Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
  Ana Carolina Castelli da Silva
Correntes teóricas da aprendizagem
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
Receita de salada de frutas
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Behaviorismo.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Conceitos de aprendizagem
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Relatório de Proposta de Projeto
Alfabetização e Letramento
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
3ª Coordenadoria Regional de Educação
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Encontro com professores – Maio /11
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Didática da alfabetização
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
"Não sei...  se a vida é curta ou longa demais pra nós,  mas sei que nada do que vivemos tem sentido,  se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
Teste das 4 palavras e 1 frase.
Transcrição da apresentação:

Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO

TEORIA EMPIRISTA TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA E TEORIA

TEORIA EMPIRISTA

Teoria Empirista O comportamento é diretamente observável. A aprendizagem também é um comportamento e deve ser entendida como resposta a estímulos, mediante um processo de condicionamento; Tudo o que existe pode ser medido.

Teoria Empirista O conhecimento é de natureza externa, se encontra fora do sujeito; a resposta do organismo ocorre através de um estímulo proveniente do meio. O conhecimento se dá somente pela percepção e é fruto da simples associação entre objetos.

Teoria Empirista O conhecimento se origina e se evolui a partir das experiências que o indivíduo acumula. O conhecimento está no objeto a ser conhecido e se dá por transmissão.

Teoria Sócio-Construtivista Aprendizado focado na interação . Todo o aprendizado é mediado. O aprendizado não se subordina apenas ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança , uma vez que um depende do outro.

Teoria Sócio-Construtivista É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz o conhecimento. O aprendizado se dá pela observação do meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros ( professor e turma) .

DIAGNÓSTICO OU SONDAGEM É UM DOS RECURSOS QUE SERVEM PARA CONHECER AS HIPÓTESES QUE OS ALUNOS AINDA NÃO ALFABETIZADOS POSSUEM SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA E O SISTEMA DE ESCRITA DE FORMA GERAL. REPRESENTA MOMENTO DE REFLEXÃO DA ESCRITA.

CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS DIAGNÓSTICO ESCRITA LEITURA CONHECIMENTOS ESPONTÂNEOS SEM APOIO DE OUTROS MATERIAIS

VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA DIAGNÓSTICO RECURSO/INSTRUMENTO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES /INTERVENÇÕES AVALIA E ACOMPANHA VOZ ALTA –RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E ESCRITA AGRUPAMENTO PRODUTIVO

QUANDO REALIZAR O DIAGNÓSTICO? AVALIAÇÃO PERIÓDICA INÍCIO DO ANO/BIMESTRE OU SEMESTRE

OBJETIVO DO DIAGNÓSTICO O PROFESSOR SABERÁ QUAL A HIPÓTESE EM QUE SE ENCONTRA O ALUNO: PRÉ-SILÁBICA SILÁBICO (COM OU SEM VALOR SONORO ) SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO

TIPOS DE DIAGNÓSTICO DIAGNÓSTICO DE PALAVRAS DIAGNÓSTICO DE TEXTOS

PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO Diagnóstico de PALAVRAS: DITAR 4 PALAVRAS DENTRO DE UM CAMPO SEMÂNTICO, CONSIDERAR A FAIXA ETÁRIA DO ALUNO (planejado)

PROCEDIMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO INICIAR O DITADO COM UMA PALAVRA POLISSÍLABA, DEPOIS TRISSÍLABA, DISSÍLABA E MONOSSÍLABA FINALIZAR COM O DITADO DE UMA FRASE

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM A CLASSE/INDIVIDUAL AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA http://educacaocontemporaneidade.blogspot.com/2009/06/o-empirismo-pedagogia-diretiva.html http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295344.shtml