FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE Profª: Bruna Gratão
Introdução – Ambiente Favorável • Tomada de decisões baseada em Fatos • Estímulo à participação de todos os colaboradores • Valorização e estímulo ao trabalho em equipe • Valorização e reconhecimento da capacidade intelectual • Foco na busca e na eliminação da causa dos problemas
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade Falta de Planejamento Adequado e Alta Incidência de Problemas
Ferramentas para o Diagnóstico de Problemas • Ferramentas Básicas – Coleta de Dados/ Estratificação – Fluxograma – Diagrama de Pareto – Diagrama de Causa e Efeito – Gráfico de Correlação – Histograma – Gráficos de Controle
Planejamento da Qualidade Ferramentas para o Planejamento da Qualidade • Ferramentas Gerenciais – Diagrama de Afinidade – Diagrama de Relações – Diagrama em Árvore – Diagrama em Matriz – Técnicas de Priorização – Diagrama PDPC – Diagrama da Rede de Atividades
MASP e PDCA A P C D • MASP – Identificação do Problema – Caracterização do Problema – Análise das Causas – Busca e Seleção de Alternativas – Verificação dos Resultados – Padronização e Aprendizagem C D
O Ciclo PDCA C D •Método de gestão, uma forma de A P C D •Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações necessários para executá-las e acompanhá-las a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento de uma organização
Ciclo PDCA • PLAN - PLANEJAMENTO • DO - EXECUÇÃO • CHECK - VERIFICAÇÃO – Estabelecer metas; – Estabelecer o método para alcançar as metas propostas. • DO - EXECUÇÃO – Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento e coletar os dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação. Na etapa de Execução são essenciais a educação e o treinamento no trabalho. • CHECK - VERIFICAÇÃO – A partir dos dados coletados na execução, comparar o resultado alcançado com a meta planejada. • ACTION – AÇÃO / ATUAÇÃO – Adotar como padrão o plano proposto, caso a meta tenha sido alcançada. – Agir sobre as causas do não alcance da meta, caso o plano não tenha sido efetivo.
Ciclo PDCA Act Check Plan Do Desempenho emQualidade Melhoria Contínua
C D A P C D Como se roda o Ciclo PDCA? Trajetória da Melhoria A P C D Manutenção Trajetória da Melhoria A P C D Manutenção Manutenção
A P C D Como se roda o Ciclo PDCA? Problema 2.Reconhecimento dos 1.Identificação do Problema 2.Reconhecimento dos Aspectos do Problema 6.Estabelecer Conclusões e Fixar Padrões A P C D 3.Análise das Possíveis Causas 4.Elaboração e Adoção 5.Verificação dos Resultados das Ações de Ações de Melhoria
PDCA - Etapas A P C D Action Check Do Plan Definir o Estabelecer Problema Observar e Reconhecer os aspectos do Investigar as Causas Action Estabelecer Conclusões e definir a forma de atuação: * Padronizar *Adotar ações corretivas A P C D Monitorar as ações Principais e Verificar os Resultados Alcançados Elaborar e Implantar as Ações Check Do
Metodologia para a Análise e Solução dos Problemas • MASP: – Abordagem simples e estruturada que permite a adoção de um processo para organizar, orientar e disciplinar a forma como pensamos, interpretamos, analisamos, atuamos, avaliamos e consolidamos todas as atividades envolvidas nas situações de análise e solução de problemas.
MASP • A aplicação sistemática e rotineira de uma metodologia para análise e solução de problemas - MASP - tem como objetivos: – Adoção de uma mesma linguagem facilitando e estimulando a comunicação e a troca de experiência entre grupos de melhoria. – Organização e otimização dos esforços e recursos através de uma atuação conduzida por um planejamento e uma análise bem esquematizados e direcionada sobre os pontos prioritários para o alcance de melhorias significativas. – Estímulo e orientação para pensar, analisar e avaliar os problemas de uma forma mais estruturada, para agir com base em fatos e evidências e para consolidar as experiências e conhecimentos adquiridos
MASP - Etapas • As etapas envolvidas na análise e solução de problemas são: – Identificação do Problema DEFINIÇÃO – Reconhecimento dos aspectos do problema OBSERVAÇÃO – Descoberta das principais causas – Elaboração e adoção de ações ANÁLISE ATUAÇÃO – Verificação do resultado das ações AVALIAÇÃO – Estabelecer conclusões e definir padrões e ações APRENDIZADO