PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
ESCOLA MUNICIPAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PROFESSORAS: Ana Cláudia Caldeira Alves Aráujo Karla Rodrigues Oliveira Mirella Cristina Lelis Miranda Turma – 7º Ano
HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
“UMA VIAGEM AOS NÚMEROS INTEIROS”
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA - OBJETIVOS: Conhecer e produzir situações didáticas envolvendo números inteiros. Construir revistinha em quadrinho. Trabalhar produção de textos. CONTEÚDOS: Números inteiros. Produção de texto, construção de revistinha em quadrinho.
TEMPO ESTIMADO: 3 aulas. MATERIAL NECESSÁRIO: Folha xerografada. Papel colorido e revistas em quadrinho. Régua, lápis de cor e cola.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá primeiramente introduzir o conteúdo dos números inteiros. O professor deverá contextualizar a origem das histórias em quadrinhos e sua evolução através dos tempos, no intuito de instigar os alunos e conquistá-los para a realização das atividades a serem propostas.
Logo após a explicação do conteúdo, os alunos deverão fazer uma produção de texto envolvendo os números inteiros. O professor levará para sala um modelo de revistinha que deverá ser criado. O professor irá selecionar histórias em quadrinhos que possibilitem trabalhar conceitos matemáticos e elaborar questões para serem respondidas baseadas na história dada.
O professor deverá dividir a turma em grupos de 4 alunos. Os alunos deverão ilustrar a história de acordo com a criatividade de cada grupo. Os alunos deverão finalizar o trabalho com a construção da revistinha em quadrinho.
AVALIAÇÃO: A avaliação será durante o processo da realização da atividade, através das observações e intervenções do professor. No decorrer da aula será avaliada a produção de texto elaborada pelos alunos. Avaliar se os conceitos de números inteiros foram devidamente aplicados na elaboração da revistinha em quadrinhos.
ANEXOS