Relações entre cultura e cognição abordagens trans-culturais e culturais e suas orientações na psicologia Objetivo: compreender alguns enfoques de cultura.

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Relações entre cultura e cognição abordagens trans-culturais e culturais e suas orientações na psicologia Objetivo: compreender alguns enfoques de cultura e a forma como são utilizados em diferentes abordagens teórico-metodológicas da psicologia cognitiva Universidade Federal de Pernambuco Pós-graduação em Psicologia – Psicologia Cognitiva Professor: Lafayette B. Melo

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 2 - TÓPICOS Introdução Significados de “cultura” Cultura dentro das tradições da psicologia trans-cultural Cultura dentro das tradições da psicologia cultural Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 2 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 3 - 1. Introdução Uma questão corrente em psicologia refere-se a como construímos conhecimento durante o desenvolvimento cultural Pressupostos As funções psicológicas humanas são culturais em sua natureza O desenvolvimento psicológico humano é culturalmente guiado e pessoalmente construído Duas perspectivas de investigação científica tratam da forma como o conhecimento é construído Psicologia trans-cultural Ênfase indutiva tradicional Comparação de exemplos Psicologia cultural Causalidade sistêmica Concepções desenvolvimentistas Xx Contexto do funcionamento, de seu funcionamento próprio, não significa que tenho que entender só isso… teorias do contexto Na aula/assunto que envolvia até orações era diferente Fatores imp. para entender e pesquisa. Exemplificar com texto a distribuir/botar no slide (ver dif. em relação a tese e outras concep.) ver Obs.xx Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 3 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 4 - 2. Significados de “cultura” “Cultura” utilizada para designar um grupo de pessoas que “pertencem juntas” devido a algumas características compartilhadas Psicologia trans-cultural Diferentes grupos étnicos, de linguagem, de países etc Constrói normalmente explicações causais circulares Exemplos: Estudantes americanos e brasileiros Bascos Pessoas que moram na alemanha Os culturais que vou falar aqui socio, psicolinguistica e psico. Cog. Critério escolhido e que motivou vários estudos sobre linguagem Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 4 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 5 - “Cultura” utilizada como um organizador sistêmico de sistemas psicológicos das pessoas individualmente – “cultura pertence à pessoa” A cultura é parte de uma auto-organização que é funcional para a vida pessoal “Cultura” como um termo que “pertence” a como as pessoas e o ambiente estão inter-relacionados Requer uma separação da pessoa do mundo Pode ser criticada como dualismo Mas se a diferenciação das partes do todo é mantida enquanto o todo também é mantido não é dualismo, mas a elaboração de estruturas funcionais do todo Exemplo: A composição química da água Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 5 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 6 - Estratégias analíticas de pesquisa quanto ao significado de cultura Separação exclusiva – leva a uma separação atomística dos elementos fora do todo Muita ligada a métodos estatísticos Elementos separados revelando a mesma qualidade do todo Exemplo: Pessoas que têm um determinado desempenho escolar e representam um determinado grupo Separação inclusiva – estratégia para distinguir partes do todo, possibilitando ao pesquisador buscar relações entre “partes separadas inclusivamente” do todo Internalizações e externalizações Apropriação, participação guiada e domínio Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 6 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 7 - A antropologia tem tomado da psicologia a idéia de transmissão cultural a partir de uma noção bevaviorista Mas há um foco holístico também nos fenômenos estudados no qual cultura é definida como um todo integrado com interconexões entre direcionamentos fisiológicos e suas transformações através das institituições sociais que são o núcleo do conceito A antropologia, então, tem privilegiado uma visão ontológica da cultura As culturas existem estavelmente de alguma forma e podem ser descritas a partir de observações dos participantes e informações em entrevistas Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 7 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 8 - A homegeneização da cultural (estável) tem, porém, sido minada por numerosas críticas nas ciências sociais Há três tipos básicos de visões da “cultura” na antropologia: 1) Cultura vista como conhecimento 2) Cultura vista como um núcleo de estruturas conceituais que provêem a base para uma representação do mundo compartilhada subjetivamente na qual as pessoas vivem 3) Cultura vista como a construção de estruturas conceituais pelas atividades das pessoas Essas visões compartilham com a psicologia a idéia do estudo da cultura através das pessoas e levam a estudos na psicologia trans-cultural e cultural Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 8 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 9 - 3. Cultura dentro das tradições da psicologia trans-cultural Estratégias para lidar com as diferenças na psicologia trans-cultural Construtivamente ignorá-las Focar diferenças inter-individuais Focar diferenças intra-individuais Na psicologia trans-cultural, o trabalho com populações faz com que os dados que caracterizem a população também caracterizem a cultura Formato de estudo: população A – é (não é) diferente de – B Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 9 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 10 - Conhecimento generalizado em inferências sobre amostras na psicologia trans-cultural Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 10 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 11 - Níveis de análise do problema A noção de cultura é aplicada em diferentes níveis de organização sistêmica dos fenômenos psicológicos Individual, grupo social, comunidade, instituição social, nação etc Como a organização psicológica de um nível não necessariamente reflete o outro nível, os dados empíricos obtidos em um nível necessariamente não refletem a organização de domínios psicológicos de outros indivíduos obtidos naquela amostra Nível 3 – “hipersociedade” – um todo consistindo de sociedades Nível 2 – sociedades de indivíduos como todos Nível 1 – pessoas individualmente em suas sociedades conclusão Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 11 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 12 - 4. Cultura dentro das tradições da psicologia cultural Em comparação com a psicologia trans-cultural, diferentes versões da psicologia cultural operam com noções de um tipo de cultura Da antropologia social à cultural, passando pelos estudos da psicologia popular, várias influências são encontradas A linguagem é vista como uma ferramenta semiótica dentro de um sistema psicológico que se forma à maneira como as pessoas pensam, sentem e formulam enunciados Como resultado, o conhecimento generalizado na psicologia cultural difere totalmente daquele da psicologia trans-cultural Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 12 -

Conhecimento generalizado na psicologia cultural Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 13 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 14 - É a capacidade do ser humano e sua propensão para construir e usar dispositivos semióticos que permitem mantê-lo DISTANCIADO em relação ao seu contexto de vida imediato A pessoa se torna simultaneamente um ator e um agente reflexivo Esta dualidade é relevante para transcender a demanda adaptacional do contexto do aqui-e-agora “Eu reflito sobre este contexto do qual faço parte” “Permito-me considerar contextos do passado, imaginar o futuro e me colocar no lugar de outro” Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 14 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 15 - A pessoa que declara “ISTO É X” Desenvolve a operação “EU (da minha posição) EM RELAÇÃO A ISTO (o objeto indicado)” “CRIO O SIGNIFICADO DAQUELE OBJETO (que eu afirmo que é X)” Momentos de distanciamento O sujeito (eu) distanciado do objeto O Objeto distanciado dele mesmo Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 15 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 16 - Exemplo: [algo é/está] [algo ainda é/está] “Este algo é X” “Permita X” “X não é permitido” “O que fazer com X” “X é um pecado” “Alguém deve reprimir” “A vida está cheia de pecados” “mas a humanidade deve prevalecer” Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 16 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 17 - A emergência do processo depende do POSICIONAMENTO DO PAPEL SOCIAL de construção do significado em um dado contexto Exemplo: o soldado em uma frente de batalha e uma pessoa que vê a guerra pela televisão A cultura também opera com base em oposições funcionais que são fundamentais para o desenvolvimento da história humana Exemplo: controle de processos de produção de calor ou frio por meio da tecnologia para preservar ou utilizar o alimento Muitos eventos opostos são resultado basicamente dos mesmos processos culturais que em diferentes condições geram finalizações opostas Exemplo: infanticídio e preservação da criança Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 17 -

A transferência cultural é dada de forma bidirecional Ação no processo de recepção Adulto Criança Mensagem codificada Mensagem analisada Mensagem sintetizada (reconstruída) Mensagem internalizada (transformada) Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 18 -

Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 19 - Como a psicologia humana é organizada pela cultura Cultura pessoal – refere-se não apenas ao fenômeno subjetivo internalizado, mas às externalizações deste processo O sistema pessoal de significados criados torna-se projetado para o mundo através de um arranjo pessoal das coisas que são importantes para uma determinada pessoa Culturas coletivas – composta de externalizações de um sistema de significados pessoais de grupos limitados de pessoas Vista em pequenos grupos orientados a objetivos comuns (religiosos, gangs, torcidas de futebol etc) Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 19 -

Orientação final AXIOMA DA HISTORICIDADE: “O estudo do curso do tempo de formação de um determinado fenômeno pode explicar o estado presente deste fenômeno” Lafayette B. Melo – Psicologia Cognitiva – UFPE - 20 -