COMO ENTENDER O CLIENTE?

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Transcrição da apresentação:

COMO ENTENDER O CLIENTE? AMBIENTE DE MARKETING MIX DE SERVIÇOS SEGMENTO

AMBIENTE DE MARKETING O Ambiente de Marketing é constituído pelo ambiente tarefa e pelo ambiente geral; Ambiente Tarefa – participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção de ofertas; Ambiente Geral – constituído de seis elementos: demográfico, econômico, natural, tecnológico, político-legal e sócio cultural;

SERVIÇOS Para Kotler (2004), serviço é algo essencialmente intangível, onde uma parte pode oferecer para outra, mas sem possui propriedade de nada. Um serviço pode ou não ser de um produto tangível.

VARIÁVEIS DE MARKETING CONTROLÁVEIS SERVIÇOS Elementos do Produto + Lugar e Tempo Processo Produtividade e Qualidade Pessoas Promoção e Educação Evidência Física Preço e Outros Custos do Serviço = 8P’S

ANALISE SWOT - ORIGENS Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise; Segundo PÚBLIO (2008) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School : Kenneth Andrews e Roland Christensen; TARAPANOFF (2001, p. 209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe (um conselho) de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.)

ANALISE SWOT – O QUE É A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário focar nos pontos principais da empresa. A sigla SWOT representa a primeira letra das palavras, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa. Oportunidades e Ameaças são fatores externos.

ANALISE SWOT

ANALISE SWOT FATORES INTERNOS Um ponto forte de sua empresa poderia ser: Vasto conhecimento em marketing, especializado na área. Um novo produto ou serviço inovador. A localização da empresa. Qualidade dos processos e procedimentos. Qualquer outro aspecto que adicione valor ao seu produto ou serviço. Um ponto fraco da sua firma poderia ser: Falta de conhecimento em marketing. Produtos ou serviços semelhantes (ex. Em relação a seus competidores). A localização do seu negócio. Baixa qualidade de seus produtos ou serviços. Uma reputação duvidosa.

ANALISE SWOT FATORES EXTERNOS Uma oportunidade para seu negócio poderia ser: Um mercado em desenvolvimento, por exemplo: a internet. Fusões, junção entre empreendimentos ou aliança de estratégias. Mudança para novas áreas do mercado, às quais oferecem melhores lucros. Um novo Mercado Internacional; Uma vaga no Mercado causada pela ineficácia da competição. Uma ameaça para seu negócio poderia ser: A entrada de um novo competidor em sua area empresarial. Guerra de preços com competidores. Um competidor tem um novo produto ou serviço inovador. A competição possui um melhor acesso aos canais de distribuição. Taxas são introduzidas ao seu produto ou serviço.

LINKS Associação Brasileira de Bares e Restaurantes http://www.abrasel.com.br/ Soluções em FoodService http://www.colibri.com.br/ Mundo da tecnologia http://geracaotec.sc.gov.br/?cat=5

LINKS Uso de aplicativos em restaurantes http://oglobo.globo.com/rio/rio-gastronomia-2013/restaurantes-investem-em-aplicativos-para-tornar-experiencia-do-cliente-mais-interativa-9327698 http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/11/aplicativos-localizam-restaurantes-e-pedem-comida-via-internet.htm http://www.mobiletime.com.br/25/07/2013/restaurantes-ganham-aplicativo-pre-pronto-para-delivery/348717/news.aspx http://www.promoinsights.com.br/materias/detalhes.asp?mat_id=191 http://vejasp.abril.com.br/materia/bares-restaurantes-tablets-aplicativos