UNIPAMPA Dom Pedrito CST em Agronegócio Produção Vegetal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações do NUPA-Sul Instituto Federal Catarinense – campus Araquari
Advertisements

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Engenharia de Computação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Formação Profissional na Construção Civil
Cultura Organizacional
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Revisão do PPP da FDRP Articulação Teoria e Prática Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva João Pedro Costa Toribio Jesus Pacheco Simões.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Dom Pedrito Bacharelado em Enologia Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Orientações iniciais Bem-vindos!. Gestão da Qualidade - Aula 1 - Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus de Dom Pedrito Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio 1º semestre de 2015 Disciplina: Projetos Aplicados.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
ENSINO DE GRADUAÇÃO NA ESALQ DISCIPLINAS OPTATIVAS: NÃO SERIA MELHOR ACABAR COM ELAS? COM ELAS? SILVIO MOURE CICERO SILVIO MOURE CICERO PROFESSOR TITULAR.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Especialização em Perícia Ambiental. Carga horária: 20 horas.
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
Organização Normas e Qualidade
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
PADRONIZAÇÃO DE RESULTADOS ENTRE GERMINADORES NO LABORATÓRIO DE FITOTECNIA 1 Guilherme Iriarte Gonçalves; 1 Jose Victor Pereira Faustino; 2 Diego Costa.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Prof. Msc. Marielen A. C. da Silva Comercialização e Logística.
Apresentação da Disciplina
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas CARLOS FREIRE –
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Prof. Dr. Ignacio Pablo Traversa Tejero Eng.º Agrônomo Semestre 4 Créditos.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
Política agrícola, pesquisa científica e produção de soja no Brasil
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Projetos Inovadores para Educação Básica – PICEB Lançamento do Curso de Capacitação dos Profissionais que elaboram Merenda Escolar 15 de junho de 2012.
Transcrição da apresentação:

UNIPAMPA Dom Pedrito CST em Agronegócio Produção Vegetal Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo

Formação Engenheiro Agrônomo FAEM/UFPEL (1994) Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes FAEM/UFPEL (1996) Doutor em Fitotecnia Wageningen/Holanda ESALQ - USP (2001) SEAPA/RS Fiscal Agropecuário (1999-2009) UERGS Alegrete (2007); Bagé (2008) UNIPAMPA Campus Dom Pedrito (2009)

Objetivos Buscar a excelência acadêmica, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão. Unir alunos de diferentes semestres e cursos. Estimular a interação crítica do grupo com o projeto pedagógico dos cursos, para a formação de egressos comprometidos com o Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pampa e das comunidades nele inseridas.

TCC´s Agronegócio 2012 Agricultura urbana e peri-urbana em dom pedrito: associação pedritense dos produtores de hortifrutigranjeiros (APPH) Luciano Deiques Minozzo Melão, um estudo de caso: histórico, situação atual e perspectivas Maurício Valiente de Freitas O Abigeato e o Agronegócio em Dom Pedrito Marlise Cassiano

TCC´s Agronegócio 2013 Gestão ambiental na propriedade rural Kevylin Oliveira da Silva Gestão de uma unidade produtiva de arroz irrigado Diego Machado Bulsing Gestão da propriedade pela pecuarista Tatielle Belem

TCC´s Agronegócio 2013 “Inovação tecnológica em lavoura de arroz e soja” Guilherme Iriarte Gonçalves “Viabilidade econômica de implantação de pivô” Joelmir Rocha Schiaffino

TCC´s Agronegócio 2014 Gestão da água na visão da associação de produtores Carlos Alberto Bernardes Júnior Gestão da água na visão do produtor Bruno Diniz Torres Quintais Orgânicos e escolas rurais Marcos Vinicius dos Santos

METODOLOGIA O desenvolvimento do conteúdo programático será através de aulas expositivas dialogadas, com a utilização de quadro branco e canetas específicas e apresentações de slides com projetor multimídia (datashow). Estudos dirigidos, seminários, utilização de recursos de informática (TIC´s) e artigos científicos referentes à disciplina.

AVALIAÇÃO a) CRITÉRIO: Média Final = N 1+ N 2 / 2. b) Atividade de recuperação: serão realizadas após cada avaliação, havendo comprovação, sendo sua nota substitutiva da avaliação original. 1 Avaliação Escrita: 04/05 2 Avaliação Escrita: seminários (11/05) Recuperatórias: 06/07

Cronograma 16/03 27/04 08/06 23/03 04/05: Prova 1 15/06 30/03 11/05: Seminários 22/06 06/04 18/05 29/06 13/04 25/05 06/07: Repositiva 20/04 01/06

PROVA DE SEGUNDA CHAMADA: A(s) prova(s) de segunda chamada (não comprovação) serão marcadas em um único dia ao final do semestre, pelo docente, independente do número de provas a serem recuperadas pelo discente.

FREQÜÊNCIA E ABONO DE FALTAS: É obrigatória a freqüência às atividades correspondentes da disciplina, ficando reprovado o estudante que não comparecer a 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, das aulas e demais avaliações programadas para a integralização da carga horária fixada para a referida disciplina.

TENDÊNCIAS PARA O AGRONEGÓCIO Macroeconômica Sócio-econômica Meio Ambiente Tecnologia Mundo Manutenção dos subsídios; Aumento da competitividade; Novos produtos. Exigência da demanda; Alteração de hábitos de consumo. Preocupação com o meio ambiente; Novas funções das florestas; Gestão das águas. Crescimento da biotecnologia; Foco da indústria química; Crescimento da certificação. Brasil Crescimento do agronegócio; Crescimento do mercado interno. Fortalecimento da Ag. Familiar; Reconfiguração profissional. Crescimento dos sistemas florestais e agroflorestais; Uso sustentável da biodiversidade. Aumento de transferência de tecnologia; Crescimento da biotecnologia Fonte: Cenários do ambiente de atuação das organizações públicas de pesquisa – Instituto Inovação – 2002-2012

Tendências Demográficas 1990 2000 2025 População Mundial (bilhões) 5,20 6,20 8,30 Demanda de alimentos (bilhões de toneladas) 1,97 2,45 3,97 Fonte: Agroanalysis, Vol. 27, no03, Março 2007

Cultura e Produção - Arroz Área plantada de arroz 42.000 ha Produtividade Média: 8.400 kg/ha Tamanho médio das lavouras: 240 ha

Cultura e Produção - Soja Área plantada de soja 60.000 ha Produtividade Média: 2.420 kg/ha Tamanho médio das lavouras: 240 ha

Cultura e Produção - Pecuária 400.000 bovinos 180.000 ovinos 1.000 cabeças de gado leiteiro 3º maior criatório de cavalos crioulos

Cultura e Produção - Vitivinicultura 100 ha de vinhedos Construção de Vinícolas Vinhos artesanais Turismo do Vinho