Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Acompanhamento Familiar
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Secretária: Helena Cristina Rozales da Silva Marangoni
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Secretaria Nacional de Assistência Social.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Rede de atenção Intersetorial
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
A PSB E PSE/PETI NO PIAUÍ: REALIDADE E DESAFIOS
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
MAIO 2010.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
OFICINA DE “CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO SUAS” Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
CRAS nas PECs.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS Espaço de efetivação da Referencia do Usuário na Rede. Sócioassistencial Unidade de Referencia para os serviços das demais políticas públicas. CRAS – IMPLANTAÇÃO E COORDENAÇÃO Compatível com os serviços ofertados Mínimo três ambientes Adequar para oferta de serviços de convivência e socioeducativo Acessibilidade para pessoas idosas e com deficiência Dispor da equipe técnica mínima Espaço Físico:

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Atribuições da Coordenação: Mapear e articular o processo de implantação, execução, monitoramento, registro e avaliação das ações; Articular com a rede de serviços socioassistencias e das demais políticas sociais; Definir com a equipe técnica a metodologia de trabalho com as famílias; Realizar reuniões semanais com a equipe; Elaborar Planos de ação; Monitorar os serviços prestados às famílias: avaliação de resultados e impactos.

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CRAS – PERFIL DOS TÉCNICOS LOAS PNAS/2004 NOB SUAS/2005 Política do Idoso/ 1994; Política N. Pessoa c/ Deficiência/ 1989 Leis, Decretos e Portarias do MDS Ter conhecimento sobre: Capacidade de : Executar procedimentos profissionais para escuta qualificada individual ou em grupo; Articular serviços e recursos para atendimento, encaminhamento e acompanhamento das famílias; Trabalhar em equipe; Realizar monitoramento e avaliação do serviço; Desenvolver atividades socioeducativas de apoio, acolhida, reflexão e participação

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CRAS - PERFIL DO COORDENADOR Formação e Prática na área social; Técnico do quadro do órgão local; experiência em trabalho coletivo; Capacidade de articular com a rede de serviços sócioassistenciais e outras políticas; Capacidade de mobilizar representantes de outras políticas para reuniões periódicas.

Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC PRINCIPAIS SERVIÇOS E AÇÕES OFERTADAS PELA EQUIPE DO CRAS PRINCIPAIS SERVIÇOS E AÇÕES OFERTADAS PELA EQUIPE DO CRAS Recepção e acolhida das famílias; Vigilância Social: produção e sistematização de informação para a construção de indicadores; Acompanhamento familiar; Proteção pro-ativa: visitas às famílias em situação de risco; Encaminhamentos; Produção e divulgação de informação: oferecer referencias às famílias sobre programas e serviços socioassistenciais, sobre o PBF e BPC e órgãos de defesa de direitos; Apoio nas avaliações de revisão dos cadastros do PBF e BPC.

Gracília de Carvalho Araújo Coordenadora da Proteção Social Básica Fone: (86) Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania