TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Apreciação em dança: uma nova experiência.
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Elisa Maria de Assis
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Teresinha Cid Constantinidis - UFES Suzana Rodrigues Reno – UFES
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Percurso da Comunicação Aplicada
Marco Doutrinal e Marco Operativo
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O CUIDADO DE SI COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA MANUTENÇÃO DOS RESULTADOS ADQUIRIDOS NO PROCESSO DE CORREÇÃO POSTURAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Autor:Fátima.
Autor: Keyla Pollyanna S.O. Silva
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
O sujeito e suas singularidade
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro,
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro,
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Atividade complementar 04
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
Jogos Teatrais Viola Spolin.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Transcrição da apresentação:

TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro, E.D.;Coutinho, E.; Moraes, C.L. Co-autores: Marinheiro, E.; Kaltner, R.P; Fessel, T.; Frazão, F.C.G Colaborador: Antunes, J.R. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - FMUSP; Departamento de Artes Cênicas -ECA Agencia Financiadora: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Palavras- chave: Linguagens artisticas;Arte teatral; Terapia Ocupacional; Intervenção Social; Criação Coletiva. Introdução e Objetivos: O projeto propõe uma parceria entre Terapia Ocupacional e Artes Cênicas. Constitui-se de uma oficina de experimentações teatrais aberta ao público em geral, mas sendo divulgada, principalmente, à comunidade USP Butantã e aos usuários do CAPS Lapa (Centro de Atenção Psicossocial), ambos localizados na cidade de São Paulo. Inserido nos campos da arte-educação* (ref bibliog´rfica: Por que Arte=educação? João Francisco Duarte Jr. Papirus Editora.) e da saúde, o projeto utiliza-se da linguagem teatral como meio propiciador de experiências para sensibilização do olhar dos participantes para si, para os colegas de trabalho e para os ambientes por eles habitados. Pretendeu-se reconhecer as aplicações desta linguagem na área da saúde e auxiliar na formação profissional dos bolsistas, produzindo com estes estudantes uma reflexão sobre a repercussão da experiência neles próprios - neste grupo autogestionado com formações tão diversas - e em seus “oficinandos”. Propõe-se com isso um diálogo entre as distintas áreas que potencialize a experiência artístico-cultural de populações em desvantagem social. Métodos: Numa primeira etapa foram desenvolvidas, para a formação dos bolsistas, práticas teatrais para criação de repertório, discussões de leituras e reuniões de elaboração das oficinas. Estas foram preparadas seguindo sempre uma orientação base, para auxiliar na apropriação de cada atividade pelos participantes da oficina: Laboratório de Chegada; Consciência Corporal - teve abordagem baseada na Eutonia, de Gerda Alexander e complementação com desenho do Somagrama de cada participante; Jogos Teatrais – usando como primeiro norte o método desevolvido por Viola Spolin* (Spolin, Viola. Jogos Teatrais:o fichário de Viola Spolin. Perspectiva, 2006.), mas ampliando o repertório para improvisos mais livres e exercícios sensoriais; e Laboratório de Saída. O planejamento e a coordenação foram feitos sempre coletivamente pelos bolsistas. Resultados: O trabalho de consciência corporal trazia transformações imediatas, desde uma simples percepção de tensões até o aumento da flexibilidade. Ao longo da oficina, por termos tido um pensamento processual, pudemos apostar em exercícios mais sutis e de maior exposição, pois a disponibilidade e a apropriação dos participantes foi surpreendente. Mesmo com o excesso de feriados no primeiro semestre, conseguimos a presença continuada de pelo menos três usuários do CAPS, o que pode ser apontado como um resultado positivo dentro da noção de processo que tínhamos a intenção de trabalhar. Referências Bibliográficas: 1-ALEXANDER, Gerda. "Eutonia - Um Caminho para a Percepção Corporal". Ed. Martins Fontes, 1983; 2-PELBART, P. P.. Biopolítica. Sala Preta, n. 7, 2007; 3-CASTRO, E. D. Arte, corpo e terapia ocupacional: aproximação, intersecções e desdobramentos. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.11, n.1, p. 7-12, jan./abr., 2000; 4-CASTRO, E. D. e SILVA, R. J. G. Processos criativos e Terapia Ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.1, n.2, p. 71-5, 1990; 5-FOUCAULT, Michel. "Ditos e Escritos" - Capitulo '1984 - A Ética do Cuidado de Sí como Prática da Liberdade'. pag. 265 – 293; 6-JANUZELLI, Antônio. "A Aprendizagem do Ator". Ed Ática, 1986; 7-LIMA, E. M. F. A. Identidade e complexidade: composições no campo da Terapia Ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.10, n.2/3, p. 42-5, mai./dez., 1999; 8-PELBART, P. P. Teatro Nômade. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.9, n.2, p. 62-9, mai./ago., 1998. Conclusões: A proposta demonstrou-se potente para os bolsistas pela apropriação, tanto das tecnologias de cuidado desenvolvidas no campo da T.O. quanto dos exercícios e vivências na linguagem teatral. A gestão autônoma e coletiva foi das maiores inovações na prática da bolsa, tendo sido facilitada pela diversidade das formações dentro do grupo e sustentada pela supervisão semanal da orientadora Eliane Dias de Castro, que garantia a sustentação do trabalho com o mínimo de interferências