Reconhecimento do curso de Psicologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Programa Especial de Formação Pedagógica de
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SEJAM BEM-VINDOS!.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Prof. Dr. David Lopes Neto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Universidade Federal de Uberlândia
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Universidade Federal de Itajubá
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
O papel do Estagio na Formação de Professores
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Documentos e Propostas legais
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Transcrição da apresentação:

Reconhecimento do curso de Psicologia 2012.1

Processo de avaliação - contexto SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) Abertura do Ensino Superior à rede privada Expansão dos cursos de graduação (1995 - )

Processo – ciclo avaliativo Autorização (visita de avaliação) Reconhecimento (visita de avaliação) ENADE (Prova) Se o desempenho do ENADE for baixo, nova visita de avaliação / Renovação de reconhecimento

Visita de supervisão Quando há diligência em avaliação, e determinação de mudanças a serem realizadas pela IES Mediante denúncia de irregularidade 0800-616161 http://portal.mec.gov.br ; orientações em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14384&Itemid=527#denuncias)

Situação do curso Como todo o curso em funcionamento, já é autorizado (Parecer/despacho N. 1.317/2006 da SESu); docto. N. 272 de 19/06/2006) Processo 200911981. Como todo curso, no período de formação das primeiras turmas

A comissão / a visita Composta por professores de IES, públicas ou particulares; não são funcionários do MEC Dura efetivamente dois dias Intenso trabalho interno no exame de documentos Visita às instalações Reuniões com direção, coordenação, professores, estudantes e funcionários

O que é observado Três dimensões: Organização didático-pedagógica (40%) Corpo docente (35%) Infraestrutura (25%)

Organização didático-pedagógica Articulação entre o curso e a Faculdade Autoavaliação Atuação do coordenador Objetivos do curso Perfil do egresso Número de vagas Conteúdos curriculares Metodologia Estímulo a atividades acadêmicas Estágios e práticas profissionais Atividades complementares

Corpo docente Composição do NDE Titulação do NDE Regime de trabalho do NDE Titulação/formação do coordenador Regime de trabalho do coordenador Colegiado do curso Titulação do corpo docente Regime de trabalho do corpo docente Tempo de experiência do corpo docente Número de vagas por hora de trabalho docente Alunos por turma em disciplina Número de disciplinas por docente Pesquisa e produção científica

Instalações físicas Sala de professores/sala de reuniões Gabinetes de trabalho para professores Salas de aula Acesso a computadores Registros acadêmicos Livros da bibliografia básica Livros da bibliografia complementar Periódicos Laboratórios especializados Infraestrutura e serviços dos laboratórios

Requisitos legais normativos (sim ou não) Cumprimento das Diretrizes Curriculares Estágio supervisionado Disciplina de LIBRAS Carga horária mínima do curso Acessibilidade TCC NDE

O que acontece depois? A comissão faz uma reunião final com a direção e a coordenação do curso Finaliza o relatório e dá o conceito (de 1 a 5), em mais ou menos uma semana Se houver algum problema (inconcordância da Faculdade, problema técnico no relatório...) o relatório é examinado pela CTAA do INEP, que encaminha o caso Se a nota for maior o igual a 3, o curso e reconhecido. Se for menor, o INEP indica o que deve ser mudado no curso, e é realizada nova visita de avaliação

O que perguntam aos estudantes Opiniões gerais sobre o curso Opiniões sobre apoio extra classe (CeMAPP) Se há monitoria, se alguém é monitor... Se há pesquisa, se alguém participa de projeto de pesquisa... Se há extensão universitária Se há apoio à realização/participação de eventos Opiniões sobre a infraestrutura Conhecimento e participação no processo de autoavaliação do curso Se há ouvidoria, se conhece a CPA

O que perguntam aos professores Opiniões gerais sobre a Faculdade Políticas voltadas aos docentes (PCD, capacitação docente etc.) Conhecimentos sobre o PDI e PPC CPA e Colegiado Atenção às dificuldades de aprendizagem (CeMAPP) Opiniões sobre a infraestrutura e o sistema acadêmico Opiniões sobre o apoio à pesquisa e participação em eventos

O que vocês precisam saber sobre o curso Objetivos e aspectos gerais do projeto Orientação humanista, atenta à responsabilidade social do psicólogo (consoante com tendências nacionais contemporâneas, sistema conselhos etc.) Compromisso com a formação ética e intelectual

PPC Generalista. Estágios do núcleo comum abrangentes, vinculados à disciplinas. Ênfases amplas, com escolha flexível: Processos educativos em multicontextos/Saúde e qualidade de vida. Disciplinas: obrigatórias, optativas e de ênfase.

Desenho curricular

Fluxograma do Curso de Psicologia – 4.800* h 1ºsemestre 480H 2ºsemestre 480H 3ºsemestre 480H 4ºsemestre 480H 5ºsemestre 480H 6ºsemestre 480H 7ºsemestre 460H 8ºsemestre 440H 9ºsemestre 440H 10ºsemestre 380H Psic. ciência e prát. Prof 80h História da Psicologia 80h Introdução à Psicanálise I 80h Introdução à Psicanálise II 80h Psicologia e Proc. Educ. I 60h + 40h Psicologia e Proc. Educ. II 60 + 40 h Fund. de Psico- farmacologia. 80h Seminários de Ética 60h Seminários Multidisciplin. 60h Seminários de Pol. públicas 60h Psicologia do Desenvolv. I 40+20h Psicologia do Desenvolv. II 40 + 20h Psicologia do Desenvolv. III 40h Psicologia, corpo e Subjetividade 40h Abordagens Fenom. Exist. em Psicologia 80h Psicologia Do trabalho/das Organizações I 60h+40h Psicologia Do trabalho/das Organizações II 60h+40h Estágio em Psicoterapia I 20h Estágio em Psicoterapia II 20h Estágio em Psicoterapia III 20h Evolução e Genética do Comportamento 60h+20h Neurociências I 60+20h Neurociências II 40+20h Técnicas de Exame em Psicologia I 60h+20h Técnicas de Exame em Psicologia II 60h+20h Personalidade, Indivíduo e Cultura 80h Orientação e Planejamento Profissional 40+20h Disciplina de Ênfase I 40 + 20h Disciplina de Ênfase II 40 + 20h Optativa I 40h Introdução à Filosofia 60h Análise Experimental do comportamento 40h+40h Introdução ao Behaviorismo 80h Introd. à Leitura de Jung 40h Pesquisa em Psicologia I 60h+20h Pesquisa em Psicologia II 40h+20h Pesquisa em Psicologia III 40h+20h TCC I 20+80h TCC II 20+80h Optativa II 40h Sociedade e Cultura I 60h Sociedade e Cultura II 40h Psicologia Social I 60 + 20h Psicologia Social II 60+20h Processos Psicos. em S. mentaI l 60 + 40h Processos Psicos. em S. mentaI Il 60 + 40h Teorias e técnicas psicoterápicas I 80h Teorias e técnicas psicoterápicas II 80h Teorias e técnicas psicoteráp. III 80h Avaliação e Acolhimento em Psicologia 80h+20h Fundamentos do Trab. Acadêmico 60h Estatística 60h Novas Tecnologias 40 + 20h Estágio de Ênfase I 120h Estágio de Ênfase II 120h Estágio de Ênfase III 120h Processos Psicológicos Básicos 60h+20h Psicologia e Processos Grupais 40h Psicologia Institucional 40h Psicologia Comunitária 60h+20h PSP-1 40 + 40h PSP – 2 40 + 40h PSP – 3 40 + 40h PSP – 4 40 + 40h Disciplinas compartilhadas com outros cursos Obs: para informações sobre pré-requisitos e optativas, consulte o desenho curricular * A carga horária deste fluxograma representa horas de 50 minutos. Atividades Complementares – 200h