Informações de Mercado e Gestão Empresarial

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Transcrição da apresentação:

Informações de Mercado e Gestão Empresarial X ENCONTRO TÉCNICO E VI ENCONTRO EMPRESARIAL DA ABRASP Hélcio Lima 2005 Confidencial © Genexis Health Inc.

As principais questões e pressões sobre segmentos industriais! Forte pressão para rebaixamento de preços Maior ataque aos nichos pelos concorrentes Maior sofisticação e sensibilidade dos clientes a preços e serviços Crescimento mais lento do mercado Intensificação da concorrência local e internacional Intensificação da percepção da existência de produtos análogos Redução do ciclo de vida dos produtos Temos como suportar o crescimento do negócio? Temos como garantir disponibilidade de materiais? Temos como eliminar atividades que não agregam valor? Temos uma rede de suprimentos confiável? Temos as métricas do nosso negócio? Uma carga de material de embalagem leva dias para ser entregue. O total dos estoques na indústria ………. supera em … dias o desejado e … R$ em ineficiências que podem ser minimizadas! O custo médio é de … reais para o processamento dos pedidos. Novas tecnologias aplicadas a pesquisa e desenvolvimento Mudanças em disposições regulatórias Períodos mais curtos de exclusividade para novas drogas Medicina personalizada Novas necessidades dos consumidores Confidencial © Genexis Health Inc.

A Idade do “eu também...” “Eu também recebo faxes” “Eu também recebo emails” “Eu também faço e recebo ligações telefônicas no escritório ou celular” “Eu também recebo encomendas, FEDEX, SEDEX...” “Eu também leio 3 revistas, 4 jornais...” Tempo dispendido pelas pessoas na execução manual de transações comerciais, de busca e análise de informações representa 01 hora por pessoa por dia!!! Fonte: Autonomy. 27 Bilhões de Terabytes acumulados até o final de 2004! Fonte: Gartner. Portanto, ainda nesta década não haverá outra alternativa em consumir informação senão: ESCOLHER!!! Confidencial © Genexis Health Inc.

Além disso, as Empresas precisam de respostas para as seguintes questões: Quem são os melhores e os piores clientes? Quais de seus produtos e serviços estão vendendo e onde, e quais não estão vendendo e onde? As campanhas de marketing estão dando o resultado esperado? Consigo mensurá-las? E seus impactos nas vendas? O crescimento em vendas está representando aumento de rentabilidade? E o de participação de mercado? Melhorar o relacionamento com meus clientes agrega mais valor ao meu negócio? Posso mensurá-lo? Confidencial © Genexis Health Inc.

Em outras palavras... Ineficiência, Sobrecarga de Informações e de atividades de baixo valor agregado!!! Not an unfamiliar sight Should imagine (if you’re like me) you’ll be used to this Click, click, click… Confidencial © Genexis Health Inc.

Onde ocorrem as ineficiências? Só consigo enxergar meu cliente direto Baixa integração com parceiros comerciais Direção do fluxo de demanda Direção do fluxo de produto Fabricante Fornec. Nível II Centros de Distribuição Fornec. Nível I Varejo Consum. Final Forn M.Prima Confidencial © Genexis Health Inc.

 Quais ineficiências? Processo de informação inadequado Empresa como unidade de competição Situação de soma zero Consumidor Loja Varejo Distribuidor Fabricante 0800  Faltas e Excessos Custo Carregamento Estoques Baixo nível de serviço Confidencial © Genexis Health Inc.

Onde se encontram as oportunidades de melhoria? Minimização da variação da demanda ao longo da cadeia Cliente Varejo Distribuidor Fabricante Forn.Nivel I Forn.Nivel II Distorções provocadas por: Clientes Promoções Vendas Produção Políticas Processos Sistemas Fornecedores Por que descontínua? Métodos de previsão de demanda Técnicas tradicionais de gestão de estoques na cadeia de suprimentos Lead time Pedido por lote Flutuações de preços Pedidos “inchados” Planos de incentivos de vendas/geração de demanda Incentivos de descontos em fretes Melhoria da coordenação dos fluxos de materiais, de informação e financeiros entre as empresas participantes do processo de abastecimento. Redução da interdependência sequencial entre os elos, do baixo compartilhamento info, do excesso de estoques de segurança e das aplicações legadas centralizadas Confidencial © Genexis Health Inc.

Como implementar tais melhorias em termos práticos? Integração de toda a rede de suprimentos Gerenciamento de compras, vendas e abastecimento Fluxo de informações, financeiro e de materiais Distribuição, Armazenamento e Transporte  Serviços de Gestão da Rede de Suprimentos Infra-estrutura baseada em e-Business Distribuidor Consumidor Varejo Fabricante Expectativas de ganhos e benefícios dos Clientes: Altas taxas de atendimento on time Custos reduzidos de estoques Eficiência em capital de giro Melhoria do ciclo operacional e financeiro Confidencial © Genexis Health Inc.

Quais são as dificuldades de implementação? O EDI atingiu seu limite! Even the simplest transaction requires agreement. Example if you and I want to exchange inventory info, we have to agree on part no what do we count how do we count when do we count only when we’ve done that can we get to process With DTNs requiring numerous flexible links -- this won’t work Nenhum padrão largamente utilizado Inflexível Caro para se implementar Confidencial © Genexis Health Inc.

A integração direta das Empresas está cada vez mais cara e inflexível… Cliente Fabricação Gestão de Pedidos Gestão de Demanda & Estoques Typical application integration has been point to point Expensive, inflexible, but they’re done now, or are they? The need to go to the Internet has just created a new round of custom built integration as early apps have gone to the web -- connecting customers to apps Confidencial © Genexis Health Inc.

…impossibilitando as empresas de se prepararem para o novo cenário competitivo: … Redes Logísticas Confidencial © Genexis Health Inc.

Rede Logística: Características Redes Logística Hoje Evolução da Indústria Consolidação Especialização Foco do Processo Intracompany Intercompany Estratégia de Dados “Meus e ocultos” Compartilhados Base de Credibilidade Marca Desempenho Tomada de Decisão Computer- assisted Human- assisted Confidencial © Genexis Health Inc.

Quais as diferenças entre a cadeia tradicional e as redes logísticas? Cadeia de Suprimentos Rede Logísticas Poucos # Parceiros de Negócios Ilimitado Pressão Abordagem Colaboração Sequencial, Periódico Comunicação Orientado a eventos Responsabilidades Orientado ao Fornec. Orientado Demanda Modelo de Planejamento Interno Cross-company Confidencial © Genexis Health Inc.

Novo Desenho das Redes Logísticas de Empresas Fluxo Bens e Serviços Fluxo Financeiro de Bens e Serviços Demandados Fluxo de Informações de Inventário (Demanda,Estoques,Pedidos...) Fornecedor Comprador Fabricante B/S Estoque B/S Canais de Vendas Canais Distrib. Consumidor Matéria-Prima Insumos MRO Embalagens Serviços Utilities Telecom Matéria-Prima Insumos MRO Embalagens Serviços Utilities Telecom Nacionais Multinacionais Governo Fabricantes Distribuidores, Atacadistas, Operadores Logísticos. Bancos EFT´s Distribuidores Atacadistas Redes Farmácias Hospitais Clínicas Deliveries Postos Saúde Consumidores: Pessoa Física + Pessoa Jurídica que demandem Produtos Confidencial © Genexis Health Inc.

Visando quais objetivos e necessidades de nossos Clientes? Aumento Receita Disponib.Produto: Demanda Tempo Real Serviços: Disponibilidade24x7x365 Atendimento Cliente: Relacionamento Virtual Aumento Lucratividade Redução Custo Operacional Força Vendas: > 10.000 gerenciados Campanhas Promocionais: ROI Online Valorização Empresa Redução Capital Giro Ciclo Pedidos: > 2000 empresas realtime Níveis Estoque: Reposição Periódica Time-to-market: Colaboração com e-Business Redução Investimentos (Incluir os estudos de caso de clientes nacionais e internacionais) Redução Ativos Fixos Investimento TI > R$40M últimos 05 anos Rede de Valor: 100 Pessoas/ > 2000 empresas Infra-estrutura E-Business: 8 anos Know-How Confidencial © Genexis Health Inc.

Evolução das Informações de Mercado na Gestão Empresarial Produtos de Gestão De Redes Logísticas Reais & Eletrônicas Informação Demanda Outros Mercados F C F B2B F C C Marketplaces Privativos de Vendas F C F C Demanda Comparada F F Informação Demanda C F C Gestão de Canais E Market Share no Varejo C F EDI colaborativo C C Gestão de Inventário e do Ciclo de Compra-Venda C C C F F F C Informação em Tempo Real & Censitária Via Internet C F C F 1993 1994 1996 1997 2001 2003 2005 F Fornecedor C Comprador Confidencial © Genexis Health Inc.

A revolução do Conhecimento na Gestão Empresarial Os investimentos em intangíveis já são maiores do que os investimentos em capital fixo Os maiores lucros na cadeia de valor vem dos investimentos em intangíveis como gerenciamento das informações de mercado e não apenas da produção física de bens e serviços Confidencial © Genexis Health Inc.