Disciplina : Geografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia do Brasil.
Advertisements

Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Qualidade de vida relacionada à saúde
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
Variações de Longo Prazo no Rendimento Médio dos Homens a partir de Simulações com o modelo de Oferta e Procura Eduardo L.G. Rios-Neto Ernesto Amaral Palestra.
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Criptografia Quântica : Um Estudo
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Qual é a função de um texto literário?
Luiz Carlos Lisboa Gondim
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Trabalho Infantil no Brasil
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Região Nordeste.
INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
Revisão 1º Trimestre º Ano
Introdução à Economia 2ª AULA.
Técnicas de Amostragem
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Pobreza e desenvolvimento
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Aula I. Cultura, escolas e fases metodológicas do processo.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Floresta Equatorial.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
ATUALIZAÇÃO 2004 Aula sobre estatísticas de produção, consumo e exportação Prof. Pedro E. de Felício.
Mario H. Marins Natália Fialho
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Chile República do Chile.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
Edital de Licitação n. 002/2007- Anatel, nas Faixas do IMT-2000 Edital de Licitação - Bandas F, G, I e J Emb. Ronaldo Mota Sardenberg Presidente da Anatel.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Apresentação de Estágio Supervisionado
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
1. Características físicas e naturais
Nordeste Sub-regiões 1- Meio-norte 2- Sertão 3- Agreste
Sistema de Planejamento da Produção
População brasileira IBGE, raça e etnia (1)
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Passagem do Mito ao Lógos no surgimento da filosofia
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
E.
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Introdução à Mecânica Bibliografia:
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro? Prof. Marcelo Costa.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Transcrição da apresentação:

Disciplina : Geografia Assunto : População brasileira

Quem somos A população brasileira resulta de um intenso processo de miscigenação. Inicialmente três grandes grupos formaram o povo brasileiro:os indígenas , os portugueses e os negros africanos. A partir da segunda metade do século XIX, imigrantes europeus e asiáticos vieram compor a população brasileira. Hoje temos na composição da população brasileira índios, brancos, negros, amarelos e mestiços (originários da mistura desses povos).

Antes da chegada dos colonizadores a população indígena que vivia aqui no país segundo pesquisadores superava 1 milhão de habitantes.No censo de 1991 , eram cerca de 360 mil.As condições de trabalho e as doenças trazidas pelos colonizadores foram responsáveis pela morte de grande parte dos índios. Calcula-se que, entre os séculos XVI e XIX (até 1850), cerca de 4 milhões de negros foram trazidos ao Brasil. Eles se concentram nos estados do MA,BA,MG,SP e RJ.Devido às condições socioeconômicas a que foi historicamente submetido, esse grupo apresenta atualmente menores índices de qualidade de vida, sendo muitas vezes vítimas de atitudes discriminatórias ou preconceituosas .

A população branca é formada principalmente por descendentes de europeus que chegaram ao Brasil em diferentes épocas.De acordo com o censo 2010, o grupo banco compõe 47,7 % da população brasileira. Os primeiros europeus que se fixaram no Brasil foram os portugueses seguidos de italianos, espanhóis, poloneses, alemães, entre outros. A população amarela se refere aos grupos de origem oriental (chineses, japoneses , coreanos) e seus descendentes.De acordo com o censo eles compõem pouco mais de 1,1% de nossa população, ultrapassando o número de índios do país. Esse grupo apresenta as melhores condições de qualidade de vida, mas também sofre atitudes preconceituosas

A população caracterizada como parda é resultante do processo de miscigenação e, de acordo com o censo 2000, compreende quase 40% da população brasileira,Em geral as pessoas que compõem esse grupo muitas vezes se autodeclaram morenas ou mulatas.Assim como os negros, grande parte das pessoas desse grupo enfrenta problemas econômicos e, especialmente as mais pobres, também sofrem com atitudes discriminatórias

Grupos africanos no Brasil Calcula-se que, entre os séculos XVI e XIX (até 1850), cerca de 4 milhões de negros foram trazidos ao Brasil. Bantos e sudaneses foram os grupos de negros que vieram para o Brasil.

CONSCIÊNCIA DE RAÇA E COR NÃO É A COR DA PELE QUE ACABA DEFININDO O GRUPO A QUE CADA PESSOA PERTENCE , MAS SIM A CONSCIÊNCIA E A POSIÇÃO QUE ELA ASSUME DIANTE DA SOCIEDADE.

Crescimento vegetativo Para calcular o crescimento populacional de um país , deve-se levar em consideração o crescimento vegetativo ou natural e os movimentos migratórios(imigração e emigração) O crescimento vegetativo ou natural corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade

Fatores que contribuíram para a queda nas taxas de natalidade e mortalidade no Brasil A taxa de mortalidade vem sendo reduzida mais rapidamente do que a taxa de natalidade.Esses índices diminuíram devido à melhoria das condições de higiene e de saneamento básico, ao acesso da população carente à medicina básica(vacinas, medicamentos..),à alimentação e à educação. A partir da década de 1980, os índices de natalidade reduziram significativamente, porque houve uma diminuição do número de filhos por mulher(taxa de fecundidade). Essa queda ocorreu por conta da industrialização e da urbanização que contribuíram para mudar estilo de vida das mulheres.Elas passaram a trabalhar e a usar métodos contraceptivos,o que contribuiu para a queda nas taxas de fecundidade.

População brasileira Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do Brasil é de 190.755.799 habitantes. Esse elevado contingente populacional coloca o país entre os mais populosos do mundo. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar dentre os mais populosos, sendo superado somente pela China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões).

Densidade demográfica

Pirâmide etária A distribuição da população por idade(crianças, jovens, adultos e idosos) e gênero (masculino e feminino) geralmente é representada por um gráfico denominado pirâmide etária

Pirâmides etárias brasileiras

Analfabetismo no Brasil

População Economicamente Ativa O conjunto de pessoas que está trabalhando ou está à procura de trabalho é denominado (PEA) população economicamente ativa. Os tipos de atividades de um país estão distribuídos em setores da economia:o setor primário, que corresponda às atividades agropecuárias e extrativas;o setor secundário, que engloba as atividades industriais, e o setor terciário, que corresponde ao comércio e aos serviços.

Expectativa de vida da população do Brasil

Que motivos levam às migrações? O que é migrar? O ato de migrar é complexo e envolve desejos, sofrimentos e esperanças. Ao longo da história, podemos citar exemplos que envolveram tais aspectos. Os milhares de escravos que foram trazidos à força para o Brasil durante o período colonial.

Imigração no Brasil A falta de perspectiva, a miséria,o desemprego e a possibilidade de construir um futuro promissor foram responsáveis pela saída de um grande número de europeus em direção à América,ao longo dos séculos XIX e XX. Apesar da diminuição no fluxo de imigrantes, ainda hoje muitos estrangeiros vêm morar no Brasil, sobretudo sul-americanos e coreanos. Atualmente o número de imigrantes e emigrantes se equivalem.

Tipos de migrações Migrações forçadas Migrações espontâneas Migrações externas Migrações internas

Imagens de migrações forçadas Cubanos fugindo para Miami (Estados Unidos)

Migrações Internacionais As migrações internacionais são deslocamentos que ocorrem de um país para outro. Os países ricos têm se armado de instituições que possam vigiar e impedir a entrada de estrangeiros em seus territórios Os E.U.A são muito rigorosos em suas embaixadas com a emissão de vistos de entrada no país. O país construiu um muro enorme na fronteira com o México, vigiado por policiais e câmeras, a fim de impedir a entrada de latino-americanos. Na década de 70, iniciou-se no país um movimento de saída de brasileiros.Nessa época o preço da terra no Brasil era alto e muitos agricultores brasileiros começaram a comprar terras em países vizinhos , mais baratas que as daqui.O Paraguai foi o principal destino desse tipo de migração conhecida como migração de fronteira;mais de 300 mil brasileiros foram para lá morar e plantar soja.São os chamados “brasiguaios “

Migrações internas As migrações internas são deslocamentos populacionais que ocorrem dentro do país. As migrações internas podem ser classificadas em:êxodo rural(do campo para a cidade),intra-rural(de uma área rural para a outra) interurbanas(de uma cidade para a outra) e intra-urbanas(quando acontecem dentro da mesma cidade. Migrantes do Sul:outro fluxo migratório importante é o de gaúchos e paranaenses, sobretudo a partir da década de 1960, para as frentes pioneiras, áreas de florestas e matas que são desmatadas para cultivo, principalmente o da soja.As frentes pioneiras são chamadas também de fronteiras agrícolas.