Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua.
Políticas para Diversidade Cultural no Brasil
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Aguardando foto oficial Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
Gestão Orientada para Resultado
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Arquitetura de Sistemas de Informação
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil
ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS (MARIA DAS GRAÇAS RUA) A) CONFLITIVIDADE DO SOCIAL, DEMANDAS E POLÍTICAS PÚBLICAS I As sociedades modernas têm como principal.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
O TCU na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor Terceiro Setor: significado e potencialidade.
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
A ATUAÇÃO DO TCU NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DO CONTROLE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR Ministro Ubiratan Aguiar Diálogo Público/2006.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-RO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
CONTROLE EXTERNO Convencionou-se denominar de Controle Externo a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração.
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
1 I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas em Recursos Hídricos Brasília, Setembro de 2004 Workshop 2 Regulação de Serviços Públicos Jerson Kelman.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
Destinação Adequada de Pneus Inservíveis
Ricardo Carneiro Áreas de Preservação Permanente
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
MINERAÇÃO EM APPs Proposta de Resolução CONAMA Elisabeth Elias Bohm Ministério de Minas e Energia 18 de abril de 2005.
PL 757/2011 Política Nacional de Cultura Viva Contribuições da SCDC/MinC e IPEA set/2012.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA COMO PARTICIPAR Aula 2 TANIA R. MENDES ATL – DPL/DC.
Legislativo, Democracia e Liberdade Seminário. Legislativo e Sociedade: uma perspectiva educacional Rildo Cosson.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
Administração de Sistemas de Informação
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015 Glória Maria da Silva Melo Gestora Governamental - SEPLAN Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral – SEPLAN-MT.
Transcrição da apresentação:

Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Legislação educacional geral e específica em EPT, políticas públicas em EPT e proposta pedagógica institucional Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Edson Maciel Peixoto Indiana Reis da Silva Becevelli 1

Estado e Políticas Públicas Reflexões iniciais Estado Moderno (Jacques Le Goff; Norberto Bobbio) Políticas Públicas: diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado.

Consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos. Políticas públicas A sua dimensão 'pública' é dada não pelo tamanho do agregado social sobre o qual incidem, mas pelo seu caráter "imperativo” . 3

Políticas Públicas - conceito Implica considerar os recursos de poder que operam na sua definição e que têm nas instituições do Estado, sobretudo, na máquina governamental, o seu principal referente. (AZEVEDO, 2000, p. 5)

Políticas Públicas - conceito Um conjunto de ações e omissões que mostram uma determinada forma de intervenção do Estado em relação a uma questão que receba atenção, interesse ou mobilização de outros atores da sociedade civil. A partir desta intervenção pode-se inferir uma determinada direção, uma orientação normativa, que possivelmente afetará o curso do futuro processo social até então desenvolvido em torno da questão". (OSZLAK, Oscar e O'DONNELL, Guillermo. 1981. tradução nossa)

POLÍTICAS PÚBLICAS: origem Estado Classe Dominante Classe Dominada

POLÍTICAS PÚBLICAS: formulação Grupo representativo dos dominados Grupo representativo dos dominados Grupo representativo dos dominantes Grupo representativo dos dominantes Formulação das Políticas Públicas

Movimento de articulação Mecanismos de seletividade POLÍTICAS PÚBLICAS: articulação e seletividade Movimento de articulação Estado Parlamento Mecanismos de seletividade

POLÍTICAS PÚBLICAS Políticas de Estado Políticas de Governo Constituição e Leis Decretos, Portarias, Resoluções, Programas e Projetos. Garantia de financiamento e continuidade. Concessões