A humanização da saúde pediátrica Hospital Pequeno Príncipe

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Regulamentação dos eventos da Brasil Júnior
06/01/10.
Portal do Professor SEED/MEC
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
CBL – Câmara Brasileira do Livro
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Programas sociais para a infância
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
ISO 9001:2000
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
CMJ – CENTRO MUSICAL DA JUVENTUDE
CURRICULO +.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
MOSTRA BRASIL DE MÚSICA E CULTURA INDEPENDENTE
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
SOBRE O PROJETO O festival Demo Fest 2009, tem como enfoque o fomento e incentivo da musicalização de bandas de todo Brasil. O projeto visa reviver o.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Projeto Comunidade de Certificados Indice Índice Introdução 3 Dados do ICSS 5 Projeto 12 Formato de Patrocínio 16 Contatos 20.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Web Marketing BlueDent CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE CONSULTORIA MARKETING WEB MARKENTING SUPORTE BLUE DENT Web Marketing O sistema de Web.
1 1.
UM DIA NA BIBLIOTECA.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
REUNES - Reunião Universitária de Empreendedorismo e Responsabilidade Social.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Cia da Cultura Contato: LEI DE INCENTIVO.
Apresentação do novo modelo
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Rede de Núcleos Programa de Formação do Jovem Artesão.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
Transcrição da apresentação:

A humanização da saúde pediátrica Hospital Pequeno Príncipe

A maior organização social de fotografia do país IMAGEMAGICA A maior organização social de fotografia do país Quem somos Criada em 1995, a ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos que promove educação, cultura e saúde, criando condições para o pleno desenvolvimento pessoal e social, potencializando nos indivíduos o papel de transformadores da realidade. O que fazemos Criamos projetos, ações e produtos inovadores em parceria com governo Instituições, comunidades e empresas. Utilizamos a fotografia para desenvolver a percepção e a reflexão sobre temas de interesse público, visando a transformação social.

Mais de uma década de reconhecimentos IMAGEMAGICA Mais de uma década de reconhecimentos Associada ao DPI - Departamento de Informação Pública da ONU em 2006. Premiada como melhor projeto da América Latina em Promoção de Saúde e qualidade de vida pela OMS / OPAS - Organização Panamericana da Saúde na International Union for Health Promotion and Health Education. Reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e UNESCO como tecnologia social eficiente. Ganhadora do Prêmio Cultura e Saúde do Min. da Cultura e do Min. da Saúde. Metodologia utilizada para recuperação de crianças vitimadas pela guerra na Colômbia. André François, fundador da ImageMagica, finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundation. ImageMagica é reconhecida internacionalmente pela: Colômbia na Universidad del Norte em Barranquilla; Universidad Catolica Javeriana de Bogotá; Asociación Española de Psicologia Conductual; Asociación Latino-americana de Psicologia de la Salud; American Psychological Association – Colombia. Metodologia ImageMagica utilizada pela: Secretaria de Educação de São Paulo Universidade de São Paulo - USP MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo

IMAGEMAGICA FOTOGRAFIA E O PODER DE TRANSFORMAÇÃO Conscientização Todos os projetos da ImageMagica partem da certeza de que a fotografia tem o poder de transformação. Levamos a fotografia para diversas comunidades e públicos: hospitais, escolas, organizações em geral. Trabalhamos com diversos temas nas áreas de educação, cultura, saúde e social. Desenvolvemos documentários fotográficos, oficinas de fotografia, exposições e diversos produtos culturais para promover a discussão de temas de interesse público. Nossos projetos atingem os seguintes objetivos: Conscientização Protagonismo Transformação Desenvolvimento da comunicação Mobilização social Fomento de novos projetos

HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE Projeto Saúde e Cultura IDÉIA DO PROJETO Desenvolver uma ação educacional com oficinas de fotografia em dois hospitais de referência: envolver toda a comunidade do Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba - Brasil) e Hospital Necker (Paris - França) - pacientes, familiares e equipes de saúde – Esta ação de humanização melhora a permanência do paciente e familiar no hospital, e promove pontes de comunicação entre equipes de saúde e pacientes; Editar um livro de fotografia de acabamento artístico elaborado, com fotos e depoimentos produzidos pelas comunidades dos dois hospitais atendidos e por um fotógrafo profissional. Nesse livro o projeto propõe um intercâmbio entre os dois hospitais: o conteúdo produzido apontará semelhanças e diferenças nas duas realidades. Esse livro será um material de referência sobre a hospitalização infantil e a humanização; Utilizar os resultados do projetos como novas ferramentas de comunicação para valorizar e divulgar as ações do Hospital Pequeno Príncipe, e colaborar assim com o crescimento do hospital.

Cenário Em qualquer país há crianças que, em um momento das suas vidas, adoecem, sofrem um acidente, e, eventualmente necessitam de hospitalização. São milhões de crianças que precisam viver, enfrentar e superar esta experiência tão difícil. Para uma criança a hospitalização é, de fato, uma ruptura na sua vida. A criança encontra a angústia, não apenas a sua, mas também a dos seus pais. Enfrenta um mundo desconhecido e inquietante. Para a criança, uma estadia no hospital é frequentemente a ocasião de encontrar a dor e o medo. A este fato junta-se também, muitas vezes, a separação dos pais, irmãs e irmãos, escola, enfim: o afastamento do seu universo habitual. A proposta aqui apresentada é de um livro de fotografias e de textos que oferece um olhar sensível sobre este cenário, na França e no Brasil. As fotografias são capazes de captar, revelar, apoderar-se das emoções.

Ações do Projeto Desenvolver oficinas de fotografia dentro do Hospital Pequeno Príncipe para provocar transformações em pacientes, familiares e equipes de saúde. Desenvolver documentário fotográfico dentro do Hospital Pequeno Príncipe para registrar o projeto de humanização hospitalar já desenvolvido no hospital. Desenvolver uma expedição para o Hospital Necker para a realização de ações similares a realizadas no Hospital Pequeno Príncipe. Desenvolver um livro de arte com o resultado das ações ( Oficinas + Documentários) para servir como material de referência para áreas ligada a saúde e material institucional de comunicação para o Hospital Pequeno Príncipe.

Ação – Oficina de fotografia Promover a humanização através de oficinas de fotografia que propiciam interação entre pacientes, acompanhantes e todos os profissionais que fazem parte do dia - a - dia de instituições de saúde. Desenvolver exposições e outros produtos de multiplicação dentro dos hospitais, criando pontes de comunicação entre todos os envolvidos na rotina: pacientes, acompanhantes, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. Desenvolvimento de palestras no hospital, com intuito de fomentar a idéia da Humanização. Público-alvo da ação Pacientes, familiares, equipes de saúde e o público em geral.

Ação – Oficina de Fotografia: Subprodutos Exposição fotográfica será doada para o patrimônio dos hospitais participantes; Palestras de Humanização serão realizadas nos hospitais participantes; Doação das imagens produzidas para cada um dos hospitais construírem um acervo imagético e utilizarem em seus materiais institucionais; Fanzines distribuídos nos hospitais visitados;

Ação – Documentário fotográfico Registrar com imagens sensíveis as ações de humanização aplicadas no Hospital Pequeno Príncipe, bem como o dia-a-dia e as relações de seus pacientes e cuidadores. As imagens de alta qualidade produzidas por um fotógrafo profissional traduzem o dia – a – dia da instituição e inspiram os leitores desse material. Com essas imagens, é possível não só editar um material de destaque para o livro, mas também auxiliar a comunicação e divulgação das ações do HPP; Público-alvo da ação Pacientes, familiares, equipes de saúde, todo o network de parceiros do hospital, comunidade acadêmica e o público em geral.

Ação – Documentário + Livro Edição de livro de arte Neste livro de referência sobre a humanização a favor das crianças hospitalizadas na França e no Brasil, não pretendemos comparar duas situações, duas realidades, mas, sim, por ao lado uma da outra, duas formas diferentes de ser e fazer, entender melhor o peso das realidades sociais e econômicas, entender e perceber melhor as diferenças culturais para, assim, fazer o intercâmbio de experiências para o recíproco enriquecimento.

Livro - Formato Edição Fine - arts de excelente acabamento e qualidade no formato: 28cm x 21cm (fechado), Impressão 4x4 cores em papel couchê fosco 150 gr., 240 pag., acabamento cola e costura e capa dura; Edição bilíngüe para distribuição internacional; O lançamento deste livro poderá acontecer junto a um Evento Exposição Fotográfica. Imagens e depoimentos de médicos, pacientes e familiares serão apresentados; Convidaremos formadores de opinião para a composição do texto de introdução.

IMAGEMAGICA SAÚDE E CULTURA Cuidando de nossos patrocinadores Desenvolvemos nossos projetos com base em dois princípios fundamentais: a dedicação na busca dos resultados sociais e a valorização de nossos parceiros. Todo valor investido é fundamental e contribui na realização do projeto. Desse modo, procuramos agregar valor ao nome de todos nossos parceiros, utilizando a sua marca e o seu logo em lugares de destaque, ou seja, nos produtos utilizados por nossa equipe, no nosso site, bem como nos materiais produzidos durante a realização do projeto. Desenvolvemos um sistema de cotas que irá contribuir para a valorização do investimento de sua empresa. Queremos construir em conjunto o melhor retorno para você.

Espaços possíveis de visibilidade para o patrocinador nos 1000 fanzines entregues no hospital nos 1000 folders de apresentação nos álbuns de foto nos jalecos da equipe de educadores; na placa na exposição com os logos dos parceiros – material que fica de patrimônio para o hospital; no banner na palestra com logo dos parceiros; logo nos certificados que são entregues a todos os participantes das oficinas; logo na apresentação digital feita na palestra; logo no site da ImageMagica; no livro de arte possibilidade de utilização das imagens produzidas em materiais institucionais da empresa.

IMAGEMAGICA SAÚDE E CULTURA Cotas de Investimento Módulos de R$ 400.000,00 R$ 350.000,00 a R$ 150.000,00 Logomarca em destaque em todos os materiais do projeto ; Logomarca em destaque nos materiais da exposição – material que fica de patrimônio para o hospital; Logomarca em destaque no banner que acompanha as oficinas; Logomarca em destaque nos certificados que são entregues a todos os participantes das oficinas; Logomarca em destaque no relatório de atividades do Hospital Pequeno Príncipe; Possibilidade de utilização das imagens da exposição produzidas em materiais institucionais da empresa. Assessoria de imprensa;

IMAGEMAGICA SAÚDE E CULTURA Cotas de Investimento Módulos de R$ 400.000,00 R$ 149.000,00 a R$ 50.000,00 Logomarca em todos os materiais do projeto ; Logomarca nos materiais da exposição – material que fica de patrimônio para o hospital; Logomarca no banner que acompanha as oficinas; Logomarca nos certificados que são entregues a todos os participantes das oficinas; Logomarca no relatório de atividades do Hospital Pequeno Príncipe; Assessoria de imprensa;

IMAGEMAGICA SAÚDE E CULTURA Cotas de Investimento Módulos de R$ 400.000,00 Até R$ 49.000,00 Logomarca em todos os materiais do projeto ; Logomarca nos materiais da exposição – material que fica de patrimônio para o hospital; Logomarca no banner que acompanha as oficinas; Logomarca no relatório de atividades do Hospital Pequeno Príncipe; Assessoria de imprensa;

Livro – Resultados Gerais Conscientização de todo o hospital em torno do tema da Humanização, desde profissionais de saúde, áreas administrativas, até à direção. Transformação das relações no ambiente hospitalar. Valorização das equipes de saúde incentivando o protagonismo. Mobilização social através da valorização dos pacientes e suas histórias. Criação de mais uma ferramenta de comunicação e captação de recursos para os Hospitais; Tirar o Hospital Neker pois ainda nao atemos o Hospital Brasileiro

Hospital Pequeno Principe A humanização da saúde pediátrica Hospital Pequeno Príncipe Projeto Integral Realização de oficinas fotográficas no hospital Pequeno Principe – Duração: 6 meses; Implantação de um Núcleo Educacional de Fotografia permanente, que continuará funcionando depois de aplicado o projeto; Documentário Fotográfico: fotos serão doadas para o patrimônio dos hospitais participantes e farão parte do livro – aproximadamente 4 meses de documentação; Produção Livro de Arte – Tiragem: 3.000 livros Investimento 2009 Hospital Pequeno Principe Valor Total do Projeto: R$ 1.200.000,00 Divididos em: - Oficinas fotográficas + exposição - Documentário fotográfico + exposição - Livros com resultado das oficinas e do documentário - * Projeto aprovado pela Lei Rouanet com incentivo de 100%, ou seja, a empresa poderá investir, até o limite de 4% do seu IR a pagar, e esse valor será integralmente deduzido do seu imposto.

Hospital Pequeno Príncipe: 55 41 3310.1080 Contatos NOVOS PROJETOS Hospital Pequeno Príncipe: 55 41 3310.1080 www.pequenoprincipe.org.br