UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY MESTRANDA INGRID RÉGIA ORIENTADOR: MARCOS BRANDÃO.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY MESTRANDA INGRID RÉGIA ORIENTADOR: MARCOS BRANDÃO

 O que é? Nos possibilita ampliar o que consideramos como formas de aprender, de acordo com as competências e habilidades pessoais do indivíduo.

Os estilos de aprendizagem de acordo com Alonso e Gallego (2002), são rasgos cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis de como os alunos percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem. 

Estilo Pragmático: aplica a idéia e faz experimentos. Estilo Reflexivo: Atualiza dados, estuda, reflete e analisa Estilo Teórico: é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, busca a estrutura, sintetiza; Estilo Ativo: Valoriza dados da experiência,entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil

 Como as pessoas aprendem no virtual?  Como as pessoas aprendem no Cyberespaço?  Quais as características desse espaço que influenciam no estilo de aprendizado?

Estilo de estruturação e planejamento do espaço virtual Estilo concreto e de produção no espaço virtual Estilo de busca e pesquisa no espaço virtual Estilo de uso participativo no espaço virtual Estilos de uso do espaço virtual

 Personalizado, indvidualizado e temporizado.  Design Instrucional. (transformar o conhecimento em informação, video imagens e pequenos bits de dados)  Estruturação de Ambientes de Aprendizagem.  Construção de materiais (hipermídia).  Busca, organização e uso da informação.  Metodologia didático pedagógica (interativa e  participativa).

ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. Aprendizaje y ordenador. Madrid: Dykinso ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendiza procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, MELARÉ, D. V. B. Tecnologías de la Inteligencia: gestión de la competenc pedagógica digital. Madrid: Popular, ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. (2002) Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero. BARROS; D. M. V. ( 2011) Estilos de Aprendizagem e o uso das Tencologias Coleção Colearn, Mato Grosso: KCM. ( no prelo) GARCÍA CUÉ, J. L. (2006) Tecnologías de la Información y Comunicación en Formación del Profesorado. Tesis Doctoral. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.