Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Apresentando.
ESPORTE & EDUCAÇÃO.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
A Difícil Arte de Ensinar
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Dicas de como orientar seus estudos
Aprender ao Longo da Vida
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Inteligências Múltiplas
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Informática na Educação
Marcos Alexandre Barros
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Esta apresentação está preparada
Projeto Educar para a vida
REDE DE ENSINO ESTADUAL
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Inteligências Múltiplas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Resiliência (etapas 2 e 3)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
TURNO INTEGRAL MARISTA
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
HÁBITOS DA MENTE.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  Dos 20 aos 60 anos, a negativização sobre a autoimagem é constante. E, essa faixa etária, atualmente.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO MEDIATIZAÇÃO: DA TECNOLOGIA À COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL Disciplina: Didática II Profª Aldeci Calixto Aluna: Valéria Tavares Período:
Inteligência Emocional
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Informática na Educação
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Aprendendo a Dança da Vida
O computador como Meio e como Fim...
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
vídeo
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação formal, cada vez é maior e somente maior o peso das expectativas de desempenho do rendimento escolar (notas), que inibe os processos criativos. O medo de errar e o compromisso com o êxito estimulam a criança a percorrer os caminhos sugeridos pelo sistema.

O QUE AS ESCOLAS DEVERIAM FAZER? Muitas das vezes em sala me perguntei: Por que tantos conteúdos programáticos e onde usá-los de forma prática? Essa pergunta me instigou a estudar novas formas de ensinar.

A revista Isto É publicou entrevista do repórter Camilo Vannuchi A revista Isto É publicou entrevista do repórter Camilo Vannuchi. O entrevistado foi o médico psiquiatra Roberto Shinyashiki, o qual disse: “... O que as escolas deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades...” (19/10/2005 – revista Isto É).

No meu ver, esse depoimento é o caminho para a revolução educacional No meu ver, esse depoimento é o caminho para a revolução educacional. Por quê? Porque a solução está no exercício da vocação, ou seja, no desenvolvimento das habilidades/potencialidades/ Inteligências Múltiplas, as quais são facilitadas através do brincar, das dinâmicas de grupo e dos exercícios teatrais.

Estudos científicos comprovam que além da inteligência lingüística ou verbal e lógico-matemático, as quais são mais trabalhadas nas escolas, o ser humano usufrui também da inteligência espacial, musical, pictórica, corporal, naturalista, inteligência emocional que se subdivide em inteligência interpessoal e intrapessoal. Sendo assim, as escolas deveriam conduzir a educação para práticas pedagógicas vivencias. E os professores...

Os professores independente de área específica poderão utilizar/facilitar em suas aulas, de forma intercalada, as dinâmicas de grupo, exercícios teatrais, brincadeiras, textos reflexivos (parábola, fábula), exercícios de relaxamento e meditação para trabalhar com: Integração e descontração do grupo; solidariedade; empatia; autoconhecimento e automotivação; sonhos; amizade; respeito à individualidade; desinibição, sensibilização, autoestima; amizade; sentimentos e emoções; comunicação verbal, gestual e espacial; expressão e criatividade; sociabilidade; habilidades inatas; talentos; inteligências múltiplas entre outras.

E assim poderemos construir uma nova caminhada quanto a realização do ser humano através da Educação Formativa comportamental (valores, atitudes, afetividade, inteligência emocional, melhor relacionamento interpessoal, autoconhecimento e auto-estima), do despertar das Inteligências Múltiplas e do exercício da vocação. Nós educadores seremos os facilitadores para a formação de profissionais que exercerão num futuro próximo, sua profissão de forma realizadora e amorosa e construiremos um mundo melhor! Nós, professores, temos liberdade e a oportunidade de sermos os mediatizadores da mudança na educação educacional. COMO?

Resposta: A mudança do mundo começa em mim Resposta: A mudança do mundo começa em mim! “Seja a mudança que você quer ver no mundo” Mahatma Gandhi Fonte: Livro “Práticas Pedagógicas Vivenciais – trabalhar valores, atitudes, autoestima, afetividade e relacionamento”. Editora Vozes. Rio de Janeiro, RJ. 2010. Soares, Vilmabel. Adquira já o seu em: Americanas.com Submarino Livraria Cultura Livraria Saraiva Livraria João Paulo II Editora Vozes Cia do Livro