Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO
TEORIA EMPIRISTA TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA E TEORIA
TEORIA EMPIRISTA
Teoria Empirista O comportamento é diretamente observável. A aprendizagem também é um comportamento e deve ser entendida como resposta a estímulos, mediante um processo de condicionamento; Tudo o que existe pode ser medido.
Teoria Empirista O conhecimento é de natureza externa, se encontra fora do sujeito; a resposta do organismo ocorre através de um estímulo proveniente do meio. O conhecimento se dá somente pela percepção e é fruto da simples associação entre objetos.
Teoria Empirista O conhecimento se origina e se evolui a partir das experiências que o indivíduo acumula. O conhecimento está no objeto a ser conhecido e se dá por transmissão.
Teoria Sócio-Construtivista Aprendizado focado na interação . Todo o aprendizado é mediado. O aprendizado não se subordina apenas ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança , uma vez que um depende do outro.
Teoria Sócio-Construtivista É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz o conhecimento. O aprendizado se dá pela observação do meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros ( professor e turma) .
DIAGNÓSTICO OU SONDAGEM É UM DOS RECURSOS QUE SERVEM PARA CONHECER AS HIPÓTESES QUE OS ALUNOS AINDA NÃO ALFABETIZADOS POSSUEM SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA E O SISTEMA DE ESCRITA DE FORMA GERAL. REPRESENTA MOMENTO DE REFLEXÃO DA ESCRITA.
CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS DIAGNÓSTICO ESCRITA LEITURA CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS
VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA DIAGNÓSTICO RECURSO/INSTRUMENTO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES /INTERVENÇÕES AVALIA E ACOMPANHA VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA AGRUPAMENTO PRODUTIVO
QUANDO REALIZAR O DIAGNÓSTICO? AVALIAÇÃO PERIÓDICA INÍCIO DO ANO/BIMESTRE OU SEMESTRE
OBJETIVO DO DIAGNÓSTICO O PROFESSOR SABERÁ QUAL A HIPÓTESE EM QUE SE ENCONTRA O ALUNO: PRÉ-SILÁBICA SILÁBICO (COM OU SEM VALOR SONORO ) SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
TIPOS DE DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO DE PALAVRAS DIAGNÓSTICO DE TEXTOS
PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO Diagnóstico de PALAVRAS: DITAR 4 PALAVRAS DENTRO DE UM CAMPO SEMÂNTICO, CONSIDERAR A FAIXA ETÁRIA DO ALUNO (planejado)
PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO INICIAR O DITADO COM UMA PALAVRA POLISSÍLABA, DEPOIS TRISSÍLABA, DISSÍLABA E MONOSSÍLABA FINALIZAR COM O DITADO DE UMA FRASE
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM A CLASSE/INDIVIDUAL AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA http://educacaocontemporaneidade.blogspot.com/2009/06/o-empirismo-pedagogia-diretiva.html http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295344.shtml