Liderança e Equipes de Alto Desempenho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA Prof. Calvino Camargo
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Características Biográficas:
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
PERCEPÇÕES.
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional
Comportamento Humano nas Organizações
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
Tecnologia em Marketing
PERSONALIDADE E TRABALHO
Traços da Personalidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O que é Aprendizagem?.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Motivação e Endomarketing
Funções Mentais Superiores
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
PERCEPÇÃO.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula ATITUDES.
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Recrutamento e Seleção de Talentos Personalidades e temperamentos
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Capítulo 7 Direção.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS
Gestão Estratégica de Pessoas
UNIEURO Curso: Mestrado em Administração Nível: aluno especial de pós-graduação Aluna: Elizabeth Oliveira Santos Disciplina: Comportamento Organizacional.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Comportamento Organizacional
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
Capítulo 7 Direção.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Introdução à Administração
1.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
Motivação e satisfação no trabalho
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Perfil do Empreendedor Características e Habilidades.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

Liderança e Equipes de Alto Desempenho

Liderança e Equipes de Alto Desempenho O que é que define o comportamento dos indivíduos? Profa. Flávia Guimarães

CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS VALORES – uma série de crenças essenciais mantidas por indivíduos sobre como devem ou deveriam comportar-se em uma gama de situações ATITUDES – afirmações avaliativas – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos.

DISSONÂNCIA COGNITIVA Refere-se a qualquer incompatibilidade que um indivíduo possa perceber entre duas ou mais de suas atitudes ou entre seu comportamento e suas atitudes. Profa. Flávia Guimarães

CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS PERCEPÇÃO – processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem. Profa. Flávia Guimarães

PROCESSO DE PERCEPÇÃO PROCESSO DE PERCEPÇÃO organizando e traduzindo Q U A D R O D E R E F E R Ê N C I A Comportamento Observação do Estímulo Avaliação e Interpretação da realidade ESTÍMULO Atitudes Distorções perceptivas Profa. Flávia Guimarães

DISTORÇÕES PERCEPTIVAS ESTERIÓTIPOS NECESSIDADES SELETIVIDADE EMOÇÕES SIMILARIDADE ATRIBUIÇÃO SITUAÇÃO EFEITO HALO Profa. Flávia Guimarães

CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS PERSONALIDADE APRENDIZAGEM Profa. Flávia Guimarães

Personalidade É a soma total de maneiras pelas quais um indivíduo reage e interage com os outros. Determinantes da personalidade Hereditariedade – Refere-se aos fatores que foram determinados na concepção. Ex: estatura física, feições atraentes, temperamento, etc. Profa. Flávia Guimarães

Personalidade Determinantes da personalidade Ambiente – O ambiente ao qual os indivíduos são expostos tem um papel substancial na moldagem da personalidade destes. Situação – A personalidade de um indivíduo, embora geralmente ESTÁVEL e CONSTANTE, muda em situações diferentes Profa. Flávia Guimarães

PERSONALIDADES “TIPO A” E “TIPO B” Altamente competitiva “Workaholic” – viciado em trabalho Intenso senso de urgência Multiplos comportamentos Forte orientação para objetivo Falta de intensa competitividade Trabalho é apenas um de muitos interesses Orientação mais ponderada de tempo Realiza uma atividade de cada vez Orientação para objetivos mais moderada Profa. Flávia Guimarães

ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE AUTORITARISMO DOGMATISMO AUTO-ESTIMA LOCUS DE CONTROLE PROPENSÃO AO RISCO MAQUIAVELISMO AUTOMONITORAMENTO Profa. Flávia Guimarães

CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS APRENDIZAGEM - Mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorre como resultado da experiência. - Condicionamento Clássico - Condicionamento Operante - Aprendizagem Social Profa. Flávia Guimarães

APRENDIZAGEM SOCIAL Aprendizagem obtida por meio da interação recíproca entre a pessoa e seu meio ambiente. Profa. Flávia Guimarães

Processo de aprendizagem Formação Ambiente Lei do efeito Comportamento Modelagem Profa. Flávia Guimarães

SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Refere-se à atitude geral de uma pessoa no tocante ao trabalho que realiza. Fatores importantes: Tarefas mentalmente desafiadoras; Recompensas justas; Condições de trabalho estimulantes; e Colegas colaboradores. Profa. Flávia Guimarães

PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO Valores Motivação Atitudes Comportamento individual Percepção Personalidade Aprendizagem Capacidade