A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Nazaré Marta M. C. Lazarone
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
Estudo de Cunho Etnográfico
Preconceito entre Estrangeiros no Ensino de PLE
ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Pesquisa: Resultados do EMIEP
Os Caminhos da Pesquisa
Questionário/Roteiro
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Lenda do Guaraná.
Universidade Federal do Amapá
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Leitura de Textos Científicos
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
Roteiro de observação de estágio
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Estratégias de leitura
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
ESTÁGIOS.
Etapas de uma sequência didática
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Eduardo Ferreira dos Santos Márcia Silva Monique Leite
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
 Tema: O som da ditadura  Prof as : Cristiane e Simone  Disciplinas: Língua Portuguesa e História.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
TRABALHO COLABORATIVO
Faculdade Piaget - Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero

Conceitos Texto:romance, artigos, receitas, letras de músicas... Leitura não como decodificação, mas como compreensão e interpretação.

Professor,texto e abordagem intercultural A Ponte: Cultura alvo  texto  Professor  Aluno  Cultura do aluno Prática Reflexiva: Conhecimentos Prévios da cultura alvo  Texto  aspectos da cultura alvo trazidos pelo texto.

Hipótese inicial O aluno deve criar uma prática de leitura (sentido amplo) em espanhol na faculdade, só assim poderá incorporar o trabalho com textos numa aula com abordagem intercultural. Esta pesquisa pretende avaliar o vínculo aluno-texto.

Metodología Foram observadas duas turmas: Espanhol Básico Espanhol Avançado Questionários diferentes para cada turma, mas com algumas perguntas iguais.

Questões específicas para Espanhol Básico

Espanhol Básico 1.-Você estudou espanhol no ensino médio? Necessidade de elaborar uma nova pesquisa As questões 2 e 3 se tornaram irrelevantes (1 aluno)

Espanhol Básico No final do curso você espera

Questões específicas para Espanhol IV

Espanhol IV Como você qualificaria sua leitura em espanhol?

Espanhol IV Quais são as dificuldades que você tem para ler em espanhol?

Espanhol IV Você tem biblioteca em casa?

Espanhol IV As aulas de Literatura

Questões iguais para ambas turmas

Espanhol Básico / Espanhol IV Como definiria seu conhecimento atual sobre a Língua?

Espanhol Básico / Espanhol IV Quantas horas dedica à leitura em Espanhol?

Espanhol Básico / Espanhol IV Onde pratica seus conhecimentos sobre Língua Espanhola?

Espanhol Básico / Espanhol IV Quais são suas expectativa em relação à profissão?

Conclusões Perfil da turma do Espanhol Básico em relação aos textos em espanhol: Nunca trabalhou com textos de maneira crítica Dedica pouco tempo à leitura em espanhol Espera ter uma boa proficiência em leitura É preciso que o aluno dedique mais tempo à leitura, por exemplo estimulando o uso da internet.

Conclusões Perfil da turma do Espanhol IV em relação aos textos em espanhol: 42% não se sentem confortáveis lendo em espanhol Falta de tempo para se dedicar à leitura em espanhol Conhecimento de língua suficiente ou bom É preciso intensificar o trabalho com os textos para que o futuro professor possa ler (em sentido amplo) em espanhol e compartilhar seu conhecimento com os alunos.