Pró-Reitora: Profª Yara Maria Rauh Müller

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Transcrição da apresentação:

Pró-Reitora: Profª Yara Maria Rauh Müller (yararm@reitoria.ufsc.br)‏ Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Pró-Reitora: Profª Yara Maria Rauh Müller (yararm@reitoria.ufsc.br)‏ 1

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Missão da UFSC: Produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida. Missão da PREG: Administrar as políticas e ações relacionadas aos cursos de graduação e educação básica em consonância com os ideais expressos na missão da UFSC (PDI). 2

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação é um órgão executivo central, integrante da Administração Superior da Universidade Federal de Santa Catarina, criada com o objetivo de auxiliar o Reitor em suas tarefas executivas na área da educação infantil (NDI), do ensino fundamental e médio (CA) e da educação superior de graduação. 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

Abrangência da PREG Educação Básica: NDI Colégio de Aplicação (1960) Curso Pré-Vestibular: criado em 2003 2010.2 - atendeu 2.200 alunos (UFSC/SEE) Cursos Graduação nas modalidades presencial e a distância: Campus Florianópolis - Unidades Universitárias Campus Araranguá Campus Curitibanos Campus Joinville 4

OBJETIVOS : Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Assegurar a qualidade do ensino em todos os níveis buscando novos patamares de excelência acadêmica Objetivo 2 - Institucionalizar ações inovadoras nas atividades de ensino. Objetivo 5 – Ampliar o acesso qualificado e a efetividade dos processos de formação. Objetivo 6 – Institucionalizar ações de interação com os egressos. Objetivo 17 – Aprimorar a gestão organizacional. Objetivo 18 – Adequar a infraestrutura e sua gestão às demandas da atualidade.   As metas da PREG estão relacionadas com os objetivos institucionais (PDI) e descritas no Relatório de Atividades.

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Organograma PREG 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG): Pró-Reitoria de Ensino de Graduação CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG): Colegiado subordinado ao CUn e responsável pelas deliberações acadêmicas na UFSC Presidente: Pró-Reitora de Ensino de Graduação Membros : Coordenadores de Cursos de Graduação e representantes discentes Reuniões mensais (ordinárias) e extraordinárias – Exemplos: Calendário Acadêmico, recurso de concursos, PPCs.... 7

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Pró-Reitora – Profª Yara Maria Rauh Müller Diretoria de Gestão e Desenvolvimento Acadêmico (DGA) Prof. Carlos José de Carvalho Pinto - Supervisão dos Programas de Inclusão ( Sta Corina) * Curso Pré-Vestibular * Programa de Ações Afirmativas * Programa Incluir Departamento de Administração Escolar (DAE) Diretor – Sta Luiz Carlos Podestá Departamento de Apoio Pedagógico e Avaliação (DPA) Diretora – Profª Bernadete Limongi Departamento de Ensino (DEN) Diretor – Prof. José André Peres Angotti Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP) Diretora – Profª Sandra Regina Salvador Ferreira 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

Departamentos da PREG DGA: Interlocução com alunos, professores, coordenadores de curso de graduação, chefes de departamento e diretores de campi e unidades universitárias; acompanhamento dos programas de inclusão; DAE: Administração e registro das atividades discentes; DPA: Atualização didático-pedagógica dos docentes; apoio pedagógico aos discentes e Avaliação Institucional; DEN: Coordenação das atividades de ensino de graduação nas modalidades presencial e a distância e de educação básica; DIP: Coordenação das atividades de estágio, PET e monitoria e egressos (www.egressos.ufsc.br) da UFSC. 9 9

DEMAIS SETORES : Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) – Progressão Funcional/Afastamento Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) Vestibular dos cursos presenciais Vestibular Ead Libras Educação do Campo Licenciatura Indígena 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

Ações Afirmativas Pró-Reitoria de Ensino de Graduação A UFSC criou o PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS através da RESOLUÇÃO NORMATIVA 008/CUN/2007 de 10/07/2007, na qual foi estabelecido que serão destinados 20% do total de vagas aos candidatos de Escola Pública, 10% aos candidatos negros e 5 vagas aos indígenas (sendo que será criada uma nova vaga anualmente até 2013). Formandos 2011.1 – Curso de Farmácia (7 alunos) 11

Principais Interlocutores Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Principais Interlocutores - Alunos da Educação Básica: ~1.600 - Professores da Educação Básica: ~ 100 ‏ - Alunos dos Cursos de Graduação: Presencial : ~25.000 Distância : ~5. 000 -Professores da UFSC: ~2100 EFETIVOS:~1800 ( 92% doutores e 94% DE) SUBSTITUTOS : ~200 TEMPORÁRIOS : ~ 100 Departamentos de Ensino: 57 Coordenadoria de Curso de Graduação: 48 - Cursos de Graduação: 82 - Centros de Ensino: 11 Campi: 3 - Polos de Educação a Distância (graduação): 81 SC:24 - PR e RS:15 - Outros Estados:42 12

Cursos de Graduação da UFSC : Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Cursos de Graduação da UFSC : Cursos Presenciais : 82 cursos Campus UFSC - vinculados aos 11 centros de ensino CCA, CCB, CCE, CCJ, CCS, CDS, CED, CFH, CFM, CSE, CTC. Campus Araranguá Campus Curitibanos Campus Joinville Cursos a Distância : Sistema UAB , Pró-Licen, Projeto Piloto Cursos de Bacharelado : CSE Cursos de Licenciatura : CCB, CCE, CFH, CFM (CED) 13

Alunos de Graduação: série histórica (DAE) Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Alunos de Graduação: série histórica (DAE)

Carreira docente na UFSC Perfil atual professor UFSC : Categorias ADJUNTO ( I a IV) ou Associado (I a IV) Atividades : ENSINO (GR e PG) – mínimo de 20 horas semanais PESQUISA - EXTENSÃO - Função administrativa (coordenador de curso, chefe de depto, …..) PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES DOCENTES (PAAD) ‏ 15 15

UFSC – Professor é lotado num departamento e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Conselho da Unidade Centros de Ensino Departamentos de Ensino Colegiado Colegiado Cursos GR/PG Professor é membro nato Professor é membro representante (eleito ou indicado)‏ UFSC – Professor é lotado num departamento e ministra disciplinas para um ou vários cursos 16

Carreira docente na UFSC Ingresso de novos professores na UFSC PROJETO REUNI – 2008 a 2012 – 400 docentes criação de novos cursos expansão de vagas em cursos já existentes ANO 2009 – Portaria 232/MEC/2009 – 100 vagas ANO 2010 - Portaria 327/MEC/2010 de 19/03/2010 – 150 vagas Portaria 328/MEC/2010 de 19/03/2010 – 16 vagas UAB Portaria 889/MEC/2010 – 44 vagas (36 CA e 8 NDI) Professor equivalente – (Portaria 224/MPOG/2007)‏ 2781 Banco de Equivalentes (Professor Adjunto 40 horas) 3533 – BE – julho de 2011 17 17

FORMAÇÃO DOS DOCENTES 18

QUADRO DOCENTE DA UFSC Indicador 2010 2009 2008 2007 2006 2005 20h 93 95 88 91 94 40h 58 59 63 67 82 84 DE 1684 1.495 1.459 1.474 1.427 1.371 Visitante 8 6 Substituto 220 402 360 318 312 322 Total 2.063 2.057 1.976 1.956 1.918 1.879 19

TITULAÇÃO - PROFESSORES EFETIVOS 2010 2009 2008 2007 2006 2005 Graduados 20 23 24 26 32 39 Especialistas 27 34 38 40 51 58 Mestres 198 209 236 253 269 292 Doutores 1590 1.383 1.312 1.313 1.248 1.160 Total 1.835 1.649 1.610 1.632 1.600 1.549 20

Docentes do ensino básico: titulação (DEN) Público da PREG Docentes do ensino básico: titulação (DEN)

UNIVERSIDADES FEDERAIS (59 UFs) Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAMA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (59 UFs)

META do Programa de Expansão : Pró-Reitoria de Ensino de Graduação META do Programa de Expansão : Maior acesso da população ao Ensino Superior de Qualidade Ensino BÁSICO – maioria vagas escolas públicas Ensino SUPERIOR – maioria vagas Universidades Particulares 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

FASES DA EXPANSÃO - MEC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação FASE 1 : implantação de Centros de Ensino ou Universidades – cursos com enfoque multidisciplinas – UFABC/SP, UniPampa/RS FASE 2 : Interiorização das Universidades Criação dos Institutos Federais FASE 3 – Projeto REUNI ( Reestruturação e Expansão do Ensino Público Brasileiro) 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

Campus sede – Florianópolis: - Ampliação vagas em cursos existentes Pró-Reitoria de Ensino de Graduação A expansão na UFSC (2008- 2012) Fase 3: Campus sede – Florianópolis: - Ampliação vagas em cursos existentes - Criação de novos cursos Criação Campus Novos – Araranguá,Curitibanos, Joinville 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior

Projetos de Expansão do Ensino Público Brasileiro - MEC Estimular a criação de cursos inovadores Estimular a oferta de cursos onde a opção definitiva não seja realizada no início do curso, Ampliar a oferta de cursos noturnos, especialmente de LICENCIATURAS Incorporar práticas pedagógicas inovadoras no contexto das disciplinas, Implantar programas de apoio pedagógico, Avaliar as causas de evasão nas disciplinas e nos cursos Estabelecer políticas educacionais para ampliar o sucesso dos cursos de graduação. 26 26

Cursos presenciais (COPERVE) Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Alunos – ingresso anual Cursos presenciais (COPERVE)

Avaliação - SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n°10.861/2004: avalia os aspectos de ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações e vários outros aspectos. Formado por três componentes: Avaliação das instituições, Avaliação dos cursos Avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE). Operacionalização do SINAES é responsabilidade do INEP. 28

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação ENADE O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o SINAES, tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Enade é realizado em determinados cursos a cada a ano e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC.

ENADE e CPC na UFSC 30

Inovação no Ensino de Graduação FUNGRAD, PARFOR, PIBID, Pró-Docência, ... Fórum Licenciaturas REUNI, Programas de Bolsas (PET, Monitoria, Estágio), Programa de Mobilidade (SINTER/PREG), Ações Afirmativas, Interface GR e PG (Bolsas M e D), Apoio pedagógico Consolidação do PROFOR AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior 31

Resultado FUNGRAD 2010 (CAA e DGA) Apoio para a graduação Resultado FUNGRAD 2010 (CAA e DGA)

Estabelece as diretrizes administrativas e acadêmicas da UFSC Calendário Acadêmico Estabelece as diretrizes administrativas e acadêmicas da UFSC Graduação e Pós-graduação: Aprovado anualmente pelo Conselho Universitário (CUn): Educação Básica: Aprovado no Conselho da Unidade do Centro de Educação(CED) RESOLUÇÃO 17/CUn/97 – Estabelece as normas do Ensino de Graduação 33 33 33

Principais Desafios para 2011 Motivar os docentes para participar do PROFOR e estimular o uso de novas tecnologias, contribuindo com a qualidade do ensino; Rever as formas de ingresso na UFSC; Tornar real a modalidade EaD no ensino presencial; Participar ativamente do Programa “UFSC sem PAPEL”, principalmente em atividades relacionadas ao DAE e as Coordenadorias dos Cursos; Integrar os diferentes sistemas de avaliação para fornecer o adequado apoio pedagógico aos cursos de graduação; Gerir os recursos REUNI para que efetivamente revertam para o Ensino, com aumento do número de formados e diminuição na evasão. 25/01/10 Ciclo de Planejamento de Curto Prazo Seminário da Administração Superior 34

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Sejam bem-vindos à UFSC. Esperamos que vocês tenham uma vida acadêmica prazerosa, produtiva e saudável e que possam contribuir para que a UFSC continue sendo um ambiente agradável e de excelência em termos de ensino, pesquisa, extensão e administração. Profª Yara (agosto/2011) 35

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação UFSC 2009 – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão