Procedimentos de Ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SEMINÁRIO.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
MODALIDADES DIDÁTICAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
O aluno elaborando conceitos
Metodologia de Ensino da Educação Física
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Disciplina: Práticas Educativas em Saúde
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn
Tendência Progressista Libertadora
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia de Ensino da Educação Física
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Metodologia e técnicas para a capacitação de adultos
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
Objetivos Educacionais
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
Introdução à Didática 1.
Método de Ensino.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Trabalho de Didática Métodos de Ensino.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Procedimentos de Ensino Profa. Helena Villas Bôas

O QUE É NECESSÁRIO PARA ENSINAR? ESTRATÉGIA: Meios disponíveis para atingir os objetivos específicos; MÉTODO: Roteiro geral para a atividade; TÉCNICA: É a operacionalização do método; PROCEDIMENTOS: Descreve as atividades desenvolvidas.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULA EXPOSITIVA; DISCUSSÃO E DEBATE; ESTUDO DIRIGIDO; SEMINÁRIO; ESTUDO DO MEIO.

AULA EXPOSITIVA Apresentação de um tema logicamente estruturado; O conhecimento deve ser passado com clareza, objetividade, procurando manter os educandos em atitude reflexiva;

AULA EXPOSITIVA Deve ser explorado as vivências dos educandos para enriquecer ou comprovar a exposição; É necessário que o educador use o diálogo com seus educandos; Ilustrar de maneira adequada o conteúdo.

DEBATE E DISCUSSÃO EM GRUPO Oportunidade de trocar idéias e opiniões, desenvolvendo habilidades necessárias à prática da convivência; Tem como finalidades: enriquecer experiências, treinar capacidade de liderança e tolerância, desenvolver senso crítico, criatividade e espírito de cooperação.

ESTUDO DO MEIO Possibilita estabelecer relações entre a teoria e a prática; Aprender a conviver com as diferenças sócio-econômico, cultural e religiosas; Observação de novas realidades.

QUE MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZAR? Objetivos Educacionais Experiência didática do educador Estrutura do assunto e tipo de aprendizagem envolvido Escolha de métodos e técnicas de ensino Tempo disponível Tipos de educandos Condições Físicas

EXPERIÊNCIAS DOS EDUCANDOS x OBJETIVOS EDUCACIONAIS Objetivos (mudanças cognitivas, afetivas, motoras) Situações Experiências Conteúdos Estado atual do educando Avaliação Métodos e Técnicas Feedback

OBJETIVOS EDUCACIONAIS E TÉCNICAS MAIS ADEQUADAS Objetivo educacional Técnicas mais adequadas Transmitir informações Aula expositiva Instrução Programada Desenvolver a capacidade de verbalização Perguntas e respostas Trabalho em grupo Conseguir que os educandos expressem suas opiniões Desenvolver a capacidade de compreensão de textos Estudo dirigido Trabalhar em equipe na solução de problemas Solução de problemas Projetos