O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

FISCALIZAÇÃO DO CREA-SC
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
A essência dos Direitos Humanos
LUANA CRISTIANE ILGENFRITZ
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Auditoria no Terceiro Setor
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Direitos e Garantias Fundamentais
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
CIDADANIA.
“Entidades e organizações de assistência social”
Escola Superior de Guerra
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
A pessoa humana.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Observatórios Sociais
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
Soluções para atenuar as desigualdades
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Carta Olímpico.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Autoavaliação Institucional e a CPA
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Educação Cooperativista
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
Administração do Terceiro Setor
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
APRESENTAÇÃO 1Contextualização 2 DIA C 3PARTICIPAÇÃO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante: garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia. Em geral essas organizações existem para atender a fins sociais, ambientais, ecológicos, etc.

Quando surgiu o termo ONG? Em âmbito mundial, a expressão surgiu pela primeira vez na Organização das Nações Unidas (ONU) após a Segunda Guerra Mundial, com o uso da denominação em inglês “Non-Governmental Organizations (NGOs)” para designar organizações supranacionais (o significado do termo supranacional expressa um poder de mando superior aos Estados, resultando da transferência de soberania operada pelas unidades estatais em benefício da organização comunitária, permitindo-lhe a orientação e a regulação de certas matérias, sempre tendo em vista anseios integracionistas) e internacionais que não foram estabelecidas por acordos governamentais.

E no Brasil quando surgiu? No Brasil, a expressão era habitualmente relacionada a um universo de organizações que surgiu, em grande parte, nas décadas de 70 e 80, apoiando movimentos sociais e organizações populares e de base comunitária, com objetivos de promoção da cidadania, defesa de direitos e luta pela democracia política e social. As primeiras ONGs nasceram em sintonia com as finalidades e dinâmicas dos movimentos sociais, pela atuação política de proteção aos direitos sociais e fortalecimento da sociedade civil, com ênfase nos trabalhos de educação popular e na atuação na elaboração e monitoramento de políticas públicas.

Herbert de Souza: Betinho Segundo o saudoso humanista *Herbert de Souza: “uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham”.

Como se constitui uma ONG? Trata-se de reconhecer que existe, além das vontades individuais, uma vontade coletiva. Trata-se, também de reconhecer e assumir os direitos e obrigações dessa personalidade coletiva perante seus integrantes, colaboradores, beneficiários, o Estado e a sociedade em geral

Qual é a motivação? A motivação de constituir uma ONG parte, portanto, de uma coletividade que já atua ou deseja atuar na promoção de uma causa, com o objetivo de contribuir para a construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável. Assim, ao constituir juridicamente a ONG, a missão deve expressar por que a organização existe, com clareza e coerência, e os fundadores devem ter compromisso com a causa e consciência do propósito de seus esforços.

Além disso, é preciso considerar bem a proposta de atuação, procurando torná-la viável e sustentável. Vale lembrar que o nascimento de uma ONG é apenas um dos primeiros passos de sua trajetória; desafio maior é sua existência ao longo do tempo: exige dedicação, responsabilidade e profissionalismo.

O Perfil de uma ONG Tem interesses em assuntos da comunidade, de desenvolvimento de cultura, de pessoas, da cidade, do turismo, de proteção a natureza, fauna e flora. Não tem fins lucrativos. Sobrevive de ações cidadãs, eventos de arrecadação, doações de empresas cidadãs e associados que se identificam com a causa e estatuto. Tem sustentação popular e encontra apoio da população para seus projetos. Trabalham com grande transparência e divulgação de seus projetos, arrecadações e resultados. ONG por princípio deve reunir pessoas em torno de uma “Convergência”, em torno de uma “Afinidade de Interesses Comuns” para uma dada sociedade. O nível financeiro de seus participantes não importa. O que importa são os objetivos definidos para se juntar essas pessoas. A ONG não pode ser formada por interesses político-partidários e nem ser exclusivo de uma faixa social.