UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Advertisements

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Economias de Escala e Comércio Internacional
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SRP - Sistema de Registro de Preços
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
Licitações Públicas: Bem vindos!
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas CAIXA ECONOMICA FEDERAL BRASÍLIA - JANEIRO 2013.
SEBRAE / 1 SEBRAE Compras Municipais e as MPE Denise Donati Coordenadora do Programa de Compras Governamentais
Linha de Financiamento do BNDES para Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos - BNDES PMAT e BNDES PMAT Automático.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Piauí LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Licitações e Contratos Administrativos: Falhas freqüentes e como preveni-las TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Rio de Janeiro.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Souza Analista de Controle Externo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Amapá
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Amazonas Uadson Ulisses Marques.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU INSTITUTO SERZEDELLO CORRÊA.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Piauí
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO TCU Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições do Controle Interno Federal à Gestão Municipal.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
1 O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS. LICITAÇÕES PÚBLICAS NATUREZA E FINALIDADE SELEÇÃO DA MELHOR PROPOSTA PRESERVAÇÃO DA ISONOMIA EFICIÊNCIA.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
1 Ana Cristina Melo de Pontes Analista de Controle Externo Licitações O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro.
Temas sobre Licitações e Contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo em Santa Catarina Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Rui Isoppo Analista.
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Luiz Araujo Souza.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales Benevides Autor Caraúbas – RN, 31 de julho de 2012.

Título do Trabalho Participação do Mercado Local nas Licitações Realizadas pelo Município de Caraúbas – RN, durante os biênios 2006/2007 e 2009/2010.

Problema Qual o grau de participação dos agentes provenientes do mercado local, nos Procedimentos Licitatórios realizados pela Prefeitura Municipal de Caraúbas – RN?

Justificativa Significativo volume de recursos decorrentes de contratações com o Poder Público Municipal migram para o mercado externo.

Objetivos GERAL: Analisar a participação dos agentes do mercado local nas licitações realizadas pelo Município de Caraúbas, nos biênios 2006/2007 e 2009/2010, constatando a intensidade e as principais dificuldades enfrentadas. ESPECÍFICOS: Levantar índices de participação por categoria de licitante e por modalidade; Levantar o volume de contratação com os mercados interno e externo; Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos agentes do mercado local em suas participações; Investigar o domínio da legislação e das tecnologias por parte dos participantes;

Objetivos Analisar o acesso do mercado e a eficiência dos meios de divulgação utilizados pelos órgãos públicos para anúncios relacionados a licitações.

Visão Geral INTRODUÇÃO Tema; Hipóteses; Problema; Metodologia Aplicada; Objetivos; Estruturação do Trabalho. ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Receita; Despesa, Fases da Despesa (Programação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento). LICITAÇÃO PÚBLICA Princípios Básicos; Agentes Executores; Fases as Licitação (interna e externa); Procedimentos de Contratação Direta; Modalidades de Licitação (Convite, Tomada de Preços, Concorrência Pública, Leilão, Concurso)

Visão Geral PREGÃO Disposições básicas da Lei Federal n° /2002; Objeto do Pregão; Modalidades do Pregão (Presencial e Eletrônico); Fases do Pregão (Preparatória e Externa) COMPRAS GOVERNAMENTAIS E A ECONOMIA LOCAL Mecanismos estimulantes ao desenvolvimento local; Lei Complementar n° 123/2006. PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES Caracterização do município de Caraúbas-RN; Resultados da análise da participação do mercado local nas licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Caraúbas-RN, nos biênios 2006/2007 e 2009/2010.

Metodologia PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOCUMENTAL PESQUISA DE CAMPO Aplicado a 20% das PF e PJ que participaram de licitações nos biênios 2006/2007 e 2009/2010. SIAI Arquivos 2006/2007 e 2009/2010

Contexto da Pesquisa ENTIDADE DA ADM PÚBLICA CF Artigo 37, Inciso XXI LC n° 101 LICITAÇÕES Lei Federal n° 8.666/93 Lei Federal n° /2002 DESENVOLVIMENTO LOCAL

Contribuições da LC n° 123 (Estatuto das Micro e Pequenas Empresas) Concorrência justa acontece entre os iguais. Ou seja, pequenas empresas devem competir entre si e não com as grandes Crestana (2007, [s.p]); Ao se dar preferência ou uma cota especifica para as micro e pequenas empresas atenderem a demanda dos órgãos públicos, o poder de compra estará sendo usado em favor desse segmento Olivan (2007, [s.p]) regulamentar a exigência de tratamentos diferenciados a este setor, estimular o desenvolvimento local e a capacidade empreendedora do mercado;

Contribuições da LC n° 123 (Estatuto das Micro e Pequenas Empresas) O art. 42 da LC n° 123 determina as unidades da Administração Pública, a adoção de procedimentos específicos quanto à exigência da documentação de regularidade no ato da contratação; O artigo 44 estabelece critérios para desempate, em situações que envolvam a participação de pequenas e grandes empresas num certame público; O Estatuto prevê a destinação de um percentual das licitações com valores estimados em até R$ ,00 para participação exclusiva desse segmento empresarial.

PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN Caracterização do Município de Caraúbas-RN; As contratações públicas realizadas pelo executivo municipal movimentam significativo volume dos recursos financeiros na economia local. 231 procedimentos licitatórios foram realizados pelo poder executivo municipal durante o período analisado; Foi constatada a predominância da realização de licitações na modalidade Carta Convite, com 82% do total;

PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN No biênio 2006/2007, 46,5% do volume de recursos das contratações realizadas através de licitações públicas, foram absorvidos pelo mercado local. Já no biênio 2009/2010 esse índice caiu drasticamente para 33,5%, revelando um cenário preocupante e desfavorável para o desenvolvimento local. Apesar dos baixos índices conhecidos em relação a participação do mercado local, são reconhecidos esforços tais como: adoção de exigências mínimas quanto às habilitações nos certames, elaboração de editais simplificados e a predominância na utilização de procedimentos simplificados, tipo carta convite;

PARTICIPAÇÃO DO MERCADO LOCAL NAS LICITAÇÕES REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS – RN O aumento das contratações de obras e serviços de engenharia, com exigências relativas a habilitação mais complexas, requerendo comprovações diversas, não enquadráveis as disponibilidades do mercado local contribuíram para esse resultado; Dentre as constatações acessórias, 61% dos entrevistados responderam conhecer a realização dos certames através do recebimento de convites e outros 28% através de comunicação informal no relacionamento com terceiros; Desconhecimento generalizado acerca do teor da LC n° 123/2006 e falta de apoio técnico.

PORPOSITURA DE AÇÕES DE INCENTIVO Criação de legislações próprias referentes das contratações públicas, estabelecendo limites e critérios que estimulem a participação do segmento; Criação/manutenção de cadastro de fornecedores/prestadores de serviços locais, facilitando a comunicação a estes da realização de certames; Assegurar os benefícios da LC n° 123/2006 e esclarecer ao setor, principalmente no tocante a regularidade fiscal; Adotar ampla publicidade local para os certames e comunicações individuais aos agentes locais integrantes do CADASTRO; Preferência pela aquisição de produtos oferecidos pelo mercado local;

PORPOSITURA DE AÇÕES DE INCENTIVO Definições de quantitativos compatíveis com a capacidade de fornecimento dos agentes locais; Observar a sazonalidade e adoção de cardápios regionalizados; Parcerias institucionais com órgãos que manifestem interesse pelo desenvolvimento econômico local, objetivando: Suporte técnico quanto ao domínio e conhecimento mínimo acerca da legislação correlata; Uso das tecnologias de informação.

VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO COM O MERCADO LOCAL Redução nos custos dos produtos, decorrente de fretes e manutenção de estoques; Desenvolvimento local; Geração de empregos e renda; Incentivo a formalização; Estreitamento da relação órgão público – mercado;

Demonstrativo das Licitações realizadas nos biênios 2006/2007 e 2009/2010.

Volume de recursos públicos municipais contratados através de licitações no biênio 2006/2007

Dificuldades Enfrentadas nas Participações em Licitações Públicas