CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL Introdução à Auditoria Prof. Mestre Eng. Marcos A. Riguetti
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL SISTEMA DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL CICLO DA QUALIDADE ESTRUTURA DO SISTEMA DA QUALIDADE DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA AUDITORIA DO SISTEMA ANÁLISE CRÍTICA E AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL Exercido em todas as atividades relativas à qualidade de um produto, ou serviço. Estrutura do sistema da qualidade Definida pela alta administração, em termos de: Responsabilidade e autoridade pela qualidade; Estrutura organizacional; Recursos e pessoal Procedimentos operacionais
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL Documentação do sistema Para caracterização de diretrizes e práticas referentes ao exercício das atividades da qualidade, representado por: Políticas e procedimentos da qualidade; Manual da qualidade; Planos da qualidade; Registros da qualidade.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL Auditoria do sistema da qualidade Todas as entidades integrantes do sistema da qualidade devem ser auditadas, com a avaliação da segurança, eficácia, eficiência e cumprimento a regulamentações com que os objetivos da qualidade estabelecidos sejam atingidos. Momentos da auditoria do sistema da qualidade: Plano de auditoria; Execução da auditoria; Relatório e acompanhamento dos resultados da auditoria.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL Análise crítica e avaliação do sistema de gestão da qualidade; análises críticas com avaliações completas incluindo: Resultados/produtos finais das auditorias realizadas; Caracterização do nível de eficácia global do sistema de gestão da qualidade; Considerações para otimização do sistema de gestão da qualidade.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL Funções Organizacionais Conceitos Qualidade Planejamento Execução Controle Auditoria Programas da qualidade Objetivos/ recursos Aplicação dos recursos Avaliação do Planejado com o realizado Revisar resultados obtidos com os declarados Pontos de revisão da qualidade Formatação seus recursos integrante Atuação junto aos processos Acompanhar o desenvolvimento das ações Avaliação da importância do PRQ Ações da Qualidade Implantação Cumprir metodologia Confrontar práticas realizadas Verificar o alcance do impacto obtido Indicadores da qualidade Estabelecer os indicadores de qualidade Medir IQ`S Correlacionar as medidas alcançadas com os padrões Contestar nível de aderência IQ a AQ e PRQ