Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen
Motivação política... A PCSC insere-se no contexto dos movimentos políticos que efervesceram a sociedade brasileira no final do século XX. Insere-se no contexto da educação brasileira, particularmente nos movimentos de reconfiguração dos currículos escolares com a perspectivas de superação das subalternidades. Ancora-se no pensamento marxista que entra nas Universidades, inicialmente pelos textos de Gramsci, revelando possibilidades de articulação da educação com a política.
Motivação pedagógica... O pensamento pedagógico de matriz socialista indicava o caminho para a transformação do modelo vigente; A abordagem histórico-cultural apresentava-se como alternativa de compreensão e consequente transformação dos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. As abordagens sociológicas de currículo apontavam para a superação de uma concepção técnica presente nas políticas educacionais.
A condição objetiva... A vigência, em SC, de um governo de centro-esquerda; Um grupo de educadores da SED com formação acadêmica em bases teóricas do materialismo histórico e dialético; Uma rede disposta a construir uma nova alternativa educacional e curricular;
O primeiro produto do trabalho coletivo ...
O segundo produto do trabalho coletivo ...
Outros produtos decorrentes do trabalho coletivo ...
O terceiro produto do trabalho coletivo ...
Elementos que marcam o percurso... A consolidação de uma política curricular “DE ESTADO”; A percepção de educadores que concebem a PCSC como PATRIMÔNIO COLETIVO DA REDE; A legitimação político-pedagógica da opção teórica assumida nestes 25 anos.