Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA
Advertisements

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
(Metodologia Científica)
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
SEJAM BEM-VINDOS!.
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Engenheiro Projetista ?
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Mapa Conceitual Arquitetura e Urbanismo Noturno
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas- SIGAA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
Universidade Federal de Uberlândia
COMISSÃO DE REVISÃO DO PPP EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL.
Revisão do PPP da FDRP Articulação Teoria e Prática Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva João Pedro Costa Toribio Jesus Pacheco Simões.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Ensino Médio e Educação Profissional
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Organização e Funcionamento do Serviço de Patologia Clínica
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
MESTRADO PROFISSIONAL
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
AVENIDA LITORÂNEA, S/N - CAMPUS PRAIA VERMELHA BOA VIAGEM - NITERÓI - RJ TEL. (0XX21) FAX (0XX21) WEBSITE:
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Transcrição da apresentação:

Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina Haline Santos Rafaela Godinho GIZ/ProGrad UFMG

Identificação do Curso O curso de Biomedicina está sediado na Faculdade de Farmácia, possuindo em sua grade curricular, disciplinas ofertadas pelo Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Econômicas e pela Escola de Engenharia, além da Faculdade de Farmácia. É um curso noturno, na modalidade Bacharelado e com tempo de integralização previsto para 11 períodos. Além do Bacharelado, oferece formação complementar (opcional) em Saúde e Meio Ambiente, gestão e Administração ou Aberta.

Identificação do Curso

Áreas de atuação Os profissionais graduados em Biomedicina podem atuar em Laboratórios clínicos, em pesquisas em universidade e Centros de pesquisa, na docência em Ensino Superior, na produção de insumos biológicos e de reagentes para diagnóstico laboratorial e em análises químicas e biológicas do meio ambiente.

Áreas de atuação

Perfil do egresso "Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citológica, oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade" ( Resolução CNE/CES 104/2002).

Currículo – Percurso Curricular Os alunos devem cumprir 2880 horas de disciplina obrigatórias do Núcleo Específico Obrigatório Comum. Além dessas disciplinas obrigatórias, os alunos deverão cumprir 420 horas de outras disciplinas dependendo do percurso que decidir seguir: Bacharelado com Formação Livre: 60 horas de disciplinas eletivas e 360 horas de disciplinas optativas (qualquer optativa) Bacharelado com Formação Complementar em Saúde e Meio Ambiente: 60 horas em disciplinas eletivas e 360 horas de disciplinas optativas (sendo 240h de optativas específicas para a Formação Complementar em Saúde e Meio Ambiente-G1 e 120h nas demais disciplinas optativas). Bacharelado com Formação Complementar em Gestão e Administração: 60 horas de disciplinas eletivas e 360 horas de disciplinas optativas (sendo 240h de optativas específicas para a Formação Complementar em Gestão e Administração-G2 e 120h nas demais disciplinas optativas). Bacharelado com Formação Complementar Aberta: 420 horas em disciplinas eletivas: (O Colegiado deve aprovar a proposta do aluno).

Currículo – Percurso Curricular

Currículo – Conteúdo

Currículo – Conteúdo

Currículo – Conteúdo O conteúdo curricular está estruturado em: Formação Básica que são disciplinas obrigatórias das ciências exatas, biológicas e saúde e humanas e sociais; Formação Específica que abrange disciplinas obrigatórias e optativas das áreas de análises clínicas e alimentos e atividades integradoras, incluindo também, estágio curricular supervisionado; Formação Complementar que é opcional ao aluno.

Currículo – Disciplinas

Currículo – Disciplinas

Currículo – Disciplinas obrigatórias Em cada período os alunos irão cursar 20 créditos, o que equivale a 300 horas. No 1°período, os alunos deverão cursar seis disciplinas obrigatórias de formação básica. No 2° período, serão cinco disciplinas obrigatórias, sendo que três delas apresentam pré requisito. Além dessas, o aluno tem previsto um espaço destinado a optativa (1 crédito).

Currículo – Disciplinas obrigatórias O 3° período é constituído de quatro disciplinas obrigatórias da formação básica e ainda, uma disciplina optativa de 1 crédito. O 4° período é composto de quatro disciplinas obrigatórias, sendo três delas com pré requisito.

Currículo – Disciplinas obrigatórias No 5° período, há quatro disciplinas obrigatórias, sendo que três delas possuem pré requisito. Há a disponibilidade para que o aluno curse uma disciplina optativa (5 créditos) e disciplina eletiva (4 créditos). No 6° período, o aluno irá cursar cinco disciplinas obrigatórias com pré requisito, sendo uma correspondente a Atividade Integradora B. Além delas, há uma disciplina de Treinamento Profissional A e ainda um espaço equivalente à 6 créditos para disciplinas optativas.

Currículo – Disciplinas obrigatórias O 7° período é composto de quatro disciplinas obrigatórias com pré requisito, sendo uma Atividade Integradora C, além de espaço para carga optativa (4 créditos). O 8° período é composto de quatro disciplinas obrigatórias que possuem pré requisito e espaço para carga optativa (3 créditos).

Currículo – Disciplinas obrigatórias No 9° período existem cinco disciplinas obrigatórias com pré requisito, sendo uma de Atividade Integradora D e uma de Treinamento Profissional B. Além de disciplina optativa correspondente a quatro créditos. O 10° período é composto de uma única disciplina que apresenta pré requisito: Treinamento Profissional C, com 20 créditos. O 11° período possui as disciplinas de Treinamento Profissional D e a de Trabalho Integralizador Multidisciplinar, ambos com pré requisito.

Currículo – Disciplinas optativas São oferecido um total de 22 disciplinas optativas, sendo que 8 possuem pré requisito de uma disciplina obrigatória. Oito disciplinas compõem a formação complementar em Saúde e Meio Ambiente e outras cinco compõem a formação complementar em Gestão e Administração.

Currículo – Disciplinas optativas