PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Atividade com o Winplot
PROJETO Oficina de Expressão
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
Multiplicação e Divisão com Números Decimais
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
2º encontro – Professores Maio de 2012
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JOSIANY FRANÇA
Andressa Cristina Pinto
PROJETO PEDAGÓGICO HIPERMÍDIA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Trabalho sobre pontuação em dupla
O uso dos softwares nas escolas
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
WebQuest Início e Formação do Universo !
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
O sucesso do trabalho pedagógico
Projeto Interdisciplinar Cosntrutores da Paz
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Professora Simone Araujo Silva
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Introdução INTRODUÇÃO
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dominando as práticas pedagógicas
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Sugestão de Atividade:
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Descrevendo a atividade
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Bosque Super Logo Carlos
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Como elaborar um plano de aula
Projeto Institucional
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Proposta de atividade, esboço inicial
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Escola Ademar Marques Curvo
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA

ESCOLA MUNICIPAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PROFESSORAS: Ana Cláudia Caldeira Alves Aráujo Karla Rodrigues Oliveira Mirella Cristina Lelis Miranda Turma – 7º Ano

HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

“UMA VIAGEM AOS NÚMEROS INTEIROS”

- SEQUÊNCIA DIDÁTICA - OBJETIVOS: Conhecer e produzir situações didáticas envolvendo números inteiros.  Construir revistinha em quadrinho.  Trabalhar produção de textos.  CONTEÚDOS: Números inteiros. Produção de texto, construção de revistinha em quadrinho. 

TEMPO ESTIMADO: 3 aulas. MATERIAL NECESSÁRIO: Folha xerografada.   Papel colorido e revistas em quadrinho.  Régua, lápis de cor e cola.

DESENVOLVIMENTO: O professor deverá primeiramente introduzir o conteúdo dos números inteiros.   O professor deverá contextualizar a origem das histórias em quadrinhos e sua evolução através dos tempos, no intuito de instigar os alunos e conquistá-los para a realização das atividades a serem propostas.

Logo após a explicação do conteúdo, os alunos deverão fazer uma produção de texto envolvendo os números inteiros. O professor levará para sala um modelo de revistinha que deverá ser criado.   O professor irá selecionar histórias em quadrinhos que possibilitem trabalhar conceitos matemáticos e elaborar questões para serem respondidas baseadas na história dada.

O professor deverá dividir a turma em grupos de 4 alunos.   Os alunos deverão ilustrar a história de acordo com a criatividade de cada grupo. Os alunos deverão finalizar o trabalho com a construção da revistinha em quadrinho.

AVALIAÇÃO: A avaliação será durante o processo da realização da atividade, através das observações e intervenções do professor.   No decorrer da aula será avaliada a produção de texto elaborada pelos alunos. Avaliar se os conceitos de números inteiros foram devidamente aplicados na elaboração da revistinha em quadrinhos.

ANEXOS