AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação no contexto do Trabalho
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pacto do Ensino Médio e o REM
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
FORMAÇÃO CONTINUADA II
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Acompanhando e avaliando
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AVALIAÇÃO EDUCATIVA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS José Dias Sobrinho

EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBJETIVOS FORMAR PARA VIDA EM SOCIEDADE (CIDADANIA, DEMOCRACIA, IDENTIDADE NACIONAL, AUTONOMIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL, SOLIDARIEDADE) PRODUZIR/TRANSMITIR CONHECIMENTOS (RIGOR, PERTINÊNCIA) PREPARAR PROFISSIONAIS (MERCADO) EQÜIDADE (JUSTIÇA SOCIAL)

AVALIAR É PRODUZIR SENTIDOS FUNDAÇÃO DE VALORES (PRÁTICA SOCIAL; INTERSUBJETIVIDADE) FUNDA COMPREENSÃO DE CADA IES E DO SISTEMA (VISÃO COMPARATIVA E DE CONJUNTO) FUNDA REFLEXÃO INDIVIDUAL E COLETIVA SOBRE PRÁTICAS E ESTRUTURAS SOCIAIS E EDUCATIVAS PARA TRANSFORMAR PRÁTICAS: INDIVÍDUOS, IES, SISTEMA E REFORÇAR CAPACIDADE DE AÇÃO (empowerment evaluation)

FOCO DA AVALIAÇÃO PÔR EM QUESTÃO AS FUNÇÕES DE: FORMAÇÃO CIDADÃ - PROFISSIONAL (ÉTICO-POLÍTICA E TÉCNICA) DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E SOCIEDADE * FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA, ECONOMIA, ELEVAÇÃO ÉTICA, CULTURAL, CIENTÍFICA

DIMENSÕES: COGNITIVA + SOCIOPROFISSIONAL COGNITIVA: DIMENSÕES INTERNAS DA IES. ESTUDANTE: SUJEITO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM (?), FORMAÇÃO INTEGRAL (TÉCNICA E ÉTICA) (?) PERTINÊNCIA CURRÍCULAR (?), AVALIAÇÃO FORMATIVA OU SOMATIVA (?) SOCIOPROFISSIONAL: CONTEXTO SOCIAL-PROFISSIONAL (EMPREGABILIDADE, EFICIÊNCIA, CUSTOS, IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS, SUCESSO PROFISSIONAL, RELAÇÃO COM MERCADO...)

AVALIAÇÃO: PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE SUJEITOS * AVALIADOR INSERIDO EM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, NÃO JUIZ INDEPENDENTE E EXTERIOR QUE DECIDIRIA “OBJETIVAMENTE” SOBRE VALOR DE PROCESSOS, PRODUTOS E ESTRUTURAS EDUCATIVOS *AVALIAÇÃO FORMATIVA COM VALIDADE SISTÊMICA: MEIO PARA TRANSFORMAR (INDIVÍDUOS, IES, SOC.) APRENDIZAGEM/ENSINO/PESQUISA/GESTÃO/SOCIEDADE…

AVALIAÇÃO E AÇÃO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA GLOBALIDADE E DA PLURALIDADE: FAZ EVOLUIR IMPLICAÇÕES E REPRESENTAÇÕES- INSTRUMENTO DE INTELIGIBILIDADE DO REAL; INFORMAÇÃO; JUÍZOS DE VALOR PARA AÇÃO INTERVENÇÃO DIRETA NOS PROCESSOS DE DECISÕES - NÍVEIS GLOBAL E PROXIMAL- ELEMENTO CONSTITUTIVO DOS PROJETOS E POLÍTICAS

AVALIAÇÃO DINÂMICA PROCESSO DINÂMICO METACOGNITIVO E METAORGANIZACIONAL DADOS DEVEM FAZER PARTE DE UM PROCESSO GLOBAL DINÂMICO, PROSPECTIVO PÔR EM QUESTÃO PROCESSOS, CONTEXTOS E PRODUTOS (PRODUZIR SENTIDOS SOBRE E EM VISTA DE MUDANÇAS)

PLURIRREFERENCIAL REFERENTES COMPLEXOS, HETEROGÊNEOS, INTERRELACIONADOS PLURALIDADE DE SENTIDOS E VALORES: IMPLICAÇÕES, CONTRADIÇÕES, SENTIDOS ABERTOS CO-ESSENCIALIDADE, INTERDEPENDÊNCIA E RECIPROCIDADE: AVALIADOS-AVALIADORES, AUTOAVALIAÇÃO-HETEROAVALIAÇÃO, QUANTITATIVO-QUALITATIVO, CONTROLE-AVALIAÇÃO FORMATIVA

SISTEMA educação superior como bem público CONJUNTO DE IDÉIAS E PRÁTICAS INTERDEPENDENTES E CORRELACIONADAS educação superior como bem público avaliação como prática participativa e empreendimento ético fortalecendo a responsabilidade social instrumentos e procedimentos articulados e coerentes com fundamentos filosóficos, epistemológicos e políticos

LEGISLAÇÃO LDB/96, art. 9º, inciso viii: compete à União “assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino”. Duas das 23 metas do PNE (Lei 10.172/01) para ES: institucionalizar amplo e diversificado sistema de avaliação interna e externa que englobe setores público e privado e promova melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Recredenciamento das IES e reconhecimento periódicos dos cursos superiores: apoiados no sistema nacional de avaliação.

SINAES: ARTICULAÇÃO Concepção e objetivos (educação e avaliação) Instrumentos/momentos/procedimentos Avaliação interna e externa Auto-regulação e regulação externa Dimensões, funções e níveis. (ensino/pesquisa/extensão/gestão...) Comunidade da ES e do Estado Universidade e sociedade

Processos e instrumentos do SINAES -I Avaliação institucional: processo e referência central; base para regulação Produz sentidos sobre processos e produtos, resultados e causalidades, problemas e potencialidades... Põe em questão funções públicas e responsabilidade social da IES Promove envolvimento e responsabilidade da comunidade - Comunicação e cultura de avaliação.

Processos e instrumentos do SINAES -II Censo e Cadastro: informações institucionais ACG: Avaliação externa (comissões designadas pelo INEP) dos Cursos de Graduação visitas, análises documentais, diálogo com IES, relatórios para CONAES e instâncias de regulação/divulgação pública

Processos/instrumentos do SINAES - III ENADE - Exame Nac. de Desempenho do Estudante Avaliação dinâmica: trajetória do estudante no curso (desempenho inicial-final) Análise multidimensional de mudança: potencial de aprendizagem, modificabilidade, ganho/evolução Capacidade p/ usar conhecimento, mais que “quanto” Prova única com 3 graus de dificuldade. Parte i: conhecimento tácito, comum a todos Parte ii: 30 questões específicas (domínio da área) Possibilidade de correção e ajustes durante curso

OBRIGADO JOSÉ DIAS SOBRINHO jdias@unicamp.br