MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

A crise mundial de confiança nas empresas:
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
A Ética na Gestão do Patrimônio de Terceiros 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais IBRI, Abrasca - Junho 2004.
Patrick de Larragoiti Lucas
Conflito de Interesses
Luciano Carvalho Ventura
Pesquisa: “O Papel do CRO no Brasil”
Comissão de Secretaria de Governança
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
As Atribuições do Conselho Fiscal
Encontro Previ de GC Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria: Estruturas e Instrumentos do Sistema de Gestão de Riscos Como atua o Comitê de Auditoria.
ASSOCIAÇÕES.
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Processo de Transição de uma Ltda para uma SA de capital fechado
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Estratégia Organizacional
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
Atribuições e Responsabilidades
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
SEMINÁRIO O PAPEL DO CONSELHO FISCAL Salim Omar 6 de Outubro de 2011
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A Função Controle como Ferramenta da Governação Corporativa João Verner Juenemann.
ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
CONSELHO FISCAL DR. JALES BENEVIDES SANTANA FILHO COORDENADOR.
5 – GOVERNANÇA CORPORATIVA ESTAMOS PREPARADOS PARA TRABALHAR COM ACIONISTAS ATIVISTAS E SEUS REPRESENTANTES.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Atribuições e Responsabilidades
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
Governança cooperativa
TÓPICOS ESPECIAIS – GOVERNANÇA CORPORATIVA
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V Avançar.
Governança Corporativa
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Sociedade Anônima Características
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
Patrick J. Montana & Bruce H. Charnov 2º Edição |2007| Administração.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Governança Corporativa Banco do Brasil S.A.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Transcrição da apresentação:

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Introdução As exigências da Lei 6.404(cap.XIII, arts. 161 a 165). As exigências do mercado, manual do IBGC. Atuação pró-ativa A evolução do conceito e da importância do Conselho Fiscal nas organizações.Para uma administração profissional, o Conselho Fiscal atuante é um forum de discussão diferenciado e independente.Nem todos gostam. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Atuação pró-ativa O Conselheiro deve e precisa criar uma forma de atuação que garanta a obtenção dos dados necessários de forma constante , indo além do mínimo exigido pela Lei. Acabou-se o tempo do “Conselheiro Gravatão”. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Tópicos de discussão Composição Agenda de trabalho Relacionamento com os Sócios com o Comitê de Auditoria com Auditores Independentes com Auditores internos Remuneração do Conselho Fiscal Parecer do Conselho Fiscal MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Composição Os membros do Conselho Fiscal são eleitos tanto pelos controladores quanto por minoritários. A diferença deve acabar aí, pois uma vez eleitos devem atuar de forma a buscar a garantia da comunhão dos Acionistas. Se a Empresa obstruir a atuação do(s) representante(s) dos minoritários, mesmo assim existe espaço para atuação. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

Criar espaço de atuação- um exemplo Se as reuniões são insatisfatórias, a solicitação de dados via correspondência registrada pode funcionar melhor. E o parecer em separado que eventualmente aponte algum dado grave não somente registra que o conselheiro exerceu seu papel, como também leva os demais a refletirem -e às vezes- se reposicionarem . MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Agenda de trabalho A agenda deve incluir reuniões com representantes da Administração, principalmente da área de controladoria e/ou finanças. Mas sempre estar a par do andamento dos negócios, pode-se não discutir novas estratégias, mas saber exatamente onde está a Empresa e para onde está indo é fundamental. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Relacionamento Com outros órgãos (Ex:Conselho de Administração)deve-se tomar cuidado para não adentrar outras áreas.Também considerar reuniões com auditores, externos (principalmente) e internos, para familiarizar-se com as demonstrações financeiras e acompanhamento das principais contas. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

Remuneração do Conselho Fiscal A esmagadora maioria das Empresas pratica o previsto em lei, ou seja, o mínimo de 10% sobre os salários médios da Diretoria. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL Observações A PREVI vem fazendo importante campanha no sentido de perenizar a existência do Conselho Fiscal. Porém, mesmo que seja de funcionamento permanente, é preciso que nas Assembléias anuais sejam instalados, a cada ano. Mesmo que sejam os mesmos membros, a cada ano é preciso que sejam eleitos. Quando não for de funcionamento permanente, qualquer Assembléia (AGO ou AGE) pode vir a instalar este órgão, mesmo que a matéria não esteja prevista na convocação. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL

A grande diferença do Conselho Fiscal Como o crescimento da importância da Governança, sempre é bom lembrar que o Conselho Fiscal, quando instalado, tem total independência em relação aos demais órgãos da Administração, e se reporta direta e unicamente à Assembléia de Acionistas. É bom lembrar que o Brasil é um dos poucos países que prevê esta independência. MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL