Da função do jurado 1 Art. 436 CPP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal II 17/05/2011
Advertisements

Lei n /2008 Supressão do Libelo Crime Acusatório e da Contrariedade ao Libelo. Introdução de duas novas peças inominadas Recebimento dos autos.
Jurisdição e Competência
Direito Processual Penal II
Direito Processual Penal - I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE
PODER LEGISLATIVO.
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES
Técnica de Elaboração de Decisões Penais
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Da Denúncia Titular Ministério Público (art. 29, CPPM);
ESTADO E GOVERNO.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Medidas Cautelares de Natureza Pessoal Diversas da Prisão
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL II PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 7 DO DEPOIMENTO PESSOAL (estudo dos arts. 342 a 347 do CPC)
Profa.: Angie Finkler.  Art O julgamento não será adiado se a testemunha deixar de comparecer, salvo se uma das partes tiver requerido a sua intimação.
Ação de Prestação de Contas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DIREITO PENAL II
Lei n.º 8.429/92 – Improbidade Adm.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
PROCEDIMENTOS PRÁTICA PENAL.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
AÇÃO CIVIL EX-DELICT.
Formas de colaboração dos cidadãos na administração da JUSTIÇA Trabalho Realizado por Luísa Vilela e Andreia Portela.
Procedimento dos crimes MILITARES
1. Interrogatório do acusado.
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Cont. Câmara dos Deputados
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Superintendência de Colegiados
Formação do conselho de sentença 7 jurados
Estatuto da OAB Aula 14.
Nacionalidade.
PROCESSO PENAL.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL TÍTULO I – DO FUNCIONAMENTO
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
ADMINISTRADOR JUDICIAL, COMITÊ E ASSEMBLÉIA GERAL DE CREDORES
HABEAS CORPUS Art
DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO
PROAB 2013 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO Aula 8.
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO
Ética Lei 8.906/1994. DA ATIVIDADE DA ADVOCACIA Art. 1º : I- “qualquer” (ADIN ) II- Consultoria, assessoria e direção jurídicas. Presta Serviço.
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Recursos em Espécie - Apelação
PODER JUDICIÁRIO.
Procedimento dos crimes de drogas
ADVOGADO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
ritoS PrOcessuaIS PENAIS
Saneamento do Processo
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
CENTROS SOCIAIS MANTIDOS POR POLÍTICOS: A utilização política da miséria brasileira ou benevolência desinteressada?
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
DOS RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO. ART. 593, CPP
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Da função do jurado 1 Art. 436 CPP Jurado: juiz leigo que compõe o Conselho de Sentença dos crimes dolosos contra a vida e que julga com a sua íntima convição. Serviço obrigatório; Pessoas maiores de 18 anos; Não pode haver exclusão ou falta de alistamento por discriminação; Em caso de recusa injustificada haverá sanção: multa de 1 a 10 sm. (art. 436, § 2º CPP) Não comparecimento do jurado, sem causa legítima ou sua saída do plenário, sem a devida dispensa: multa de 1 a 10 sm. (art. 442 CPP)

Da função do jurado 2 Natureza jurídica da função de jurado: direito-dever (serviço público relevante – art. 439 CPP) Requisitos: - ser cidadão maior de 18 anos - ser pessoa de notória idoneidade - ser alfabetizado - ser apto física e mentalmente.

Da função do jurado 3 Isenção de servir o júri: art 437 CPP “Art. 437. Estão isentos do serviço do júri: I - o Presidente da República e os Ministros de Estado; II - os Governadores e seus respectivos Secretários; III - os membros do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras Distrital e Municipais; IV - os Prefeitos Municipais; V - os Magistrados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública;

Da função do jurado 4 VI - os servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública; VII - as autoridades e os servidores da polícia e da segurança pública; VIII - os militares em serviço ativo; IX - os cidadãos maiores de 70 (setenta) anos que requeiram sua dispensa; X - aqueles que o requererem, demonstrando justo impedimento." Incisos I a VIII – em virtude da função exercida ou da incompatibilidade com as atividades desempenhadas.

Da função do jurado 5 Incisos IX e X: a dispensa pode ser requerida e será deferida a critério do juiz. Recusa ao serviço do júri: art. 438 CPP e Constituição Federal, Art. 5°. (...) “VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.” Imposição de prestação de serviço alternativo sob pena de suspensão os direitos políticos enquanto não prestado o serviço alternativo.

Da função do jurado 6 Dever de serviço alternativo, consistente no exercício de atividades de: • caráter administrativo, • caráter assistencial, • caráter filantrópico • caráter produtivo (só conveniadas) Local de cumprimento: - no Poder Judiciário, - na Defensoria Pública, - no Ministério Público - ou em entidade conveniada para esses fins. OBS: o procedimento será instaurado pelo juiz presidente, responsável pela elaboração da lista geral de jurados.

Da função do jurado 7 Benefícios advindos com o exercício da função de jurado – art. 439 CPP: - presunção de idoneidade moral; - prisão especial (prisão provisória); Preferência em igualdade de condições (art. 440 CPP): - licitações públicas; - concursos públicos (provimento de cargo ou de função pública); - promoção funcional; - Remoção voluntária; - Integralidade do salário e tempo de serviço (art. 441 CPP)

Da função do jurado 8 Sanção em caso de não comparecimento injustificado ou de ausência sem a devida dispensa do juiz presidente: art. 442 CPP - multa de 1 a 10 s.m. – punição administrativa, a ser cobrada pela Fazenda Pública (assim como a multa penal). Idem no caso do art. 436, § 2º CPP (recusa injustificada).

Da função do jurado 9 Escusa do jurado – motivo relevante (art. 443 CPP): deve ser apresentada até o instante da chamada dos jurados (tal chamada ocorrerá nos termos do art. 462 CPP). Logo, deve ocorrer antes de instalada a sessão. Decisão do juiz presidente de dispensar o jurado: art. 444 CPP, também ocorrerá antes de instalada a sessão. (vide art. 454 CPP) Responsabilidade penal do jurado: art. 445 CPP – responde como funcionário público, nos crimes contra a Administração Pública. Além disso, é passível de suspeição (254 CPP), impedimento (252 e 253 CPP) e incompatibilidades (arts. 448 e 449 CPP). Ver também o art. 426, § 4º CPP. O quorum de 25 jurados (art. 447 CPP) para a instalação da sessão levará em consideração os casos de suspeição ou incompatibilidade e impedimentos (arts. 451 e 463 CPP). Quorum mínimo: 15 jurados (art. 463 CPP)

Da função do jurado 10 Sorteio e convocação dos jurados: arts. 432 e 433 do CPP. Sorteio feito pelo próprio juiz presidente. Ele fará esclarecimentos e advertências antes do sorteio (art. 466 CPP); O sorteio deverá ocorrer entre 10 e 15 dias antes da sessão; Intimação das partes, da OAB, do MP e da Defensoria Pública – ausência das partes não adia o sorteio, mas a da OAB, do MP e da Defensoria o adiará (a contrario sensu). Convocação dos jurados: pelo correio (art. 434 CPP) Publicidade: art. 435 CPP

Da função do jurado 11 Alistamento dos jurados: art. 425 CPP: Ampliação das fontes de obtenção de nomes de jurados (§ 2º); Lista geral dos jurados e sua publicação: art. 426 CPP Recurso contra a inclusão ou exclusão do nome do jurado na lista: RESE (art. 581, XIV CPP).

Da função do jurado 12 Das ausências no plenário (todos regularmente intimados): MP: (art. 455 CPP) – adiará o julgamento; Defesa: (art. 456 CPP) – se não houver justificativa, adiará o julgamento apenas uma vez (§ 1º); Do Réu: (art.457 CPP) – acusado solto: não adiará; acusado preso (salvo pedido de dispensa) adiará o julgamento. Da testemunha: (arts. 458 e 459 CPP) – não será adiado, salvo se houver a cláusula de imprescindibilidade. (art. 461 CPP). Do querelante ou do assistente da acusação: não haverá adiamento. (art. 457 CPP)

Da função do jurado 13 Recusas imotivadas pelas partes: arts. 468 e 469 CPP. (recusas peremptórias) Ordem de recusa: em primeiro lugar a defesa, em segundo a acusação. O assistente da acusação não se manifesta sobre recusas. Número de recusas: até três, independentemente do número de réus (art. 469, caput,CPP). Se não houver acerto entre os defensores dos réus, cada réu terá direito às suas três recusas. (Nucci, LFG) Recusas e separação do julgamento: art. 469, § 1º CPP. Preferência de julgamento, em caso de separação: art. 469, § 2º CPP.

Da função do jurado 14 Exceções processuais em plenário: art. 470 CPP. Assim que instalados os trabalhos, a parte interessada deverá fazê-lo de imediato, com a apresentação de prova do alegado (documental, testemunhal). Se acolhida a pretensão – o julgamento será adiado. Se não for acolhida, o acontecimento não suspenderá o júri, mas constará em ata.

Da função do jurado 15 Compromisso dos jurados: art. 472 CPP. Entrega aos jurados: pronúncia, decisões posteriores (de admissibilidade) e do relatório (Art. 423, II CPP). Início da instrução no plenário: art. 473 CPP.