BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial Principais conceitos do BSC Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias Comunicação com a Organização A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em: Análise de Cenários Análise de SWOT Análise das Cinco Forças Competitivas
BSC como nova linguagem da Gestão Empresarial
Principais conceitos do BSC MEDIDASMEDIDAS
PERSPECTIVASPERSPECTIVAS
METASMETAS
INICIATIVASINICIATIVAS
ORÇAMENTOORÇAMENTO
Interação dos conceitos: Missão, Visão, Valores e Estratégia
Comunicação com a organização
A Gestão Estratégica pelo BSC enfoca: Análise de Cenários representa uma ferramenta para ordenar a percepção sobre ambientes alternativos futuros permite avaliar se a organização possui os recursos e as competências necessárias para enfrentar as tendências futuras
Análise de Cenários Análise de Cenários a liderança precisa avaliar se existe uma adequação entre o ambiente dos negócios e a idéia do negócio e como isso irá influenciar na criação de valor para o cliente.
Análise SWOT 1.Forças (Strengths) 2.Fraquezas (Weaknesses) 3.Oportunidades (Opportunities) 4.Ameaças (Threats)
Análise SWOT avalia os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades quanto ao impacto das forças setoriais nas perspectivas de valor utiliza as cinco forças competitivas desenvolvidas por Michael Porter estabelece a interação entre as forças macroambientais e as forças setoriais, resultando em novas ameaças e oportunidades para a empresa
Análise SWOT
Determinam a rentabilidade de um determinado segmento Apresentam-se enfocando: o novos entrantes no negócio o ameaça de substituição o poder de negociação dos compradores o poder de negociação dos fornecedores o rivalidade entre as empresas que disputam o mercado Análise das Cinco Forças Competitivas
Agem no sentido de influenciar: o os custos o os preços praticados o a massa crítica de investimentos o a geração de novos conhecimentos o estabelece a margem do ROI (retorno sobre o investimento) Análise das Cinco Forças Competitivas
Força 1: Ameaça de Entrada
Força 2: Intensa Rivalidade
Força 3: Produtos Substitutos
Força 4: Negociação dos Compradores
Força 5: Negociação dos Fornecedores
“Se à primeira vista a idéia não for absurda, não há esperança para ela.” Albert Einstein “ Nem tudo que pode ser contado importa; nem tudo que importa pode ser contado.” Albert Einstein “O primeiro sinal de que não sabemos o que estamos fazendo é uma obsessão pelos números.” J. W. Goethe Pensamentos