Métodos Quantitativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010
Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
Métodos de Amostragem.
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
ESTIMAÇÃO.
Prof. Esp. Mick Lennon Machado
Tópicos a serem desenvolvidos
Pesquisa de Mercado.
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Metodologia Científica Aula 6
Métodos Quantitativos
PARA LEITURA E APOIO NA EXECUÇÃO DO TRABALHO FINAL
PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
Unidade 3: Tamanho de Amostra, Métodos de Amostragem, Duração e Frequência de Amostragem #3-0-1.
Universidade federal do ceará Faculdade de medicina
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Teoria da amostragem Camilo Daleles Rennó
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Levantamento de Dados Estatísticos.
Disciplina Auditoria I
CALIBRAÇÃO.
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
Métodos Quantitativos II
Marketing e Comunicação
Técnicas de amostragem
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Pesquisa de mercado Fases da pesquisa: Elaboração Coleta Análise Registro.
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Amostragem probabilística Amostragem não-probabilística
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Prof.° Helenton Carlos da Silva
PESQUISA DE MARKETING 8a Aula
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
As informações são um ingrediente fundamental para a formulação e a implementação de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Um SIM deve produzir um.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Alessandra Cabral Nogueira Lima
Esquematicamente, temos:
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
III - Amostragem Prof. Herondino.
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Aula 2: Fontes primárias
POPULAÇÃO População Estatística: é o conjunto de entes portadores de pelo menos uma característica comum. Ex: Os estudantes, constituem uma população,
Conceitos de amostragem
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Amostragem Sistemática
AMOSTRAGEM: Modelo e Procedimentos
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Pesquisa de Mercado Carlos Freire –
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Teoria da amostragem Camilo Daleles Rennó
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
TIPOS E TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM NA PESQUISA SOCIAL Profa. : Emília S. M. Seo 2009.
1 A AMOSTRAGEM NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dr. Roberto Morais.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
CONCEITOS IMPORTANTES
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Transcrição da apresentação:

Métodos Quantitativos Prof Samir Silveira

Aula 02: Métodos de Amostragem

Revisão A Estatística Descritiva é compostas pelos seguintes passos Formulação do problema Planejamento e Coleta de dados Críticas dos dados Apresentação dos dados Análise

População População: conjunto dos elementos que se deseja estudar Conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum observável

Amostra Amostra: subconjunto de indivíduos extraídos da população

Amostra O processo intuitivo de amostragem faz parte do nosso dia-a-dia!

Amostra

Censo x Amostragem Censo: Estudo através do exame de TODOS os elementos da população. Amostragem: Estudo por meio do exame de uma Amostra

Censo Situações em que é recomendada a realização de CENSOS Quando a população for pequena Ex.: Uma empresa que tem 100 colaboradores no Nordeste e desejar verificar se os prontuários médicos dos mesmos junto à empresa terceirizada contratada estão conforme as normas estabelecidas Quando os dados a respeito da população forem facilmente obteníveis ou (semi)disponíveis em um cadastro ou banco de dados computadorizados Por imposição Legal Tamanho da amostra for grande em relação a população

Amostragem Vantagens da Amostragem economiza mão-de-obra e dinheiro economiza tempo e possibilita rapidez na obtenção dos resultados Maior controle de coordenação, resultando em menor chance de erro Em populações infinitas, torna-se impossível fazer um censo.

Amostragem Passos para realização de Amostragem

Amostra

Quantidade x Qualidade

Quantidade x Qualidade

Quantidade x Qualidade

Tamanho da Amostra Em pesquisas, uma etapa de grande importância é a determinação do tamanho da amostra que será utilizada para o levantamento dos dados. A amostra deve ser representativa!

Tamanho da Amostra Para efeitos da nossa disciplina, vamos considerar que a amostra foi extraída através de uma amostragem aleatória simples. Neste caso, teríamos a seguinte cálculo do tamanho da amostra

Tamanho da Amostra Erro Amostral: É a diferença entre um resultado amostral e o verdadeiro resultado populacional Tais erros resultam de flutuação amostrais aleatórias;

Tamanho da Amostra

Tamanho da Amostra

Tamanho da Amostra 1. 2.

Tamanho da Amostra 1. 2.

Métodos de Amostragem A seleção dos elementos da população são para compor a amostra depende, ao menos em parte, do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo. Não há nenhuma chance conhecida de que um elemento qualquer da população venha a fazer parte da amostra. Não probabilísticas Cada elemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra Probabilísticas

Métodos de Amostragem Amostragens Não probabilísticas Probabilísticas Básicas: Conveniência( acidental) Intencional (julgamento) Cotas (proporcional) Bola de Neve Amostragens Probabilísticas Aleatória simples Sistemática Estratificada 3.1 Uniforme 3.2 Proporcional

Não Probabilística Por conveniência Os entrevistados são escolhidos por conveniência dos pesquisador (se encontram no lugar exato no momento certo). é a menos confiável é barato e simples utiliza-se para testar ou para obter idéias sobre determinado assunto de interesse Não são uteis para pesquisa conclusiva Não permite que se façam generalizações Exemplos: uso de estudantes, grupos de igrejas, membros de organizações sociais,lojas de departamentos, questionários destacáveis em revistas, entrevistas com “pessoas na rua”.

Não Probabilística Intencionais São selecionados com base no julgamento do pesquisador, que usando sua experiência, escolhe os elementos a serem incluídas na amostra. Exemplos: testes de mercado para determinar potencial de um novo produto, seleção de distritos eleitorais representativos para uma pesquisa de voto.

Não Probabilística Por quotas Busca-se, mesmo que subjetivamente, a similaridade de aspectos entre a amostra e a população. É necessário conhecimento prévio sobre os aspectos a serem controlados e sua distribuição na população da pesquisa. Quanto menos aspectos forem desejados de serem controlados e menos categorias em cada um houverem mais fácil se torna seu delineamento. Ex: Quotas de homens e mulheres, com mais ou menos de 30 anos.

Não Probabilística Bola de Neve um grupo inicial de entrevistados é selecionado aleatoriamente. Estes elementos, após terem sido entrevistados identificam outros entrevistados que pertençam a mesma população-alvo. Este processo pode ser executado em ondas sucessivas, obtendo-se referências ou informações a partir de referências ou informações. Este tipo é muito utilizado para estimar características raras na população e sua principal vantagem é aumentar substancialmente a possibilidade de localizar a característica desejada na população. Seus custos são relativamente baixos.

Probabilística Aleatória Simples Cada elemento da população tem probabilidade conhecida, diferente de zero e idêntica à dos outros elementos, de ser selecionado para fazer parte da amostra. É constituído um arcabouço amostral em que cada elemento recebe uma numeração e a seleção é feita aleatoriamente. É a técnica mais elementar de amostragem aleatória. Serve de base para as outras técnicas de amostragem aleatória. A amostra é selecionada usando um processo aleatório, como, por exemplo, uma tabela de números aleatórios.

Probabilística Aleatória Simples Para realizar a seleção das unidades amostrais, devemos inicialmente atribuir um número a cada uma delas.

Probabilística Aleatória Simples Extraindo uma amostra, por exemplo, de tamanho n = 5, de forma aleatória, poderíamos ter a seguinte configuração: {02, 12, 32, 26, 9}  {Renne, Neila, Sandra, Danielle, Fabiano}

Probabilística Sistemática Uma amostra obtida selecionando-se aleatoriamente uns elementos entre os K primeiro elementos de um sistema de referência e, após esse, cada k-ésimo elemento, é chamada sistemática. N = Tamanho da população; n = Tamanho da amostra.

Probabilística Sistemática EXEMPLO: N=32 n=5 = k=32/5=6,4  k  6 Vamos supor que o número “03” é o sorteado(entre 1 a 6), ou seja, o primeiro cliente da amostra é a “Mariana”. Os demais são obtidos pelo intervalo de seleção “6”, a partir da Mariana, resultando na seguinte amostra: (3) (9) (15) (21) (27) {Mariana, Fabiano, Emanuel, Maria Tereza, Andréa}

Probabilística Aleatória x Sistemática Tanto na amostra aleatória simples quanto a sistemática, pode ocorrer que a amostra não seja representativa da população. Por exemplo, em uma população formada por 50% de mulheres e 50% de homens, a amostragem pode resultar numa amostra de 90% de mulheres e 10% de homens. Nesse caso a amostra continua sendo aleatória, mas não é representativa.

Probabilística Extratificada Os elementos da população serão subdivididos em subpopulações. São consideradas características comuns na população para definição das subpopulações.

Probabilística Extratificada Os elementos da população serão subdivididos em subpopulações. Você seleciona uma amostra aleatória simples/sistemática dentro de cada estrato São consideradas características comuns na população para definição das subpopulações. População de Homens ou Mulheres Pesquisa Eleitoral: Urbana e Rural Sexo Faixa Etária Faixa de Renda

Probabilística Extratificada Uniforme Quando os estratos tem aproximadamente o mesmo tamanho ou ainda, quando se deseja comparar diversos estratos. Sendo assim seleciona-se a mesma quantidade de elementos de cada estrato.

Probabilística Extratificada Proporcional Quando os estratos tem tamanhos diferentes. A proporcionalidade do tamanho de cada estrato da população é mantida na amostra

Probabilística Extratificada Proporcional

Probabilística Extratificada Proporcional Vamos supor que obtivemos {A3, A6, A2, A8} para o estrato correspondente à Loja A. A amostra {B3, B1, B15, B12, B9, B10} para o estrato correspondente à Loja B atletismo e a amostra {C11, C14, C4, C7, C5} para o estrato correspondente à Loja C.