AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

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Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS ALFABETIZAÇÃO AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

O que se entende por agrupamento produtivo? Uma parceria produtiva caracteriza por: Troca mútua de informações Ambos oferecem contribuições Não acontece quando um sabe muito e outro se limita a copiar

Atitude conjunta de colaboração, buscando realizar as atividades propostas da melhor maneira. Aceitação das ideias do colega quando parecerem mais acertadas. Alternância da escrita

Observações importantes: Os critérios de formação das duplas não se restringem aos conhecimentos sobre a escrita: Observar os alunos trabalhando durante as atividades; se os dois são inquietos, ambos são tímidos, talvez não sejam bons parceiros;

Nas próximas atividades você pode: Repetir duplas que se mostram produtivas Mudar parcerias que não funcionam

AGRUPAMENTOS Alunos com hipótese pré-silábica com alunos que tem hipótese silábica com valor sonoro; Alunos com hipótese silábica que utilizam as vogais com seus valores sonoros com alunos com hipótese silábica que utilizam algumas consoantes, considerando seus valores sonoros;

Alunos com hipótese silábica que utilizam algumas consoantes ou vogais com seus valores sonoros com alunos com hipótese silábico-alfabética; Alunos com hipótese silábico-alfabética com alunos que tem hipótese alfabética; Alunos com hipótese alfabética com alunos que têm hipótese alfabética.

Favorecer a interação entre os alunos nas atividades em dupla Aprender a trabalhar em duplas não é de imediato, nem fácil. É preciso que os alunos aprendam a ouvir o colega e percebam que também podem aprender com as informações dele, mesmo que às vezes isso gere conflito.

Se durante a atividade você perceber que somente um dos alunos trabalha e o outro apenas está de lado, sem participar; proponha que este último se envolva na atividade, realizando perguntas: Você concorda com a forma que o colega escreveu esta palavra? Você trocaria?

Agrupamento individual ou dupla Para decidir quais as duplas mais produtivas, é importante que o professor considere o que os alunos sabem e o que precisam aprender para interagirem e terem avanços. A escolha das duplas é uma decisão didática:

Não pode ser aleatória ou levar em consideração apenas a afinidade entre os alunos. Para agrupar os alunos consulte seus registros: sondagem e atividades trabalhadas em sala de aula. Atividade de agrupamento.