ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
1.
LEI N , DE 4 DE JANEIRO DE 1994 Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Direito Constitucional II
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
Profa.Fernanda Paula Diniz
Violência. Violência Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO (Lei nº /1994)
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Políticas Públicas para Idosos: desafios para a sociedade VII Seminário de Gerontologia e Geriatria Volta Redonda 2010.
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: AVANÇOS COM CONTINUIDADE Ana Amélia Camarano (IPEA) Outubro de 2010.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
LEI FEDERAL Nº 8069 DE 13 DE JULHO DE 1990
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projeto de saúde e qualidade de vida
BIOÉTICA E O DIREITO DOS IDOSOS Pe. Christian de Paul de
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
A primeira infância,cidadania já.
“Os Incríveis”.
Política Nacional de Saúde do Idoso
O ESTATUTO DO IDOSO Lei nº /2003
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Estatuto do Idoso O Direito dos Idosos
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
INTOLERÂNCIA COM IDOSOS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO DO MENOR.
Lei do Estatuto do Idoso: DIREITOS DA PESSOA IDOSA Estatuto do Idoso
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
DIREITO DAS MINORIAS - IDOSO
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
REFORMA SANITÁRIA.
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
A Politica de Assistência Social
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Mitra da Diocese de NovoHamburgo Rua Joaquim Nabuco, Bairro Centro Novo Hamburgo / UF: RS CEP: Fone: (51) / (51)
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
10ª Reunião Plenária da CNPD
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
Estatuto do Idoso.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
Estatuto do Idoso como ferramenta de combate a violação de direitos
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

ESTATUTO DO IDOSO Caio wagner couto

Introdução A aprovação do Estatuto do idoso representa uma conquista da sociedade. A Lei consolida direitos garantidos da Constituição Federal, Declaração dos Direitos Humanos, Política Nacional do Idoso e o Plano Internacional para o envelhecimento. Constam no Estatuto 118 artigos destinados a regular os direitos assegurados as pessoas acima de 60 anos

Organização dos direitos Disposições preliminares – dispõem sobre a garantia dos direitos dos idosos e as obrigações da família, da sociedade e do poder publico. Direitos fundamentais – aqueles contidos na Constituição Federal, Declaração dos Direitos Humanos, Política Nacional do Idoso e o Plano Internacional para o envelhecimento e agora reafirmados no Estatuto do Idoso

Direitos dos Idosos A liberdade, o respeito e a dignidade; Alimentos: O poder público deverá assumir este provento, através da Assistência Social, se o idoso ou a família, não possua condições de prove-los; Educação, cultura, esporte, lazer e turismo: o idoso deverá ter acesso a esses direitos, com a observância peculiar da idade.

Saúde: assegurada a atenção integral ao idoso, por intermédio do SUS, garantindo ao idoso ações para prevenção, promoção, proteção e recuperação da Saúde. Uma forma de assegurar um atendimento digno à população idosa passa pela estruturação da rede de serviços dos estados e municípios, pela ampliação dos centros de referência do idoso, capacitação dos cuidadores familiares, das ESF, ampliação do atendimento domiciliar.

Profissionalização e trabalho: o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, sendo vedada a discriminação em relação a sua idade. Outro aspecto abordado foi a importância para aposentadoria.

Previdência social: a lei reconhece a aposentadoria como um direito do trabalhador em conformidade com os dispositivos constitucionais. Habitação: O idoso tem direito a moradia digna no seio da família ou em Instituição.

Assistência social: A assistência Social ao idoso será prestada conforme a Lei orgânica da Assistência Social e a Política Nacional do Idoso. Destaca-se neste capítulo, a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) aos idosos com idade a partir de 65 anos de idade, não sendo computado para fins de cálculo de renda o BPC concedido a outro membro da família.

Transporte: A gratuidade dos transportes coletivos urbanos e semi-urbanos aos maiores de 65 anos, com a qual os idosos já vinham sendo beneficiados por se tratar de um Direito Constitucional. No que refere aos transportes coletivos interestaduais, os idosos com renda igual ou inferior a dois salários míninos serão beneficiados.

Conselhos Os conselhos Foram instituídos como órgãos de controle democrático para acompanhar o desenvolvimento das políticas voltadas para a pessoa idosa.

CRIMES PREVISTOS NO ESTATUTO DO IDOSO Penalização de condutas corriqueiras, o que somente veio a facilitar o trabalho do Promotor de Justiça. Art. 96: Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso à operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania por motivo de idade – discriminação em razão da idade.

Art. 98: Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover as suas necessidades básicas, quando obrigados por lei ou mandado. Art. 99: Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.

Art. 102: Apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade. Art. 103: Negar o acolhimento ou a permanência do idoso como abrigado, por recusa deste em outorgar procuração à entidade de atendimento. Art. 104: Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento da dívida.

Art. 106: Induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuraçào para fins de administração de bens ou dispor deles livremente. Art. 107: Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração. Art. 108: Lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representaçao legal

Refletindo.. “Admiro a juventude Não querer envelhecer, Velho ninguém quer ficar, Novo ninguém quer morrer, Só é velho quem vive, Bom é ser velho e viver”. Poeta popular Oliveira das Panelas.