RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO Natália Maria Reis Oliveira Furtado UESC/CESUPI
RESENHA CONCEITO “Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação a outras do mesmo gênero” (ANDRADE apud MEDEIROS, 1999, p.137) “[...] denominada recensão crítica, [...] combina resumo e julgamento de valor [...]” (SILVA et al apud MEDEIROS, 1999, p.138) “ relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui várias modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente descreve as propriedades da obra (descrição). Relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe o quadro de referência em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação)” (MEDIEROS, 1999, p.137).
RESENHA CONCEITO (Continuação) TIPOS “Resenha não é, pois, um resumo. Este é apenas um elemento da estrutura da resenha. Além disso, acrescente-se que, se por um lado, o resumo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica; a resenha por outro lado exige tais elementos” (MEDEIROS, 1999, p.142) TIPOS Descritiva Dispensa a apreciação do resenhista; Ressalta-se a estrutura da obra (partes, número de páginas, capítulos assuntos tratados e índices); Informa o nome do tradutor; Contém um resumo da obra (digesto), perspectiva teórica, o gênero (crítica literária, livro de negócios, romance, ensaio, para-didático, didático). Crítica exige, além dos elementos da resenha descritiva, a apreciação do resenhista.
RESENHA Instrumentalizar a pesquisa bibliográfica; OBJETIVOS Instrumentalizar a pesquisa bibliográfica; Viabilizar a atualização bibliográfica; Ajudar na decisão de consultar ou não o texto original; Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica; Criar condições para a construção da mentalidade científica; Mobilizar para a implementação de trabalhos de natureza científica; Comunicar o posicionamento da “academia” frente as idéias postas pelo autor.
RESENHA ELABORAÇÃO (1) Precondição: Condições: Compreender o processo de comunicação: emissor-receptor, código-mensagem, significado- significante, repertório de significações e horizonte de expectativas. Condições: Delimitação da unidade de leitura Delimitar a extensão da leitura; Ler por etapas; Evitar intervalos longos entre etapas. Análise textual Estudo do vocabulário; Verificação das doutrinas expostas; Sondagem dos fatos apresentados; Autoridade dos autores citados; Esquema de idéias expostas no texto.
RESENHA ELABORAÇÃO (2) Análise temática Busca apreender o conteúdo da mensagem sem intervir no texto; O texto trata de ... (buscar a referência do texto); O autor tratou o assunto sob a perspectiva ... os limites do texto são ...; Focaliza o problema do (a) ... problematiza fazendo ...; O autor soluciona o problema ... e assume a posição ... (tese do autor); demonstra seu raciocínio ... e argumenta ...; Apresenta (ou não) paralelos à idéia central ... Análise interpretativa Apresenta uma posição própria a respeito das idéias do texto; Cotejam-se as idéias do texto original com as de outro; Situa o autor em relação à sua obra e à produção geral na área.
RESENHA ELABORAÇÃO (3) Crítica - avaliação ditada pela natureza do texto: coerência interna; originalidade; alcance do texto; validade das idéias; relevância das idéias; contribuições; alcance dos objetivos; superação a interface com os outros autores; profundidade na exposição de idéias; demonstração da tese; conclusões fundamentadas. Problematização Questionamentos feitos pelo autor ao longo do texto Síntese Pessoal Fase que envolve a elaboração de um texto que reflita, de forma sintética, os principais conteúdos do texto
RESENHA ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RESENHA CIENTÍFICA(1) Referência Bibliográfica Autor Título da Obra Dados de Imprenta Formato Credenciais do Autor Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro(s) publicado(s). Resumo da Obra (digesto) Resumo das idéias principais; o texto trata ...; O texto se caracteriza por ...; Exige ou não conhecimentos prévios; descrição dos conteúdos dos capítulos ou partes. Conclusões da Autoria conclusões alcançadas pelo autor.
RESENHA Metodologia da Autoria Quadro de Referência do Autor ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RESENHA CIENTÍFICA(2) Metodologia da Autoria Métodos utilizados (dedutivo, indutivo, histórico, comparativo, estatístico, estudo de caso e etc.); Técnicas e instrumentos utilizados (entrevista, questionário, testes, levantamento e etc.). Quadro de Referência do Autor Suporte teórico de análise e de referência. Crítica do Resenhista Julgamento da obra contribuição; originalidade; estilo quanto: à concisão, à objetividade, ao nível de idealismo ou realismo. Indicações do Resenhista clientela potencial para a obra.
Natália Maria Reis Oliveira Furtado OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Natália Maria Reis Oliveira Furtado natfurtado@oi.com.br