Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella.

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Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo Prof. Carlos Rodella

Avaliando oportunidades de negócios

Timmons Model Oportunidade Recursos Equipe

3M’s Oportunidade Market demand Market structure & size Margin analysis Resources Opportunity 3M’s

Oportunidade Market demand Você pode definir especificamente quem é seu cliente? Este cliente é acessível/você pode chegar até ele? O potencial de crescimento é alto (ex.: > 20% anual)? O mercado é durável? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo (< 1 ano)?

Market structure & size Opportunity Oportunidade Market structure & size O mercado está crescendo, é novo, fragmentado, como está estruturado? Quais são as barreiras de entrada? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Qual é o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share? Resources Opportunity

Oportunidade Margin analysis Resources Opportunity A margem bruta é considerável (ex.: > 40%)? Quanto é preciso de capital? O breakeven pode ser atingido no curto prazo (ex.: < 2 anos)? Resources Opportunity

O líder (empreendedor) Equipe O líder (empreendedor) proativo, íntegro, “vendedor”, fazedor, carismático... O time: experiente, focado, obsessão por oportunidades, toma riscos calculados, perfis complementares... Resources Opportunity

Recursos Resources Opportunity 3 tipos pessoas coisas (tangíveis e não tangíveis) $$ Prioridade às necessidades críticas Controlar X Possuir – (Ernie’s vacation house rule) Nunca compre se você pode alugar. Nunca alugue se você pode tomar emprestado Resources Opportunity

Timmons Model Oportunidade Recursos 3M’s P & C Equipe

Pessoas: As pessoas no negócio, incluindo o empresário, os membros da equipe, investidores, consultores e todos os significativos stakeholders. Oportunidade: A oportunidade de negócios, que inclui o modelo de negócio, o tamanho (o que implica os retornos potenciais), os clientes, e a condição na qual ele pode ser apreendido. Contexto: A situação macro, que inclui fatores externos, tais como: desenvolvimento de tecnologia, os desejos e necessidades dos clientes, economia, tendências, indústria, etc. Negócio(Deal): A estrutura do negócio, seus termos e preços.

Checklist de oportunidade (Questões críticas) Existe um problema para ser resolvido? Existe um produto ou serviço que solucionará este problema? Nós podemos identificar com clareza os clientes potenciais? Nós podemos efetivamente implantar uma estratégia de mkt/vendas que seja exequível? (custo/retorno) A janela da oportunidade está aberta?

O mandamento da análise de oportunidades de negócio PENSE “Resolva um problema”