RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Redação Científica Conteúdo do módulo:
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros.
Autor: Orientador Instituição Local e data
SEMINÁRIO.
PROJETO DE PESQUISA.
Modelos de Textos Científicos
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
FRAGMENTOS DE PESQUISA
Formando o hábito de estudo
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Projeto de Intervenção
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Importância da Leitura
Disciplina: Metodologia
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Resumo.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
UNIDADE VI – Folhas, Datilografia e Digitação
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Aula 04.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
Metodologia Científica
TRABALHO CIENTÍFICO NA MODALIDADE FICHAMENTO DIDÁTICO Leny Fernandes de Pinho Profª. Ms Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO Natália Maria Reis Oliveira Furtado UESC/CESUPI

RESENHA CONCEITO “Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação a outras do mesmo gênero” (ANDRADE apud MEDEIROS, 1999, p.137) “[...] denominada recensão crítica, [...] combina resumo e julgamento de valor [...]” (SILVA et al apud MEDEIROS, 1999, p.138) “ relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui várias modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente descreve as propriedades da obra (descrição). Relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe o quadro de referência em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação)” (MEDIEROS, 1999, p.137).

RESENHA CONCEITO (Continuação) TIPOS “Resenha não é, pois, um resumo. Este é apenas um elemento da estrutura da resenha. Além disso, acrescente-se que, se por um lado, o resumo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica; a resenha por outro lado exige tais elementos” (MEDEIROS, 1999, p.142) TIPOS Descritiva Dispensa a apreciação do resenhista; Ressalta-se a estrutura da obra (partes, número de páginas, capítulos assuntos tratados e índices); Informa o nome do tradutor; Contém um resumo da obra (digesto), perspectiva teórica, o gênero (crítica literária, livro de negócios, romance, ensaio, para-didático, didático). Crítica exige, além dos elementos da resenha descritiva, a apreciação do resenhista.

RESENHA Instrumentalizar a pesquisa bibliográfica; OBJETIVOS Instrumentalizar a pesquisa bibliográfica; Viabilizar a atualização bibliográfica; Ajudar na decisão de consultar ou não o texto original; Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica; Criar condições para a construção da mentalidade científica; Mobilizar para a implementação de trabalhos de natureza científica; Comunicar o posicionamento da “academia” frente as idéias postas pelo autor.

RESENHA ELABORAÇÃO (1) Precondição: Condições: Compreender o processo de comunicação: emissor-receptor, código-mensagem, significado- significante, repertório de significações e horizonte de expectativas. Condições: Delimitação da unidade de leitura Delimitar a extensão da leitura; Ler por etapas; Evitar intervalos longos entre etapas. Análise textual Estudo do vocabulário; Verificação das doutrinas expostas; Sondagem dos fatos apresentados; Autoridade dos autores citados; Esquema de idéias expostas no texto.

RESENHA ELABORAÇÃO (2) Análise temática Busca apreender o conteúdo da mensagem sem intervir no texto; O texto trata de ... (buscar a referência do texto); O autor tratou o assunto sob a perspectiva ... os limites do texto são ...; Focaliza o problema do (a) ... problematiza fazendo ...; O autor soluciona o problema ... e assume a posição ... (tese do autor); demonstra seu raciocínio ... e argumenta ...; Apresenta (ou não) paralelos à idéia central ... Análise interpretativa Apresenta uma posição própria a respeito das idéias do texto; Cotejam-se as idéias do texto original com as de outro; Situa o autor em relação à sua obra e à produção geral na área.

RESENHA ELABORAÇÃO (3) Crítica - avaliação ditada pela natureza do texto: coerência interna; originalidade; alcance do texto; validade das idéias; relevância das idéias; contribuições; alcance dos objetivos; superação a interface com os outros autores; profundidade na exposição de idéias; demonstração da tese; conclusões fundamentadas. Problematização Questionamentos feitos pelo autor ao longo do texto Síntese Pessoal Fase que envolve a elaboração de um texto que reflita, de forma sintética, os principais conteúdos do texto

RESENHA ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RESENHA CIENTÍFICA(1) Referência Bibliográfica Autor Título da Obra Dados de Imprenta Formato Credenciais do Autor Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro(s) publicado(s). Resumo da Obra (digesto) Resumo das idéias principais; o texto trata ...; O texto se caracteriza por ...; Exige ou não conhecimentos prévios; descrição dos conteúdos dos capítulos ou partes. Conclusões da Autoria conclusões alcançadas pelo autor.

RESENHA Metodologia da Autoria Quadro de Referência do Autor ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA RESENHA CIENTÍFICA(2) Metodologia da Autoria Métodos utilizados (dedutivo, indutivo, histórico, comparativo, estatístico, estudo de caso e etc.); Técnicas e instrumentos utilizados (entrevista, questionário, testes, levantamento e etc.). Quadro de Referência do Autor Suporte teórico de análise e de referência. Crítica do Resenhista Julgamento da obra contribuição; originalidade; estilo quanto: à concisão, à objetividade, ao nível de idealismo ou realismo. Indicações do Resenhista clientela potencial para a obra.

Natália Maria Reis Oliveira Furtado OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Natália Maria Reis Oliveira Furtado natfurtado@oi.com.br