Psicopatologia da Inteligência

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1 INTELIGÊNCIA Elie Cheniaux. 2 Introdução A inteligência é um conceito que quase ninguém consegue definir de modo definitivo ou pelo menos amplamente.
Transcrição da apresentação:

Psicopatologia da Inteligência Rozana Francisquini Psiquiatria FMIt

Considerações Admitem-se muitas definições , todas insatisfatórias. A inteligência humana está estreitamente ligada à vida afetiva e os rendimentos intelectuais dela dependem. A afetividade não modifica a estrutura cognitiva Alfred Binet : Quociente de Inteligência(QI) Escalas Wechler : Nível desempenho intelectual

Definições Básicas Inteligência: Totalidade das habilidades cognitivas do indivíduo , a resultante, o vetor final dos diferentes processos intelectivos. Capacidade de identificar e resolver problemas novos. Habilidades intelectivas que com o mínimo de esforço empregado se obtém o máximo de ganho ou de rendimento funcional Capacidade de abstração ou de formar raciocínios abstratos , descobrir princípios e regras gerais , compreender símbolos , metáforas , parábolas.

Desenvolvimento da Inteligência na Criança segundo Jean Piaget 1) Período Sensório motor: ( 0 a 2 anos) Estruturas mentais se restringem ao domínio dos objetos concretos Fase inicial: Atividades reflexas congênitas Não apresenta o pensamento propriamente dito Não há linguagem ou função simbólica ou representação Imitação essencial para desenvolver a cognição Egocentrismo

Desenvolvimento da Inteligência na Criança segundo Jean Piaget 2) Período pré-operatório: ( 2 a 7 anos) Domínio dos símbolos e desenvolvimento da linguagem , sentimentos interpessoais e relações sociais. O brincar : desenvolvimento cognitivo Capacidade de representação: significado Surgem a linguagem , as imagens mentais, os gestos simbólicos Inteligência baseada na “meia lógica”

Desenvolvimento da Inteligência na Criança segundo Jean Piaget 3) Período Operatório-Concreto: (7 a 12 anos) Pensamento lógico: Operações Intelectuais Concretas Socialização : cooperação social O sistema de pensamento , de símbolos e relações puramente abstratos não estão plenamente desenvolvidos

Desenvolvimento da Inteligência na Criança segundo Jean Piaget 4) Período Operatório Formal: (12 a 16 anos) Domínio do pensamento abstrato Funcionamento mental e cognitivo do “mundo adulto” Capacidade de analisar o próprio pensamento em relação ao dos outros . Sistemas lógicos e abstratos mais desenvolvidos do pensamento.

Conceito de Inteligência Gardner = Inteligências múltiplas(1993): Capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados pela comunidade. Variedades de inteligências distintas relacionada ao ambiente cultural do indivíduo Binet = Quociente de Inteligência(QI): Média populacional=100 Desvio padrão=15 De 85 a 110=68% da população Maior 120=superior / Maior 130=muito Superior

Howard Gardner: 7 tipos de Inteligência Lógico – matemática: Cientistas , físicos ,matemáticos Linguistica : idiomas , escritores,poetas Espacial: Pilotos , motoristas de taxi Musical : cantores , músicos Corporal- cinestésica : atletas ,bailarinos , mímicos Interpessoal Intrapessoal Outras:Pictórica,naturalista,existencialista

Sistema 1992/2002 AAMR : Associação Americana de Retardo Mental AADID: Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento Proposta de mudança do conceito de deficiência: “ Condição caracterizada por limitações significativas do funcionamento intelectual e na conduta adaptativa às habilidades práticas , sociais e conceituais”.( Com início antes dos 18 anos de idade)

Deficiências cognitivas Cognitivo : latim cognocere = conhecer,aprender Causas de Deficit Cognitivo: Desenvolvimento psicopatológico: Deficiência intelectual Perda da capacidade cognitiva anteriormente existente: Demências Prevalência: 3 a 5 % da população geral

Deficiências cognitivas Inteligência limítrofe : Não são considerados deficientes mentais QI=70 a 85 Muitos não revelam dificuldades especiais na vida,apenas com exigências cognitivas mais complexas e sofisticadas. Adaptações ao ambiente escolar

Deficiências Mentais 1) Deficientes Mentais Leves ou Educáveis: Antes chamados de débeis mentais Representam 85% dos casos de deficiência QI= 50 a 69 Idade mental adultos = 9 a 12 anos Usam a fala adequadamente Independentes nas AVDs Dificuldades : conceitos abstratos complexos, raciocínio lógico , problemas matemáticos , etc

Deficiências Mentais 2) Deficientes mentais Moderados ou Treináveis: Antes chamados de imbecis. Representam 10% dos casos de deficiências QI= 35 a 49 Idade mental adulto= 6 a 9 anos Desenvolvimento neuropsicomotor lentificado ou imcompleto: Linguagem e compreensão. Aquisição escolar limitada,dependência Capazes de realizar tarefas simples com supervisão

Deficiências Mentais 3)Deficiências Mentais Graves ou Não-treináveis Antes chamados de idiotas Representam de 3 a 4% dos casos de deficiências. QI = 20 a 34 Idade Mental do adulto: 3 a 6 anos Incapazes de cuidar de si próprios e de executar mesmo as menores tarefas Cuidados institucionais especializados Afecções , lesões ou mal formações cerebrais graves Sobrevida diminuída