AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCACIONAIS I
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Antonia Silva Lima Azevedo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
Faculdade de Educação de Costa Rica
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR.
A Gestão participativa
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Subprojeto: Geografia
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
REFERÊNCIAS. É o conjunto de obras utilizadas pelo autor na feitura do trabalho, a qual deverá ser disposta ao final do trabalho, em consonância à NBR.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESCOLAR E O SUCESSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra. ORIENTADORES: Maurício Reis e José Carlos Lembre-se: Siga esse roteiro de apresentação Não leia, afinal a platéia já sabe ler! você não está apresentando um artigo mas o relatório de resultados de um projeto de intervenção! Cronometre o tempo Todos só autores devem participar da apresentação Não exceder a 10 slides JULHO-2010

GESTÃO ESCOLAR E O SUCESSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA A problemática investigada foi como uma gestão democrática e participativa pode contribuir para o sucesso escolar da Escola Aurélio Buarque de Holanda. OBJETIVO GERAL: Avaliar a influência do módulo de gestão adotado pela instituição escolar no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO ESPECIFICO: 1 . Compreender as diversas formas teóricas de gestão escolar e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem. 2 . Constatar as falhas e acertos no processo administrativo e suas influências na questão pedagógica.

A pesquisa foi realizada através de observação e questionário escrito; Foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda sobre atuação da gestão democrática e participativa; Foi observada a influência da gestão democrática e participativa no sucesso pedagógico; A pesquisa foi realizada através de observação e questionário escrito; Foi percebido que a gestão é atuante nesta Unidade Escolar, contribuindo assim para o sucesso pedagógico.

Foram observados servidores, alunos e comunidade; GESTÃO ESCOLAR E O SUCESSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA Foram observados servidores, alunos e comunidade; A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda; Período da pesquisa foi de novembro de 2009 a março de 2010. ( DESCRIÇÃO BREVE DO CONTEXTO QUE PODE SER FEITA APENAS ORALMENTE)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A pesquisa realizada: pesquisa-ação; Foram utilizadas: coleta de dados, observação informal e entrevista com os funcionários da Unidade Escolar. O tipo da pesquisa esperada era a pesquisa-ação, caso não tenha sido apresente os motivos que levaram a outra metodologia Quais foram os instrumentos de pesquisa que vocês utilizaram?

RESULTADOS E CONCLUSÕES Concluímos com esta pesquisa que a Gestão Democrática Participativa ainda é uma conquista a ser alcançada, ou seja, como muitas outras, a Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda realmente vem buscando progredir, objetivando essa conquista e tem avançado muito para a real participação e democratização na gestão escolar. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BRASIL. Lei nº 9 394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. FAYOL, Henri: Administração Industrial Geral, 1986. FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? 3ªed. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1986. GADOTTI, Moacir. A formação do administrador da educação: análise de propostas. Revista Brasileira de Administração da Educação, Brasília, Anpae, v. 12, jun./dez.1996. GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre. São Paulo. Artes Médicas. 1995. GOOLEMAN, Daniel. A inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. Não precisa ler as referencias

HORA, Denair Leal da. Gestão democrática na escola HORA, Denair Leal da. Gestão democrática na escola.Campinas: Papirus, 2002. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. LÜCK, Heloísa. A evolução da gestão educacional, a partir da mudança paradigmática. Petrópolis: Vozes, 1994. MOTTA, Paulo Roberto. Gestão Contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 5ª ed. Rio de janeiro: Record, 1995. TEIXEIRA, Maria Cecília Sanches; PORTO Maria do Rosário Silveira. Gestão da escola: novas perspectivas. São Paulo: Apostila, 1999. TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios da administração científica. São Paulo: Atlas, 1987. VALERIEN, Jean. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. (José Augusto Dias, tradução e adaptação). 4ªed. São Paulo: Cortez; Paris; UNESCO; Brasília, Ministério da Educação e Cultura, 1993.