Desafios da Desburocratização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
SPED: o caminho digital na Contabilidade
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Atividades e atos administrativos
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
XXVII ENCAT PALMAS-TOCANTINS XXVII ENCAT PALMAS-TOCANTINS CERTIFICAÇÃO DE REGULARIDADE FISCAL NACIONAL CREFIN ROGÉRIO SANTANNA – MIN. DO PLANEJAMENTO SÉRGIO.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
SISOBRA CONSTRUÇÃO CIVIL.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AUTONOMIA DA UEG HAROLDO REIMER.
PROJETO.
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Certificação na Secretaria da Receita Federal
CADIN Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda
Prestação de Contas.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Ciclo de Planejamento PPA.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
Limitações ao Poder de Tributar
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
Cadastro de Despachante Aduaneiro
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
Cadastro de Regularidade de Transferências Estaduais (CRT)
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
C E R T I F I C A Ç Ã O D I G I T A L S E G U R A N Ç A I N D F A O R M A Ç A O.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Transcrição da apresentação:

Desafios da Desburocratização

“Desburocratização” “Os estados estão com dificuldade de liberar dinheiro do PAC, carro-chefe do segundo mandato do presidente Lula, devido ao excesso de burocracia. São exigidas 13 certidões com validade que varia de 30 dias a um ano. ‘O PAC nos estados não está funcionando. O remédio para isso é Helio Beltrão’, disse o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), referindo-se ao Programa de Desburocratização implantado em 1980”. O GLOBO, Panorama Político, p. 2. 5/3/2009

“Desburocratização” Instrução Normativa RFB nº 875, de 10 de setembro de 2008 (Procuração para fins de certificado digital) A SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL ... resolve: Art. 1º O art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 823 ... passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 3º A procuração emitida por meio do aplicativo referido no art. 2º deverá ser impressa, assinada pelo responsável da empresa perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e ter firma reconhecida por autenticidade em cartório.” Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Projeto de Decreto (em audiência pública pela Casa Civil da PR) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição, DECRETA: Art. 6o  Fica dispensado o reconhecimento de firma em qualquer documento produzido no Brasil,  apresentado para fazer prova em órgãos e entidades da administração pública federal, quando assinado perante o servidor público a quem deva ser apresentado. Art. 7o  A juntada de documento, quando decorrente de dispositivo legal expresso, poderá ser feita por cópia autenticada, dispensada nova conferência com o documento original. § 1o  A autenticação poderá ser feita, mediante cotejo da cópia com o original, pelo próprio servidor a quem o documento deva ser apresentado, se não houver sido anteriormente feita por tabelião. § 2o  Verificada, a qualquer tempo, falsificação de assinatura ou de autenticação de documento público ou particular, o órgão ou entidade considerará não satisfeita a exigência documental respectiva e, dentro do prazo de cinco dias, dará conhecimento do fato à autoridade. (em audiência pública pela Casa Civil da PR)

ESTÁGIOS DO PROCESSO DE BUROCRATIZAÇÃO Clássico (“cultural”) Moderno (assimilação dos modernos recursos tecnológicos) Pós-moderno ou barroco burocrático

Características comuns: Formalismo (culto do papel, do processo, dos controles) Princípio da desconfiança Centralização administrativa Vocação autoritária

Período “moderno” (assimilação dos modernos recursos tecnológicos) Aparentemente ficou mais fácil cumprir ritos processuais (certidões pela internet, acompanhamento virtual de processos, adoção do sistema “push”, uso dos Correios, das lojas de loteria etc) Ao mesmo tempo, a burocratização adquiriu dinâmica própria (ex: Judiciário e multiplicação recursal) No campo tributário, instalou-se a prevalência dos interesses da arrecadação sobre qualquer outro objetivo de política tributária – aspecto crônico da crise fiscal

Período pós-moderno ou “barroco burocrático” Apagamento das raízes ontológicas das exigências formais (escrituras públicas, firmas reconhecidas, atestados e certidões) Ninguém sabe qual o sentido prático dos ritos e das exigências, nem por que foram criados Exacerbação do extrativismo fiscal pela entronização de controles cruzados os mais variados Prova de quitação do IPTU para a concessão de alvará de localização em imóvel alugado; prova de regularidade fiscal e de anuência prévia da Procuradoria da Fazenda para o recebimento de precatórios

Hipóteses em que o documento inválido é válido:

Check-list da OECD: O problema a ser regulado está corretamente definido? A ação do governo é justificada? A regulação é a melhor forma de ação do governo? Há uma base legal para a regulação? Qual o nível apropriado de governo (ou níveis) para a ação? Os benefícios da regulação justificam os custos? A distribuição dos efeitos da regulação sobre as sociedade é transparente? A regulação é clara, transparente, consistente, compreensível e acessível aos usuários? Todas as partes interessadas tiveram a oportunidade de apresentar as suas visões? Como os resultados serão atingidos?

Revitalização do setor público Não é Um ataque frontal e instantâneo a todos os problemas da administração pública Uma proposta de caráter técnico, destinada a redesenhar a administração pública e os organogramas Um esforço de homogeneização e padronização de tratamento das múltiplas questões que comprometem o bom desempenho da administração pública Uma tarefa que possa ser concebida e executada apenas por experts em administração pública

Revitalização do setor público É Um processo gradual e seletivo que se inicia pela criteriosa identificação de prioridades Uma proposição de caráter político que abrange não só o Executivo, mas também o Legislativo e o Judiciário Uma proposição de caráter cultural destinada a modificar posturas, rotinas e comportamentos Um esforço que visa primordialmente o interesse do cidadão, do contribuinte e do usuário de serviços públicos – e não apenas os interesses da própria administração

Revitalização do setor público É Um investimento na cidadania e um compromisso fundamental com a consolidação da democracia Um esforço destinado a assegurar tratamento diferenciado a distintas realidades – o que implica, portanto, o abandono de soluções padronizantes Um processo de aliança com as “ilhas de competência e experiência” da administração A valorização do servidor – o agente de mudança

www.desburocratizar.org.br SCN Quadra 2, Sala 1001 Ed. Corporate Center 70712-900 Brasília – DF Tel: (61) 2106-6665