SOCIEDADE Reinventada
Onde estamos ?
Identidade Percepção Ética CRISE
Crise de paradigmas
A tecnologia e o homem
Reação à visão newtoniana Fim do paradigma mecanicista
Holística Muda nossa percepção do homem do mundo Nova percepção dos credos, papéis, estilos de vida ...
Holística É uma visão em que o indivíduo, a sociedade e a natureza formam um conjunto indissociável, interdependente e em constante movimento.
Identidade pensar sentir querer
Marca paradigmas relacionamentos Instalações físicas
Identidade pensar emoções quereres
/ VÍTIMAS Criatura
/ Protagonista Criador
Cooperação Sistêmico Intuitivo Não linear Holístico
Quando vemos o mundo como uma máquina o controle é a forma mais apropriada de administra-lo. Porém se considerarmos o mundo como um sistema vivo, a melhor forma de conviver é a busca via participação, diálogo e cooperação
O homem está descobrindo que o ato de perceber é solitário, mas o fazer é em grupo organização
Nascem novas estruturas Empresariais Novo funcionário Novo consumidor
No centro estão as pessoas Novo paradigma Nova administração No centro estão as pessoas Cidadão organizado Cidadão Nova participação Meio ambiente
Estamos vivendo a transformação do conceito de trabalho para serviço
Terceiro setor é uma realidade Responsabilidade comunitária Missão da empresa Critérios e foco na ação social Busca de ”resultados”
socialmente responsável Tornar o mundo socialmente responsável ONGs EMPRESAS Pressão para mudança Pressão para mudança Multinacionais Nacionais (micro e pequenas) Países desenvolvidos Países emergentes GOVERNO Políticas públicas
Cultura Comunicação Cidadania
Marketing no último século criou e vendeu comportamentos/paradigmas disfarçados de produtos
Marketing e comunicação já estão construindo um novo tempo
Não é o consumidor É o interlocutor gastar iludir enganar esgotar extinguir destruir É o interlocutor agregar trocar Interagir prover
COMUNICAÇÃO PARA MUDANÇA “A mudança do velho para o novo paradigma é lenta, mas inevitável. E o que esperar do futuro quando essa gigantesca transformação ocorrer? Qual será o papel da liderança que também se acha em transição?” Rolf U. Osterber (autor do Corporate Renaissance)
Nós aprendemos a reduzir, podemos aprender a expandir? Nós aprendemos a controlar, podemos aprender a respeitar? Nós aprendemos a medir, mas não aprendemos a apreciar. Nós aprendemos a planejar e prever, mas sabemos como possibilitar e permitir? Tomar consciência de onde estamos, do que somos e do que queremos ser.
TER FAZER SER
SER FAZER TER
Vemos as organizações, mas não conseguimos enxergá-la Não vemos conexões, não entendemos o silêncio, os relacionamentos, as influências, as teias do hábito e da rotina. Não é a soma dos fatores que vai nos dar o caráter Se “enxergarmos”, vemos o caráter diretamente
A COMUNICAÇÃO INTERNA CONSTRÓI O AMBIENTE DE TRABALHO “É REALMENTE LAMENTÁVEL, QUASE TRÁGICO, QUE A INCRÍVEL POTÊNCIA DO SER HUMANO SE VEJA DELAPIDADA POR ESTRUTURAS COLETIVAS QUE IMPEDEM QUE CADA UM DÊ O MELHOR DE SI”. A COMUNICAÇÃO INTERNA CONSTRÓI O AMBIENTE DE TRABALHO
Nós estamos sendo chamados a inventar um futuro.
“As perguntas são para o profissional de desenvolvimento o que as flechas são para o caçador. Muito mais valiosas que as respostas, elas precisam ser bem direcionadas para atingir o alvo. Elas são instrumentos mágicos, são varinhas de condão que destrancam os segredos das situações. As respostas põem fim à busca; as perguntas a estimulam. As perguntas nos ajudam a penetrar no coração da situação mas, paradoxalmente, é a habilidade de ver com precisão que nos permite achar a pergunta certa. Se não estivermos vendo o todo, lutaremos para encontrar a questão relevante e específica, a pergunta que inicia o movimento em direção ao futuro; mas é por meio do questionamento respeitoso e astuto que abrimos o todo para ser lido.” Allan Kaplan ( autor do livro Artistas do Invisível)
Rinaldo Brutoco World Business Academy “Os líderes logo reconhecerão a função dos negócios como incubadores do espírito humano, e não como meras fábricas para a produção de serviços e bens materiais” Rinaldo Brutoco World Business Academy
E-MAIL: reboucas@reboucaseassociados.com.br REBOUÇAS & ASSOCIADOS (21) 2274 6222 SITE: www.reboucaseassociados.com.br E-MAIL: reboucas@reboucaseassociados.com.br