3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia da Pesquisa
Advertisements

Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
O método científico em Psicologia
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Etapas de Elaboração da Pesquisa na Ciência Jurídica
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
Trabalho Escolar de Filosofia
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
MÉTODO CIENTÍFICO.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
Fases do método indutivo Observar os fenômenos –Pedro, José, João,... são mortais. Descobrir a relação entre estes fenômenos –Pedro, José, João,... são.
Lógica e lógica de programação
Método Científico. Método Científico Método Científico.
“... Sem método científico, não se faz ciência!”
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Matéria Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof
Metodologia da Pesquisa
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
Métodos e técnicas da pesquisa científica
O que é Pesquisa Científica?
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Métodos Científicos Método Indutivo
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
Existe um Único Método Científico?
Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Metodologia Científica –
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Karl Popper O Falsificacionismo
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
A Psicologia Científica
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL
Tipos de Estudos.
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
METODOLOGIA Nesta fase o autor da pesquisa deve anunciar qual é o tipo de pesquisa que o mesmo realizará, ou seja, se será uma pesquisa empírica com trabalho.
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Conceitos básicos MÉTODO.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA – 1 ª AULA – 21/02/2011.
CRISTIANE BARROSO Métodos usados em ciências. INDUÇÃO E DEDUÇÃO ARGUMENTOS LÓGICOS AUMENTA O CONTEÚDO FATUAL (ampliativo) - Das partes para o todo. NÃO.
PARADIGMAS DE PESQUISA
O que é conhecimento?.
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia da Pesquisa Científica MÉTODOS DE PESQUISA Aula 5 Prof. Alexandre Paiva da Silva.
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Transcrição da apresentação:

3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos Método dedutivo 3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos

Afirmação do antecedente” Condicionais válidos Argumentos Dedutivos Condicionais Válidos Afirmação do antecedente” Condicionais válidos Negação do conseqüente Indutivos

Argumentos Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães tem um coração Dedutivo:

Característica 1 Dedutivo: Premissas: Todo mamífero tem coração Todos os cães são mamíferos Conclusão (implícita nas premissas) : Todos os cães tem coração. Para essa conclusão ser falsa uma das premissas teria de ser falsa

Característica 2 Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães tem um coração A conclusão de argumentos dedutivos reformula, de forma clara, uma informação que já havia sido apresentada de maneira implícita nas premissas. Por isso se as premissas são verdadeiras a conclusão será NECESSARIAMENTE verdadeira.

Argumentos Todos os cães que foram observados tinham um coração: logo todos os cães tem um coração Indutivo:

Premissa: todos os cães que foram observados tinham um coração Característica 1 Premissa: todos os cães que foram observados tinham um coração Conclusão (não esta presente na premissa) : Todos os cães tem coração. No argumento indutivo pode acontecer da premissa ser verdadeira e a conclusão ser falsa. O fato de não termos observado um cão sem coração não é garantia de que todos possuam

Característica 2 Todos os cães que foram observados tinham um coração; Logo todos os cães tem um coração. A conclusão de argumentos indutivos enuncia algo que não foi apresentado nas premissas, é um conteúdo adicional e por isso pode ser falso.

2 características que diferenciam os métodos indutivos do dedutivos 1) Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente. 2) A conclusão não estava nem implicitamente nas premissas Indutivos 2) A conclusão já estava presente na premissa, mesmo que implicitamente 1) Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão DEVE ser verdadeira Dedutivo

Objetivos Dedutivo: Explicar o conteúdo das premissas, seu conteúdo é correto ou não, não existe meio termo. Indutivo: Ampliar o alcance dos conhecimentos, seu conteúdo admite diferentes graus de ‘força”

Argumentos Dedutivos Condicionais Dentre as diferentes formas de argumentos dedutivos os que nos interessam são os CONDICIONAIS VÁLIDOS, estes se subdividem em: Afirmação do antecedente Negação do conseqüente

Argumentos Dedutivos Condicionais Afirmação do antecedente Se José tirar nota inferior a 5, será reprovado. José tirou nota inferior a 5. José será reprovado. Recebe este nome porque a primeira premissa é um enunciado condicional, a segunda premissa é antecedente desta e a conclusão é conseqüente da primeira premissa

Argumentos Dedutivos Condicionais Negação do conseqüente Se a água ferver, então a temperatura alcança 100 graus . A temperatura não alcançou 100 graus. Então a água não ferverá. Recebe este nome porque a primeira premissa é uma condicional e a segunda é uma negação desta.

Método Hipotético-dedutivo

Voltando..... O método científico parte de um problema ao qual se oferece um provável solução, esta é avaliada e criticada para ver se não tem erros e com isso surge um novo problema.

2 autores Popper Bunge

Problema Possível solução Crítica Eliminação de erros

Podemos dizer que a ciência começa e termina com Problemas Podemos dizer que a ciência começa e termina com Problemas. O método científico é a escolha de problemas interessantes e o desenvolvimento de possíveis soluções.

Etapas do Método Hipotético-Dedutivo segundo Popper. Problema Conjecturas Falseamento

Etapas do Método Hipotético-Dedutivo segundo Bunge Colocação de um problema Construção de um modelo Teórico Dedução de conseqüências Adição das conclusões na teoria Teste das Hipóteses

Método Dialético

As 4 Leis fundamentais da dialética 1) Ação recíproca 2) Mudança dialética 3) Mudança qualitativa 4) Luta dos contrários

1) Ação Recíproca A Dialética compreende o mundo como um conjunto de processos, as coisas são analisadas no movimento; Nada esta acabado, o fim de um processo é sempre o início de outro; As coisas não existem isoladas, são um todo unido e coerente. Ex: Uma planta fixa o oxigênio do ar, mas também, interfere no gás carbônico e essa interação modifica ao mesmo tempo a planta e o ar.

2) Mudança Dialética Todo movimento ocorre por meio de contradições ou da negação de uma coisa. A negação de uma coisa é o ponto de transformação das coisas em seu contrário. Ex: Para que haja um lápis uma árvore deve ser cortada.

3) Mudança Qualitativa: Passagem da quantidade para a qualidade Análise da mudança contínua através de “saltos”. Ex: Aquecimento da água: 21, 22........98 graus é uma mudança contínua mas ao chegar aos 100 graus ocorre uma mudança brusca, QUALITATIVA. 1 a 99 graus: mudanças graduais ou quantitativas Acima ou abaixo deste limite a mudança é brusca ou qualitativa.

4) Luta dos contrários Os objetos e fenômenos da natureza possuem contradições internas pois tem um lado positivo e outro negativo, um passado e um futuro. A evolução vem da luta destes contrários, quando um se transforma no outro e vice versa. Ex: O dia que se transforma na noite e vice versa.

Métodos de Procedimento

Retomando Os Métodos indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético são maneiras mais abstratas de observarmos a os fenômenos da natureza e da sociedade, são considerados MÉTODOS DE ABORDAGEM. Os métodos propostos pelas ciência sociais são etapas mais concretas de investigação, buscam explicar os fenômenos de maneira mais objetiva e menos abstrata. São considerados MÉTODOS DE PROCEDIMENTO.

Métodos das ciências sociais Histórico Comparativo Monográfico Estatístico Tipológico Funcionalista Estruturalista

Método Histórico (Boas) Parte do princípio de que as formas atuais de vida social e costumes tem origem no passado. Consiste na investigação de acontecimento do passado para verificar a sua influencia no presente. Ex: Para compreender a formação da família atual preciso pesquisar vários tipos de famílias e as fases de sua evolução social.

Método Comparativo (Tylor) Para compreender o comportamento humano devo estudar semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos e sociedades. Este método pode ser usado tanto para comparações de grupos no presente , no passado e entre estes. Ex: O modo de vida rural e urbano no Estado de São Paulo.

Método Monográfico (Le Play) Parte do princípio de que qualquer caso estudado em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros. Tem como finalidade buscar generalizações. A investigação deve analisar todos os fatores que influenciam o objeto de estudo. Ex: Estudo de delinqüentes juvenis.

Método Estatístico (Quetelet) Seu principal objetivo é fornecer uma descrição quantitativa da sociedade. Se baseia na redução de fenômenos em termos quantitativos com o objetivo de encontrar e comprovar relações entre estes fenômenos e obter generalizações . Ex: Pesquisar a classe social dos estudantes de Psicologia.

Método Tipológico (Max Weber) O pesquisador estabelece modelos ideais (abstratos) que servirão de modelo para pesquisar fenômenos sociais complexos reais. O papel do cientista é ampliar as qualidades do fenômeno que pretende estudar. OBS: Só fenômenos que tem uma divisão, uma dicotomia podem ser objetos de estudo deste método. Ex: cidades e outros tipos de povoamento, organização burocrática e não burocrática. Ex: Estudo dos governos democráticos atuais e passados para estabelecer as características típicas destas.

Método Funcionalista (Malinowski) A sociedade é formada por partes, este método a função desta unidades como um sistema organizado.

Método Estruturalista (Lévi- Strauss) Investiga um fenômeno concreto através da constituição de um modelo hipotético que represente o objeto a ser estudado. Ex: Verificar as leis que regem o casamento através da construção de um modelo que retrate os indivíduos e suas relações . Difere do Tipológico pois o modelo criado neste é a única representação da realidade.

Diversos Métodos podem ser usados concomitantemente na mesma pesquisa. Ex: Posso estudar um caso específico em profundidade, considera-lo uma amostra significativa (monográfico) e usar o estatística para embasar o meu pensamento (estatístico).

Próxima aula: Tipos de Pesquisa