PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
Advertisements

Processo Legislativo Aula 5 – Instrumentos: Portal da ALESP ILP - Instituto do Legislativo Paulista Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Edna.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
O PODER DE LEGISLAR E O PROCESSO LEGISLATIVO.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
O Papel do Vereador Prof. Ludovikus Moreira
Organização Política e Administrativa de Portugal
Direito Constitucional I
Portal da ALESP e o Processo Legislativo
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: VISÃO GERAL Tania Rodrigues Mendes Analista Legislativo Secretária da Comissão de Fiscalização e Controle.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
Tramitação das peças orçamentárias na CMBH Gisela Torquato
Contexto de atuação do CME
Encontro Estadual de Formação
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
Instituto Nacional de Identificação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
DIREITO CONSTITUCIONAL
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Economia Pública Aula 8a
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
P ORTAL DA ALESP E O P ROCESSO L EGISLATIVO ALESP/DIDO/DDO Divisão de Desenvolvimento Organizacional Frederico Bortolato – Equipe Técnica do Portal.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Debate Institucional Forma de governo
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
COMISSÕES – FASE DE INSTRUÇÃO DO PROCESSO LEGISLATIVO Tania Rodrigues Mendes Analista Legislativo Secretária da Comissão de Fiscalização e Controle Coordenadora.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Prof. Ms. Edilberto Ponce Braconi
A LEI JURÍDICA.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Desempenho Legislativo em Números Um estudo sobre a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Corrêa de Mello.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Tania Rodrigues Mendes – Agente Técnico Legislativo – Divisão de Proposições Legislativas/Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP Instituto do Legislativo Paulista Curso de Processo Legislativo

OBJETIVOS DA AULA Indicar o sentido político do processo legislativo Iluminar as relações entre os atos do processo legislativo e: Estado Democrático de Direito O Perfil e as bases dos mandatos Os cidadãos em geral Os demais Poderes de Estado Identificar oportunidades e formas de participação da sociedade.

PROCESSO LEGISLATIVO É Conjunto de atos realizados pela Assembléia, visando a elaboração das leis de forma democrática, ordenados conforme as regras definidas em acordo pelas partes da sociedade, representadas, proporcionalmente, através do processo eleitoral e expressas na Constituição e no Regimento Interno.

CONDICIONANTES POLÍTICOS DEMOCRACIA REPRESENTATIVA BASE DO MANDATO/BASE ELEITORAL PERFIL DO MANDATO/PARTIDO DEMOCRACIA DIRETA – INCIATIVA POPULAR CONSENSO – INTERESSE PÚBLICO

PRERROGATIVAS DO LEGISLATIVO LEGISLAR/DEMOCRACIA – Apresentação, discussão e deliberação de proposições legislativas instituindo normas: Projetos de leis, moções, emendas, etc FISCALIZAR/REPÚBLICA – Verificar a execução das ações e atos da Administração: Balanço do Estado, Contas, cumprimento dos objetivos institucionais, execução orçamentária, realização de diligências, etc

DE PROJETO A LEI TRANSFORMAR EM INTERESSE PÚBLICO (DE TODOS) ALGO QUE SE INICIA COMO PROPOSIÇÃO DE UMA PARTE DOS CIDADÃOS RITUAL QUE GARANTE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E REPUBLICANO

FLUXO BÁSICO DAS AÇÕES CARACTERÍSTICAS Fluxo informacional – idéias e propostas Não burocrático Intangível Metabolismo político – exige tempo Sistemas de apoio – rastreabilidade e democracia

PASSOS APRESENTAÇÃO/PUBLICAÇÃO VERIFICAÇÃO DE LEGALIDADE E CONSTITUCIONALIDADE ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO TEMA NECESSIDADE E IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS PARA A APLICAÇÃO DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO PROMULGAÇÃO OU VETO

PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS ESPAÇOS POLÍTICOS ÂMBITO DO ESTADO – PODER ÂMBITO DO MANDATO – “GOVERNO” FORMAS AUDIÊNCIAS EMENDAS NOTAS TÉCNICAS CONTATO COM BASE DOS MANDATOS PORTAL DA ALESP

ATORES DEPUTADOS CIDADÃOS FUNCIONÁRIOS ORGANIZAÇÕES PARTIDOS POLÍTICOS LIDERANÇAS COLÉGIO DE LÍDERES

DESAFIOS NECESSIDADE DE TEMPO PARA CONSTRUIR O CONSENSO VERSUS EXIGÊNCIA DE RAPIDEZ PELA SOCIEDADE CULTURA AUTORITÁRIA VERSUS EXIGÊNCIA DE ADMITIR O CONTRADITÓRIO E O DIFERENTE CRESCENTE COMPLEXIDADE DAS AÇÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS VERSUS ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES

CONTATO TANIA RODRIGUES MENDES trodrigues@al.sp.gov.br Agente Técnico Legislativo da Divisão de Proposição Legislativas, do Departamento de Comissões – DPL/DC – tel.: 3006-6373 Coordenadora do Comitê do Portal – Ato nº 05/2005, da Mesa