c) até 10 (dez) anos os documentos relativos à retenção e recolhimento de contribuições previdenciárias.

Documentos Fiscais Conceito: É o conjunto de documentos criados e instituídos pelo poder Executivo, que todo sujeito passivo de obrigação tributária deve manter, com a finalidade de comprovar as operações e receitas decorrentes de serviços prestados ou tomados, ainda que estes serviços não sejam tributados. Exemplos: São documentos fiscais os Livros de registro de impostos, as Notas Fiscais, os Cupons fiscais, as Declarações fiscais, etc. Guarda: Os documentos fiscais deverão ser mantidos em bom estado de conservação, até que transcorra o prazo decadencial ou até que prescreva o crédito correspondente ao imposto que se vinculem.

Documentos Fiscais Dar­se­á a decadência (prescrição), quando o prazo para que a Fazenda Pública constitua o crédito tributário através do lançamento, expire sem que ela efetue o lançamento. Prescrição Tributária: É o fato jurídico que consiste na perda do direito que dispõe a Fazenda Pública de ajuizar a ação de cobrança de créditos tributários ao devedor, transcorrido o período de 5 anos. Aspectos legais: CTN - Lei nº 5172 Art. 174 Art. 174. A ação para cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva. (Código Tributário Nacional, Lei nº 5172 de 25/10/66)

Referências BERNARDES, Ieda Pimenta. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 1998.(Como fazer, 1) SEFAZ-BA. Documentário Fiscal. Disponível em www.sefaz.salvador.ba.gov.br. Acessado em 27 de junho de 2009. Documentos Trabalhistas e Previdenciários. Disponível em www.escritoriosaojudas.com.br. Acessado em 27 de junho de 2009.

Unidade VII – Documentação Trabalhista, Previdenciária e Tributária Disciplina: Elementos de Contabilidade Para Arquivologia Professor: Iury da Silva Pessôa Email: iury@ct.ufes.br