UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
1º encontro de formação – 23/03/2010
Etapas de uma Sequência Didática
Didáctica da Matemática
AVALIAÇÃO DO SITE EDUCACIONAL : WWW. EAPRENDER. COM
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Liliani Lecco Dettogni
TECNOLOGIA AUTOR: JAIRTON MAURO RECH.
Actividade 3 – trabalho de grupo Analise uma ferramenta ou recurso TIC
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Professora Simone Araujo Silva
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Orientações para escolha do Livro Didático /2015
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
Orientação Educacional
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
III Encontro de Boas Práticas
Estratégias informais de cálculo
O Cálculo Mental no Currículo
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Velocidade CIÊNCIAS Módulo – Inércia - Movimento
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
ELAINE CRISTINA DIOGO DELLAMONICA
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
ANA MARIA FERNANDES FORTES
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Sentido de Numeramento
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Projeto Integrador Apresentação
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Maria Helena Mancuzo Cozzi
UME ANTONIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
CONTOS DE FADAS PROFESSORA VANESSA ALVES DI PETO
HÁBITOS DE HIGIENE KATIA CRISTINA DA COSTA
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Módulo Conexão do Saber
AS CORES Maria Fernanda M. Pieruzi.
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
MARISA RODRIGUES PINHO
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Matemática Aprendendo Matemática
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa.
PROFª Leila de Souza Ganem
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
UME OLAVO BILAC MATEMÁTICA
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PROFª. Leila de Souza Ganem
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Silvana Lamas Alves Ana Paula Guerreiro UME João Papa Sobrinho 3º ano
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
MATEMÁTICA Adenilda Rozete Costa Goes Genivalda Souza da Costa
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
NUTRIÇÃO E VIDA SAUDÁVEL UME LOURDES ORTIZ
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO ProfªJaqueline J.E.B.Quarterone Profª Maria Silvia Alves de Souza

Objetivos Aumentar a capacidade de iniciativa dos alunos, fazendo com que explorem de maneira rápida, diferentes formas de resolverem um problema; Desenvolver estratégias de cálculo aproximado; Valorizar a importância e utilidade do cálculo em determinadas situações da vida cotidiana;

CONTEÚDO Características do cálculo mental e as diferenças e semelhanças dessa estratégia em relação aos algoritmos convencionais.  Conhecimentos envolvidos no processo de cálculo mental. 

Orientação Didática Propor algumas contas e problemas, registrando algumas resoluções criadas pelos alunos no quadro; Discussão sobre as estratégias, para permitir que todos aprendam e descubram novas maneiras de pensar; Acesso ao site do Conexão do Saber e realização das atividades propostas pelo módulo “Cálculo Mental”

Referências <http://revistaescola.abril.com.br/calculo-mental/> <http://www.exercicios-de-matematica.com/> <http://www.conexaodosaber.santos.sp.gov.br:8080/gestao_conteudoWeb/sigm/conexaoSaber/jsp/gestao_conteudo/menu.faces>