Ciência, tecnologia e sociedade

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Ciência, tecnologia e sociedade Módulo I - Introdução Análise de textos

Transformando a relação do ser humano com o mundo de Rosemari M. C. F Transformando a relação do ser humano com o mundo de Rosemari M. C. F. Silveira – Prof. (UTFPR) No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região.

Transformando a relação do ser humano com o mundo ... Nesse artigo procuramos refletir como a ciência e a tecnologia vieram se instalando no mundo, quais as concepções e ideologias que estava por trás de todo o desenvolvimento científico-tecnológico.

Transformando a relação do ser humano com o mundo... Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica. Iniciamos falando como tradicionalmente a ciência é vista. Na segunda parte, evidenciamos a origem e disseminação da tecnologia, como ela sofre e causa transformações profundas de caráter político, social, econômico e filosófico na história do século XVII em diante. Por último, falamos da necessidade de se pensar o desenvolvimento científico e tecnológico numa perspectiva social, das modificações que a ciência e a tecnologia vem sofrendo após a Segunda Guerra Mundial e da importância do movimento CTS como impulsionador de questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social.

O conhecimento científico A produção do conhecimento científico é uma atividade racional e humana. Essa atividade, como muitas outras, é influenciada por problemas humanos de natureza variada, como emocionais, políticos, lingüísticos, sociais e religiosos.

Seminário: “Ciência, Tecnologia e Sociedade” 1 - O que se entende por ciência e tecnologia? 2 - Como o atual modelo de ciência e tecnologia foi construído? 3 - Como a ciência é vista pelo paradigma atual? 4 - Como a ciência e tecnologia interfere na sociedade contemporânea 5 - Como refletir sobre o desenvolvimento científico e tecnológico numa perspectiva social? 6– Relacione Engenharia Química e desenvolvimento científico tecnológico. 7 - Análise crítica conclusiva sobre o módulo I

Thomas Kuhn propôs a pensar a ciência com base na produção do conhecimento e os problemas decorrentes. O conceito mais importante que coloca é o do paradigma, o modelo da ciência normal. Para ele durante um tempo, todos os cientistas procuram orientar suas pesquisas com base em um modelo, sob um olhar, de maneira a preservar aquilo que consideram como a verdade científica. O que não se encaixar neste modelo será excluído. Portando, o determinante das normas das ciências é o paradigma aceito pelos cientistas. A revolução científica ocorre quando a maneira de fazer ciência muda completamente.

Paradigma : modelo, padrão Para Thomas Kuhn, o termo é usado em dois sentidos diferentes; de um lado indica toda constelação de crenças, valores, técnicas etc. partilhadas pelos membros de uma comunidade de determinada. De outro, denota um tipo de elemento dessa constelação: as soluções concretas de quebra-cabeças (Kuhn, 1978: 218).

Paradigma : No campo do conhecimento científico, um paradigma É aquilo que os membros de uma comunidade científica partilham e inversamente uma comunidade científica consiste em homens que partilham de um paradigma (Kuhn. 1978: 219)

Para Karl Popper o valor do conhecimento científico não vem da observação de experiências, mas da possibilidade da teoria ser contrariada, ou melhor, falseada. toda afirmação científica é hipotética, ou seja, parte de uma hipótese que uma vez demonstrada está pronta para ser refutada. (Teoria das conjecturas e refutações) Quanto mais uma teoria for falseada, melhor seria ela. Pois, no momento que uma teoria é falseada, o cientista pode melhorá-la ou abandoná-la. Mas enquanto ela não é falseada, permanece o seu valor explicativo. O fundamental é que tenhamos em mente seus limites. Ou seja, de que elas são provisórias e se realizam pela intersubjetividade.