AULA TÉCNICA 63 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: SPI G6/G7 AULA PARTE 2/3 SENSORES.
Advertisements

AULA TÉCNICA 10 INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER INTRODUÇÃO 2.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MOTRONIC SENSORES 3.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Transcrição da apresentação:

AULA TÉCNICA 63 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M SENSORES TEMPERTAURA DE ÁGUA E AR SCOPINO TREINAMENTOS

ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

Já tivemos aula sobre: SENSORES DE MAP E TPS. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 06 SENSORES DE TEMPERATURA DE ÁGUA E DO AR.

E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA VÁLVULA EGR LINEAR ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO 04 INJETORES COMANDO A/C MÓDULO DIS FASE * CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR MAP * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

TEMPERATURA DE ÁGUA O SENSOR ECT (do inglês Engine Coolant Temperature Sensor) É O SENSOR DE TEMPERATURA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR, UMA ESPÉCIE DE TERMÔMETRO QUE INDICA À ECU A EXATA TEMPERATURA DO MOTOR PARA QUE ESTÁ A CENTRAL, MAPEIE A INJEÇÃO DE ACORDO COM A TEMPERATURA DO MOTOR.

A ECU RECEBE O SINAL

DETALHES O SENSOR ECT PARA FUNCIONAR USA UMA FORMA DIFERENTE DE ALIMENTAÇÃO, SENDO UM POSITIVO 5 VOLTS ENVIADO E CONTROLADO PELA ECU, E O OUTRO FIO (SÃO APENAS DOIS TERMINAIS) HÁ NEGATIVO ENVIADO PELA ECU. INTERNAMENTE HÁ UM RESISTOR NTC QUE DE ACORDO COM A TEMPERATURA MUDA ESTA TENSÃO.

LOCALIZAÇÃO

O SENSOR LOCALIZADO NA TUBULAÇÃO DE ÁGUA DO ARREFECIMENTO, PRÓXIMO À VALVULA TERMOSTÁTICA (LADO BLOCO) ESTÁ FISICAMENTE LIGADA AO LÍQUIDO DO SISTEMA, E CONFORME HÁ AQUECIMENTO DO MOTOR, ALTERA O SINAL DE RESPOSTA Á ECU.

O SENSOR

PINOS LIGAÇÕES: PINO 1 => B2 MASSA PINO 2 => B3 TENSÃO DE 5 VOLTS COM CONTROLE CONCENTRAR OS TESTES PRIMEIRO NO PINO 2, E DEPOIS NA ALIMENTAÇÃO.

VALORES O SENSOR ECT ENVIA SINAL EM TENSÃO À ECU SEGUINDO A TABELA: TEMP. ºC TENSÃO V 80 2,40 90 2,10 100 1,80 110 1,40

DICA O SINAL DO SENSOR ECT SERVE TAMBÉM PARA A ECU CONTROLAR O ELETROVENTILADOR ATRAVÉS DO DOIS RELÉS (DUAS VELOCIDADES). JÁ O SINAL DE TEMPERATURA DO PAINEL DE INSTRUMENTOS É FEITO PELO SENSOR DO PAINEL, LOCALIZADO AO LADO DO SENSOR DA INJEÇÃO.

O SENSOR DO PAINEL

SENSOR IAT O SENSOR DE TEMPERATURA DO AR ADMITIDO (do inglês Intake Air Temperature) INDICA EM SINAL DE TENSÃO CONTROLADA, E A ECU DETERMINA DE UMA FORMA MAIS PRECISA, A DENSIDADE DO AR ADMITIDO, PARA MAPEAR A INJEÇÃO DO COMBUSTÍVEL. QUANTO MAIS QUENTE MAIS LEVE ESTARÁ O AR.

SENSOR IAT

FUNÇÃO LOCALIZADO NA TUBULAÇÃO DE ENTRADA DE AR, PRÓXIMO AO ELEMENTO DO FILTRO DE AR, É UM RESISTOR DO TIPO NTC, COEFICIENTE NEGATIVO DE TEMPERATURA, QUANTO MAIS ALTA A TEMPERATURA MENOR SERÁ A RESPOSTA AO MÓDULO. A SUA FUNÇÃO É INFORMAR ESTA TEMPERATURA.

OS PINOS A LIGAÇÃO DO SENSOR IAT COM A ECU SE DÁ PELOS SEGUINTES PINOS: PINO A => D15 MASSA PINO B => B4 TENSÃO DE 5 VOLTS COM CONTROLE VALOR DE REPOSTA: 10ºC = 2,5 V 45ºC = 1,0 V

SENSOR IAT

DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, OCORRE RESSECAMENTO E RUPTURA DA TUBULAÇÃO SANFONADA (MANGUEIRA) QUE LIGA O FILTRO DE AR AO CORPO DE BORBOLETA, ALÉM DE PERMITIR A ENTRADA DE AR NÃO FILTRADO, TAMBÉM ALTERA A RESPOSTA DO SENSOR DE AR QUE NÃO MEDE CORRETAMENTE ESTE AR.

OS DOIS SENSORES SÃO SEMELHANTES ? PERGUNTA OS DOIS SENSORES SÃO SEMELHANTES ?

RESPOSTA SIM. SEMELHANTES NA CONSTRUÇÃO E EM POSSUIR RESISTOR DO TIPO NTC, MAS CADA UM TEM SUA FUNÇÃO E A RESPOSTA INDEPENDENTE COM A ECU.

OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 65/2008 AULA 07 CORSA 16V Instrutor Scopino