Decisões sobre terceirização de atividades

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Transcrição da apresentação:

Decisões sobre terceirização de atividades GRUPO: Cintia Bredda Felipe Brunieri Martinez Marcelo Barbieri Campomar Paula Renata Pires Jun/2006

Surgimento da terceirização (iniciativa privada): Surgiu nos EUA, logo após a eclosão da II Guerra Mundial. Consolidou-se como técnica de administração empresarial a partir da década de 50. No Brasil, foi introduzida pelas fábricas multinacionais de automóveis, que são montadoras, e tem a agilidade como meta.

Surgimento da terceirização (economia estatal): Inspirado no sucesso das empresas privadas, o setor público também passou a adotar a terceirização. União, estados e municípios usam terceiros na construção de estradas, coleta de lixo, transporte público e no recebimento de taxas e impostos.

Abordagem Conceitual – O que é? “Forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades meio, o que lhe possibilita maior disponibilidade de recursos para aplicar em sua atividade fim.” “É a transferência para terceiros de atividades que agregam competitividade empresarial, baseada numa relação de parceria”.

Atividade Meio e Atividade Fim A atividade meio, na qual é permitida a terceirização, é aquela não representativa do objetivo da empresa, não fazendo parte do processo produtivo e caracterizando um serviço necessário, mas não essencial. A atividade fim é a que compreende as atividades essenciais e normais para as quais a empresa se constituiu. É o seu objetivo a exploração do ramo de atividade expressa nos objetivos do contrato social.

Modalidades de terceirização: 1) PRIMEIRA ETAPA: quando uma empresa industrializa matéria-prima pronta; 2) ETAPA INTERMEDIÁRIA: o produto ou serviço é agregado no andamento da cadeia produtiva; 3) ETAPA FINAL: o modo de vender e prestar assistência técnica atende à vontade de quem concebeu o produto, mas é realizado por terceiros; 4) FORMA MISTA: união de duas ou mais etapas. Pode ser chamada de terceirização total.

Para não se confundir: Trabalho Temporário Serviço Terceirizado 

Abordagem procedimental - Como? Planejamento PLANEJAMENTO AÇÃO CONTROLE GESTÃO CONTRATO AUDITORIA

Cuidados ao terceirizar Identificar as atividades a serem terceirizadas. Informar o público interno. Definir o modo de contratação. Verificar a idoneidade do terceiro. Evitar a subordinação.

Abordagem Utilitarista - Para que? Vocação: atividades que são consideradas “meio” e “acessórias” para a Contratante, para o prestador de serviços são atividades-fim. Eficiência: é impossível ser especialista em tudo, principalmente numa época de maior diversidade tecnológica e de rápida evolução.

Abordagem Utilitarista - Para que? Custo direto: manutenção de recursos humanos e materiais com baixo grau de utilização, para determinadas tarefas de alta tecnologia. Custo indireto: toda atividade-meio requer gerenciamento equivalente a qualquer atividade-fim da empresa contratante.

Dificuldades e Limitações Falta de empresas capacitadas. Legislação Trabalhista restritiva. Falta de cultura de terceirização. Baixa integração entre contratada e a contratante. Pouca mão-de-obra qualificada no mercado. Baixa competitividade das empresas contratadas. Diminuição dos níveis de comando. Relações com os sindicatos.

Dificuldades e Limitações para os Executivos Fonte: LEIRIA, J.S.; SOUTO, C.F.; SARATT, N.D.

Vantagens da Terceirização Aumento da qualidade. Redução de custos. Transferência de processos suplementares a quem os tenha como atividade-fim Aumento da especialização. Redução de estoques, quando se contrata com fornecimento de material.

Vantagens da Terceirização Melhor administração do tempo. Diminuição de desperdício. Redução de áreas ocupadas. Melhor atendimento. Flexibilidade organizacional.

Desvantagens da Terceirização Aumento da dependência de terceiros. Aumento de custos, quando se empreiteiriza. Aumento do risco empresarial pelo possibilidade de queda na qualidade. Aumento de risco de acidentes pessoais. Aumento do risco de passivo trabalhista.

O que se terceiriza no Brasil? Fonte: LEIRIA, J.S.; SOUTO, C.F.; SARATT, N.D.

Mercado brasileiro Segundo IDC: 2004 - 4,1 bilhões de reais (crescimento de 16,6% em relação a 2003) Até 2009 – a terceirização gere 8,1 bilhões de reais (seguindo uma tendência de crescer, na média, mais que todo o segmento de serviços no período) BPO: Business Process Outsourcing – um novo modelo de ação; exemplo: BPO de RH; EUA e Europa: realidade; América Latina: engatinha. BPO: Business Process Outsourcing – um novo modelo de ação: parceiro responsável direto pela execução de um conjunto de processos completos, dentro da casa do cliente, o que pode se estender a praticamente todas as atividades de uma área ou diretoria – visa um processo mais eficiente e eficaz – exemplo: BPO de RH; O que é IDC?

Terceirizar ou não? (Opinião dos Executivos) Fonte: LEIRIA, J.S.; SOUTO, C.F.; SARATT, N.D.

Impactos na cultura da organização Processo de mudança organizacional necessário; Ocorrência de conflitos e resistências às mudanças; Não-adaptação da cultura do parceiro ao padrão da empresa; Sindicatos: oposição à terceirização; Conseqüências: Redução de produtividade ou rupturas no relacionamento entre empresa e terceirizados. Antes a terceirização era vista apenas como redutora de custos, mas é muito mais do que isso, Pois se estará lidando com seres humanos de natureza altamente complexa. Dificuldade de relacionamento entre o pessoal interno e terceiros; Sonegação de informações, omissões e indução ao erro; Não-adaptação da cultura do parceiro ao padrão da empresa (predomínio de uma sobre a outra ou uma incompatibilidade de convívio); Sindicatos: oposição - aumento de desemprego e diminuição salarial, pulverização da representação dos trabalhadores;

Avaliação de Desempenho A Avaliação de Desempenho é um sistema para apreciar o desempenho de um ocupante de um determinado cargo e seu potencial de desenvolvimento. A implantação da Avaliação de Desempenho de Terceiros motiva os empregados de empresas contratadas para um melhor desempenho e melhor satisfação pessoal.

Avaliação de Desempenho A avaliação de Desempenhos de Terceiros enfoca quatro competências: Fonte: www.unitau.br

Análise do Custo de Transação Modelos de Decisão Modelos Análise Econômica Análise do Custo de Transação Análise Estratégica Análise Multidimensional Origem Finanças Economia Administração Transdisciplinar Enfoque Custo Transação Estratégica Plural   Ignora custos ocultos de transação. Não considera os ativos intangíveis nas Equações econômicas. A arquitetura do conhecimento de uma atividade terceirizada não é preservada. As críticas são diluídas, mas ainda permanecem. Os pressupostos são os mesmos dos modelos. Críticas Específicas Ignora a obsolescência da Contabilidade de Custo. (Goldratt, 1984). fatores estratégicos do negócio. As competências de hoje não necessariamente serão as competências do amanhã. Os pressupostos são os Ignora a presença de Fornecedores Oportunistas. Competição baseada unicamente em custos. Crítica Geral Visão Estática do Mercado: consideram que as empresas buscam eternas vantagens competitivas sustentáveis (uma posição exclusiva e valiosa)

Modelos de Decisão

Modelos de Decisão

O papel da Controladoria Definir as estratégias que a empresa deve seguir para atingir os objetivos da organização. Decidir terceirizar ou não uma determinada atividade e definir como controlar essa atividade após terceirizada. Garantir que a empresa contratante obtenha bons resultados sem perder o foco em suas atividades-fim.

Abordagem Sistêmica O controle nas organizações Ambiente globalizado Sistema de informações gerenciais Os critérios e métodos de custeio As medidas de eficiência eficácia e produtividade Os preços de transferência

Exemplo Terceiro não, parceiro; "Só não terceirizamos a nossa inteligência“; Core business; Modelo amplo: EDS – aplicativos e datacenter, VIVO e TELEMAR – telecomunicações, UNISYS – computação distribuída e help desk; Ganhos: aumento de receita e lucro, aumento de horas voadas e avanços na participação no mercado; A TAM pôde colocar seu pessoal para tocar todas as áreas que implicam seu negócio, a aviação, e entregar as demais, igualmente fundamentais para a empresa, a cargo de fornecedores.

Exemplo Seu modelo de terceirização visto como benchmark; Controle grande sobre a gestão do contrato; Terceirizar é mais uma questão de gestão do que de tecnologia; Antes: Rede de telecomunicações descentralizada; Depois: administração da TELEMAR – Operação e controle; Resistência da área de telecomunicações Terceirize tudo o que não for a essência do seu negócio. Certamente, você vai encontrar alguém mais especializado que ofereça custos muito menores do que você teria se fizesse em casa." Não deve-se terceirizar a atividade-fim da empresa. Neste caso, o que não for de tecnologia aplicada ao business, tem de ver o que há de melhor no mercado e terceirizar. Por exemplo, a Accenture e a EDS tem profissionais especializados, bem treinados, que investem para prestar serviço. Fibra óptica em muitos trechos das ferrovias deve ser feita com cuidado e com juízo, mas tem de ser encarada; - Escopo bem definido do que terceirizar; Depois: administração da TELEMAR – Operação e controle: telefonia e dados até sistema de videoconferência. - Resistência da área de telecom (entregaria ativos – fibra óptica).

Exemplo Nova visão sobre terceirização; Reassumiu parte das atividades de TI; Rompimento parcial do contrato com a IBM (1999); Mantêm contrato: terceirização de mainframes, base de dados e consolidação de servidores; Motivos: excesso, concorrência e redirecionamento; Estratégia de multisourcing; Outras empresas: - 2004:JP Morgan; - 2005: Sears. Antes entusiasta da tercerização, agora reassume parte das atividades de TI; Rompimento parcial do contrato com a IBM (1999), com duração para 9 anos: US$1.000.000.000,00; Motivos: excessiva terceirização inicial, crescente competição entre fornecedores, redirecionamento de algumas das funções gerenciadas pela IBM para a companhia de offshore Satyam Computer Services; Estratégia de multisourcing – com vários fornecedores; Outras empresas: -2004:JP Morgan: cancelamento de acordo de 7 anos com a IBM -US$5.000.000.000,00; - 2005: Sears: encerramento de um acordo de US$1.600.000.000,00 com a Computer Sciences depois de apenas 11 meses.

Atualidade Terceirização do trabalho do sistema penitenciário; Art. 144 da CF não impede; Terceira: gerir os serviços da unidade prisional - alimentação, vestimenta, higiene, lazer etc; Empresas - reeducação dos detentos, disciplina e acompanhamento das famílias dos presos (CE, BA e PR); Estado: administração da pena. Homem sob o aspecto jurídico; Valorização do presidiário e desestimulação de rebeliões; Terceirizado: R$1200,00 Estatal: R$800,00 Antes a terceirização era vista apenas como redutora de custos, mas é muito mais do que isso, pois se estará lidando com seres humanos de natureza altamente complexa. Discussão sobre a terceirização do trabalho desenvolvido pelo atual sistema penitenciário; Recentes rebeliões, uso de celulares e superlotação dos presídios; Empresas - reeducação dos detentos de várias penitenciárias do País; rigorosas na disciplina carcerária e efetuam acompanhamento das famílias dos presos por assistentes sociais e psicólogos (CE, BA e PR); CF = Constituição Federal O art. 144 da CF - ao dispor que a segurança pública é dever do Estado - não apresenta prescrição impeditiva de implementação de processo de terceirização da administração dos presídios, uma vez que o dispositivo constitucional trata especificamente da polícia ostensiva e da manutenção da ordem pública.

Bibliografia LEIRIA, J.S.; SOUTO, C.F.; SARATT, N.D. Terceirização passo a passo. 2. ed. Porto Alegre: DC Luzzatto, 1993. LEIRIA, J.S.; SOUTO, C.F.; SARATT, N.D. Terceirização - uma alternativa de flexibilização empresarial. São Paulo: Gente, 1996. HORNGREN, C.T.; SUNDEM, G.L.; STRATTON, W.O. Introdução à contabilidade gerencial. 12. ed. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 2004. GUERREIRO, R.; SURENDRA, A.; PEREIRA, C. A. Gain-Sharing in outsourcing relationships: A proposed model. Indonesia: Journal of Accounting-Business & Management, vol. 12, p. 147-162, 2005. FONTANELA, D. O Lado Humano da Terceirização. Editora Casa da Qualidade. www.fgvsp.br www.sindus.com.br www.sebrae-sc.com.br www.planus.com.br www.unitau.br