EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Pedagogia da pesquisa-ação
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Conceitos de Educação a Distância
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Escolhendo o nosso Futuro
Tecnologia e Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Educação à Distância e suas Tecnologias
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Introdução à Educação à distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CURSO: Licenciatura em Educação Física
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS TUTORES PARA A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD ANA MARIA OLIVO EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES LUIZ BOSCHILIA V ENFOC UNINTER – PR Medianeira 2008

INTRODUÇÃO O contexto moderno exige que se façam mudanças e ajustes formais, buscando novas respostas que os sistemas produtivos e educativos tradicionais não são capazes de fornecer totalmente.

INTRODUÇÃO A transição da Sociedade Rural, Sociedade Capitalista e agora Pós Capitalista para Sociedade do conhecimento, tem levado as instituições de ensino a buscarem cada vez mais novas formas de melhorar a busca pelo conhecimento, as quais devem estar adequadas aos novos conceitos entre educação e trabalho, proporcionando novos saberes de forma permanente durante todo o processo da vida.

INTRODUÇÃO Com isso, a aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor das organizações, com todas as tecnologias disponíveis, abrindo cada vez mais espaço para a Educação à Distância, que vem se apresentando como uma excelente ferramenta e oportunidade para a qualificação profissional, pois sua metodologia quebra as barreiras físicas e temporais existentes na educação tradicional.

A EAD (Educação a Distância) também tem sofrido suas transformações ao longo do tempo, cada vez mais ela deixa de ser uma atividade isolada para uma atividade que passa a ser em grupos, reforçando as relações entre alunos, tutores e toda comunidade educacional, exigindo cada vez mais a formação de uma equipe de educadores qualificados e envolvidos no processo em busca da excelência da qualidade de educação, a qual deve estar sintonizada com as necessidades da educação moderna.

INTRODUÇÃO A EAD exige cada vez mais a formação de uma equipe de educadores qualificados e envolvidos no processo em busca da excelência da qualidade de educação, a qual deve estar sintonizada com as necessidades da educação moderna.

Com a expansão da EAD no atual contexto do país, torna-se importante voltar os olhos para a melhoria na qualidade dessa forma de ensino, uma vez que o próprio MEC hoje é um dos incentivadores da EAD, reconhecendo-a com uma grande alternativa de inclusão social.

Mesmo sendo designada “à distância”, é de primordial importância a figura do tutor, de forma a compensar as distâncias geográficas que os alunos tem dos professores, ou mesmo fazer um elo entre o componente humano e a tecnologia.

A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS A EAD (Educação a Distância) já está entre em vigor há mais de um século. Ela tem marcado sua presença fazendo uso de diferentes tecnologias, desde o material impresso, passando pelo rádio, a televisão, até chegar aos computadores.

A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS ANOS 80 - novas tecnologias de informação e comunicação invadiram as sociedades globais, causando considerável impacto sobre o trabalho, a educação, a saúde, a cultura e demais atividades da sociedade.

A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS ANOS 90 – grande ritmo de mudanças causadas pelo desenvolvimento no setor das comunicações e das tecnologias de informação, sobretudo nas camadas médias e superiores da população do nosso país. As atividades culturais, políticas e econômicas, particularmente estas últimas, têm se beneficiado desses avanços tecnológicos.

A EAD NO CONTEXTO ATUAL DO PAÍS Sabe-se que a EAD se apresenta hoje como uma modalidade de educação que possibilita a inovação dos procedimentos de ensino, o desenvolvimento de uma educação extra-escolar que se utilizam os diversos meios eletrônicos de comunicação, possibilitando o acesso de novos públicos em locais distantes e dispersos geograficamente.

EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Enfim, a EAD se apresenta na esfera pedagógica como mais uma opção metodológica que, por ser relevante, merece a nossa atenção. Traz consigo características próprias que impõem a necessidade de novas aprendizagens por parte de quem a planeja, desenvolve e avalia.

EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O ensino e a aprendizagem que acontecem no processo educativo a distância possuem muitas características distintas das identificadas na educação presencial.

EAD – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a Distância tem essa potencialidade, possibilitando a milhões de excluídos realizar seus sonhos, como também formar cidadãos que saibam decidir suas opiniões, com capacidade crítica, transformadora e de alfabetização política.

A Formação do Conhecimento em EAD O conhecimento pode ser explícito, o qual compreende o conhecimento na linguagem formal, adquirido por meios pedagógicos e o conhecimento tácito, o qual está vinculado a experiência individual e que envolvem fatores intangíveis, adquiridos no processo de socialização.

A Formação do Conhecimento em EAD Em todos os processos e nas práticas do ensino e da aprendizagem coexistem pelo menos duas condições. é preciso que uma das partes queira “aprender” e construir novos conhecimentos, e que a outra queira compartilhar e ensinar.

A Formação do Conhecimento em EAD O conhecimento formado a partir das metodologias em EAD, tem representante um importante papel de inclusão social, seja para aquelas pessoas que ainda irão adentrar ao mercado de trabalho, como para aquelas que precisam constantemente se atualizarem, atendendo ás expectativas e exigências do mercado global.

O Papel do Tutor Isso tudo implica aos educadores, não somente o papel de buscar e transmitir o seu saber, mas o de estimular a busca individual e coletiva das informações, auxiliando os alunos a construir o conhecimento.

O Papel do Tutor Ao educador que agora faz o papel de tutor cabe a tarefa de romper os padrões da educação tradicional, o que requer uma mudança gradativa em seu modo de pensar e em sua forma de agir, processo este que não é nada fácil.

O Papel do Tutor A missão do tutor é capacitar o aluno para que ele mesmo busca seu conhecimento sobre os assuntos abordados, deve estar atento às necessidades e solicitações, precisa estar sempre focado na aprendizagem do aluno, lembrando sempre que ele é o centro do processo.

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM EAD Existem várias formas de tecnologia que foram inventadas e que causaram forte impacto na educação, entre elas: a fala baseada em conceitos, a escrita alfabética, a imprensa, telefone, fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador, softwares educacionais, Internet e suas várias inovações.

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM EAD O material impresso ainda é um elemento fundamental, inclusive nos meios onde a alta tecnologia pareça ser o ponto central da questão. O material impresso deve apresentar características diferenciadas para promover um diálogo entre aluno e texto.

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM EAD As utilizações dos recursos tecnológicos por si só não garantem a melhoria na qualidade da educação. O que precisa estar interligado a este processo é o uso combinado da tecnologia, metodologias de ensino e a constante formação dos professores e tutores para que tenham as competências necessárias para desempenharem seu novo papel: o de facilitadores da busca do conhecimento.

CONCLUSÃO O processo de aprendizagem em EAD é realizado através de Núcleos Didáticos e ampliado mediante consulta de leituras, pesquisas, investigações das bibliografias recomendadas pelos próprios professores nas tele aulas, permitindo ao aluno um aprendizado de qualidade.

CONCLUSÃO O tutor precisa compreender sob outra ótica o processo de ensino-aprendizagem, o que torna sua participação indispensável em sistemas de EAD, devido à existência do contato humano ser necessário, para que o aluno tenha uma educação individualizada e cooperativa, tendo apoio e orientação, colocando à sua disposição os recursos que permitam a busca de sua autonomia na construção do seu conhecimento.

Todos os aspectos anteriormente abordados levam à reflexão que ensinar a distância é muito diferente de ensinar presencialmente, mesmo para professores com larga experiência em ensino. São necessárias diferentes habilidades de apresentação da informação e de planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente. Além do mais, é necessário dominar o meio ou o sistema de transmissão da informação adotado.